Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Ministério da Magia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Ministério da Magia

O Ministério da Magia é o corpo governamental do mundo mágico na Grã Bretanha, e tem escritórios físicos em Londres, aparentemente nas profundezas dos subterrâneos. Em O Guia dos Trouxas para Harry Potter, assim como na série Harry Potter em geral, o termo é usado para se referir tanto ao lugar físico, quanto ao corpo governamental que ali trabalha. Esse artigo se concentra no local físico, com os acontecimentos que lá ocorrem; a organização e seus efeitos são discutidos em outro artigo sobre o Ministério da Magia.

Descrição Estendida

[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A primeira vez em que ouvimos sobre o Ministério, foi no capitulo 5 do livro A Pedra Filosofal, quando Hagrid comenta de maneira depreciativa sobre o Ministério, enquanto lê O Profeta Diário. No entanto, nós não chegamos a ver a sede física do Ministério até o quinto livro, capítulo 7.

A entrada de visitantes do Ministério da Magia é uma cabine telefônica vermelha, abandonada; para entrar no Ministério é preciso ligar "62442" ("magic"). Não sabemos se isso era diferente antes da ascensão ao cargo do Ministro marionete de Voldemort, Pius Thicknesse, no sétimo livro, As Relíquias da Morte, uma das maneiras normais de entrada para os funcionários, era pelo banheiro público; é preciso abrir a porta da cabine do banheiro com um token especial e então dar a descarga em si próprio para chegar ao Ministério. Sabemos que o Átrio possui muitas lareiras alinhadas, portanto podemos imaginar que há múltiplas conexões com a Rede do Flu; no entanto, nós não vemos ninguém viajando até o Ministério usando o Pó de Flu. Por esse motivo, pensamos que é possível que os banheiros se liguem às lareiras, um por um. Também é difícil imaginar Cornelius Fudge ou Pius Thicknesse usando um banheiro público para ir trabalhar, então é possível supor que, pelo menos eles, podem usar a Rede do Flu para chegar diretamente ao Ministério.

Nós vamos ver o interior do Ministério em três ocasiões; no entanto, como já é esperado de uma organização tão grande, nós podemos ver apenas um pouco dos trabalhos locais.

No livro A Ordem da Fênix, capitulo 7, Harry é chamado para uma audiência por ter usado magia sendo ainda menor de idade. Ele acompanha Mr. Weasley ao trabalho, entrando através da Entrada dos Visitantes e passa pelo escritório dos Aurores a caminho da sala de Mr. Weasley. Ao descobrir que a audiência seria em outro local Weasley leva Harry até a Sala de Audiências num andar abaixo do Átrio.

No livro A Ordem da Fênix, capitulo 34, Harry começa a acreditar que Sirius Black está sendo torturado por Voldemort no Departamento de Mistérios, no porão do Ministério, e junto com outros cinco estudantes, voa até Londres para resgatá-lo. Na verdade, foi uma armadilha de Lord Voldemort e a batalha começa, no decurso da qual a Fonte do Átrio é destruída.

No livro As Relíquias da Morte, capitulo 12, Harry, Hermione e Ron procurando o Medalhão Horcrux, entram no Ministério disfarçados. Eles descobriram que Dolores Umbridge, agora funcionária do Ministério, estava com o Medalhão e procurava descobrir o que ele poderia ser. No decorrer dessa visita, pudemos ver o andar do Ministério destinado ao Ministro e seus assessores, o Átrio e as salas de audiências. Uma das áreas que visitamos parece ser de um grupo crescente de produções de propaganda. No decorrer dessa visita, Harry consegue recuperar o Medalhão.

Podemos perceber que o Nível 1 do Ministério é o andar mais alto, com o Átrio e a entrada principal sendo localizados sete andares abaixo.

Departamentos

[editar | editar código-fonte]
  • Nível 1: Gabinetes do Ministro da Magia e assessores
  • Nível 2: Departamento de Execução das Leis da Magia
    • Escritório do Uso Impróprio da Magia
    • Quartel General dos Aurores
    • Serviços de Administração do Wizengamot
  • Nível 3: Departamento de Catástrofes e Acidentes Mágicos
    • Esquadrão Para Reversão de Acidentes Mágicos
    • Quartel General dos Obliviadores
    • Comitê de Desculpas para Trouxas
  • Nível 4: Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas
    • Divisão de Feras, Seres e Espíritos
    • Escritório de Prevenção de Pestes
  • Nível 5: Departamento Internacional de Cooperação Mágica
    • Corpo de Padronização de Artefatos Mágicos Internacionais
    • Escritório de Direito Mágico Internacional
    • Confederação Internacional dos Bruxos, Cadeiras Britãnicas
  • Nível 6: Departamento de Transportes Mágicos
    • Jurisdição da Rede do Flu
    • Controle de Regulamentação das Vassouras
    • Escritório de Portais
    • Centro de Testes de Aparatação
  • Nível 7:Departamento de Esportes e Jogos Mágicos
    • Quartel General das Confederações Britânica e Irlandesa de Quadribol
    • Clube Oficial de Gobstones
    • Escritório de Patentes Ridículas
  • Átrio
  • Departamento de Mistérios
  • Salas de Audiências

Parte da discussão sobre as instalações do Ministério são causadas pelo problema de manter uma organização tão grande escondida dos Trouxas, seria mais simples escondê-lo do que explicar a presença de um prédio de tantos andares, aparentemente de propriedade do governo, sem utilidade alguma. O Ministério fica totalmente abaixo do chão, subterrâneo, e isso é um dos problemas do Ministério são os bruxos da manutenção do ambiente subterrâneo. Na primeira visita de Harry ao Ministério, ele descobre que as janelas das salas do Ministério não mostram o mundo exterior, elas são uma criação dos trabalhadores da manutenção. Uma discussão com relação ao contrato de manutenção, teve como resultado, as janelas mostrando durante um mês inteiro um tempo cinzento, triste e chuvoso, não importa qual o tempo verdadeiro do exterior. Além disso, os trabalhadores da manutenção têm controle total sobre o tempo dentro dos escritórios; no 7º livro, ficou bastante comum ocorrerem chuvas torrenciais nos escritórios que os trabalhadores da manutenção desaprovavam.


  1. Observamos muito bem o Departamento de Mistérios durante a Batalha. Pudemos ver salas ou alas dedicadas aos três mistérios, e ouvimos falar numa sala dedicada ao quarto. Quais são os quatro mistérios que nós vimos ou ouvimos falar? Quais serão os outros mistérios que podem existir ali?

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa

[editar | editar código-fonte]

Na Batalha no Departamento de Mistérios, primeiro, Harry abre uma porta que dá para uma sala cheia de cérebros em tanques; presumivelmente esse é o Mistério da Consciência ou Pensamento. A segunda porta, o anfiteatro com o Véu, é aparentemente o Mistério da Morte. A terceira, que Harry não consegue abrir, vamos saber mais tarde, é a sala do Mistério do Amor. A quarta porta é a sala do Mistério do Tempo. Tudo aquilo que encontramos na primeira sala está de alguma forma relacionada ao Tempo. O Hall das Profecias mais além, também é claramente relacionado ao Tempo. Isso, nós descobrimos no decorrer da Batalha, Ron, Ginny e Luna passam por uma sala que contém uma maquete dos planetas; isso deve ser dedicado ao Mistério do Espaço, embora tenha mais a ver com Astronomia, e os efeitos das posições planetárias em vários feitiços.

Embora isso nunca tenha sido bem explicado, parece que dependendo da direção que as pessoas tomam ao andar através do Departamento, sempre há ligações físicas entre os Mistérios relacionados. Como já foi mencionado, o Hall das Profecias está claramente ligado ao Tempo, mas também está relacionado à Consciência, e portanto deve ter uma porta que faz ligação com a Sala do Cérebro. Os Mistérios da Morte e da Consciência são claramente relacionados, e podemos ver que existe uma passagem direta de uma sala para outra, conforme Harry caça Bellatrix para fora do anfiteatro do Véu.

A parte da biblioteca onde Harry e os outros estão encurralados é obviamente preparada para o estudo dos muitos Mistérios e tem uma ligação direta com vários. A câmara circular que leva ao Departamento de Mistérios tem doze portas, uma das quais é a saída, portanto deve haver um total de onze Mistérios. Se o Espaço é um deles, já vimos cinco Mistérios, e ainda faltam seis, partindo do princípio que nenhuma das portas restantes são armadilhas. Podemos afirmar com certeza, que uma das portas restantes é Magia, e ali deve haver uma área grande e muito movimentada com ligações para todos os outros Mistérios.