Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Três Vassouras

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Três Vassouras
  • localização = Hogsmeade, na rua principal
  • residentes permanentes = Madam Rosmerta
  • Aparece pela Primeira Vez = O Prisioneiro de Azkaban

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O Três Vassouras é uma das maiores atrações de Hogsmeade para os funcionários de Hogwarts e para os estudantes quando vão à vila em alguns fins de semana.

Localizado na rua principal da vila de Hogsmeade, é um local agradável e acolhedor, sua proprietária, Madam Rosmerta é uma bruxa alegre, carinhosa e curvilínea.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Podemos observar que as muitas grandes revelações da série, ocorrem no Três Vassouras. As subseções abaixo são spoilers.

O Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

No capitulo 10, a primeira visita de Harry ao Três Vassouras é bastante alarmante; é ali que ele ouve a história de como Sirius Black traiu seus pais, matou outro bruxo e alguns Trouxas.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

No capitulo 19, foi nesse pub que Harry é convidado por Hagrid para ver os dragões que farão parte da Primeira Tarefa do Torneio Tribruxo; também descobrimos que Olho-Tonto Moody pode ver, com seu olho mágico, através da Capa da Invisibilidade de Harry.

No capitulo 24 Harry recebe a informação de Ludo Bagman, como resolver a Segunda Tarefa, e Hermione conta uma coisa para Rita Skeeter cujo resultado é uma história suja sobre Hermione publicada na revista Semanário das Bruxas.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

No capitulo 16, ao precisar de um local para fazer um encontro com outros estudantes, Hermione escolhe se encontrarem no Cabeça de Javali ao invés do Três Vassouras porque teriam mais privacidade. Essa privacidade foi ilusória, então pode ter sido por isso que Hermione escolheu o Três Vassouras para um outro encontro com Harry, Luna Lovegood, e Rita Skeeter. Nesse encontro Harry fala rapidamente com um Hagrid melancólico, que está pensando em sua família, e depois é entrevistado por Rita Skeeter sobre sua experiência no ano anterior quando Lord Voldemort retornou.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

No capitulo 12, quando Harry, Hermione e Ron visitam o Três Vassouras foi uma visita triste, que culmina no Trio vendo Katie Bell sendo amaldiçoada por um pacote que ela aparentemente recebeu no pub. O resultado disso é que foram canceladas as visitas a Hogsmeade pelo resto do ano.

No capitulo 25, Harry passa pelo Três Vassouras com o Professor Dumbledore, mas eles não entram: Dumbledore diz a Madam Rosmerta que queria um local calmo para um drinque e vai para o Cabeça de Javali. Ao retornar dessa viagem, que foi um disfarce para irem recuperar um dos Horcruxes de Voldemort, Harry e um Dumbledore extremamente fraco, retornam a Hogsmeade onde encontram Madam Rosmerta que os avisa da Marca Negra flutuando sobre Hogwarts. Ela empresta vassouras para ele e Harry voltarem à escola. Ocorre que Draco Malfoy, que tinha recebido a missão de matar Dumbledore por Voldemort, já havia colocado Madam Rosmerta sob a Maldição Imperius, e portanto sabia das ausências de Dumbledore. Madam Rosmerta sob o controle de Draco, deu o colar amaldiçoado a Katie Bell, e tinha aparentemente, providenciado hidromel envenenado para o Professor Slughorn além de oferecer a Draco todas as informações sobre as ausências de Dumbledore da escola.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Harry não vai à escola no sétimo livro, mas retorna para caçar o último Horcrux. Ele aparata em Hogsmeade, dispara o alarme (the Caterwaul) que atrai os Comensais da Morte para fora dos Três Vassouras procurando por ele.

Análise[editar | editar código-fonte]

Os bruxos, assim como todo mundo, gostam de um local onde possam se descontrair e relaxar, e para os residentes de Hogsmeade e os professores de Hogwarts, esse local é o Três Vassouras. É lá que os bruxos vão para tomar Cerveja Amanteigada, Hidromel e Whisky de Fogo, entre outras coisas. Como é comum em qualquer pub, alguns possuem clientes normais, mais comuns e outros servem aos clientes que vivem à margem da sociedade; o Três Vassouras serve aos clientes comuns deixando os mais suspeitos para o Cabeça de Javali.

O Três Vassouras é algo como um território neutro; é lá que algumas diferenças entre alunos e professores são apagadas e Harry pode falar relativamente tranquilo com Hagrid, e tanto que ele pode ouvir conversas particulares entre os professores. É claro que o álcool ajuda e, de fato, numa ocasião podemos ver Hagrid melancolicamente bêbado. Não é preciso mencionar que a idade para beber no Reino Unido é mais baixa do que nos USA; é legal beber aos 18 anos num pub, ou aos 16 num restaurante com refeição, e com 5 anos <!—sim, cinco anos--> em casa. As leis no mundo mágico podem ser até mais brandas, uma vez que o Três Vassouras e o Cabeça de Javali são claramente pubs, sim os terceiranistas (com a idade de 13 e 14 anos) podem pedir Cerveja Amanteigada (que aparentemente é meio alcoólica).

Uma vez que o Três Vassouras está sempre lotado, a gente pode imaginar por que não há outros pubs além do desagradável Cabeça de Javali. Na verdade é preciso considerar que, sempre que o Três Vassouras aparece nos livros, é um fim de semana de Hogsmeade, e o pub está cheio de estudantes de Hogwarts. É quase certo que os negócios em dias comuns sejam mais calmos, de modo não haveria movimento para um terceiro pub. Também é certo que o Três Vassouras não iria falir mesmo com o fim dos Hogsmeade´s weekends. O pub é um local tão importante no modo de vida britânico que cada cidade tem pelo menos um; é impensável que uma vila possa existir sem um pub. Não é surpresa que os primeiros interesses sexuais de Ron aconteçam no Três Vassouras. Quando vimos o pub pela primeira vez, Harry observa que Madam Rosmerta é uma bruxa curvilínea; isso, combinado com a atmosfera casual do pub é responsável pela excessiva atenção que Ron presta a ela. O ligeiro interesse de Ron por Madam Rosmerta continua no sexto livro, porque é comentado que ele está aparentemente procurando por ela na única visita que acontece no sexto ano de Harry. Para um leitor observador, isso é uma coisa bem estranha, uma vez que Ron está presente na conversa em que Madam Rosmerta admite ter servido o pai de Harry quando ele era estudante, portanto ela tem idade para ser mãe de Ron.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Reparamos que os Comensais da Morte que estão de vigia em Hogsmeade no último livro da série, aparecem do lado de fora do Três Vassouras quando a sirene (caterwaul) começa a tocar. Podemos especular porque ali e não no Cabeça de Javali, que parece mais de acordo com o espírito dos Comensais. É claro que existe a exigência da história, do Trio se encontrar com Abeforth para poder dar segmento aos acontecimentos; isso, com certeza, seria mais difícil de fazer com os Comensais no Cabeça de Javali o tempo todo.

Então, por que os Comensais da Morte não estão ali? Aberforth parece ter algum poder sobre os Comensais; a ameaça de fechar seu pub e ir embora parece tê-los deixado com um certo receio, talvez porque então eles não teriam mais um local para fazer seus negócios escusos. Por causa disso, Aberforth pode simplesmente fechar suas portas e dizer, “eu não atendo mais durante a noite e deixo isso para o Três Vassouras”, que não tem poder sobre os Comensais da Morte ou que não quis usá-lo. Portanto embora seja parte necessária da história, a autora resolveu dar uma razão válida para o Cabeça de Javali estar vazio.