Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Gemialidades Weasley

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Gemialidades Weasley
  • localização = Número 93, Beco Diagonal, Londres
  • residentes permanentes = Fred e George Weasley
  • Aparece pela Primeira Vez = O Enigma do Príncipe


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Gemialidades Weasley é a loja de logros pertencente a Fred e George Weasley. Como foi mencionado em outros livros (em especial no livro 5), os gêmeos sonhavam abrir uma loja desse tipo, sonho que finalmente realizaram no livro O Enigma do Príncipe.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Fred e George sempre estiveram interssados em logros e piadas durante todo o tempo em que estudaram em Hogwarts. Zonko´s Joke Shop era sua loja favorita em Hogsmeade. No inicio de O Cálice de Fogo eles mostram seu talento único (muitas vezes subestimado), inventando e desenvolvendo brincadeiras novidades especiais. Eles começam então, um pequeno comércio através do correio, e nós ficamos sabendo porque sua mãe, Molly, descobre os formulários e expressa sua desaprovação.

O sonho de começar seu próprio negócio é realizado quando Harry dá a eles os 1000 Galeões que ganhou no Torneio Tribruxo. Harry diz que, agora que Voldemort retornou, “Todos podemos aproveitar e rir um pouco.” No livro A Ordem da Fênix, os gêmeos estão mais ativos do que nunca, eles testam e fazem marketing de seus produtos em Hogwarts, em geral usando os alunos da 1º série como cobaias pagas. Em algum momento durante esse ano, eles alugam uma loja no Beco Diagonal, e logo depois da partida do Professor Dumbledore, eles abandonam a escola para trabalhar na sua loja em tempo integral.

Em contraste com os prédios comuns, a loja Gemialidades Weasley é descrita como “chama atenção como um letreiro feito em fogos de artifício”. Num cartaz numa das janelas está escrito:


Para que se preocupar com
Você-Sabe-Quem?
Devia mais era se preocupar com
o Aperto-Você-Sabe-Onde
A prisão de ventre que acometeu a Nação!


Quando Harry, Hermione e a família Weasley visitam a loja no inicio do livro O Enigma do Príncipe, “ela está completamente lotada de fregueses.” A loja vende todo tipo de logro, brincadeira, brinquedos e novidades, como o Kit Mata-Aula, que faz você ficar doente para faltar aula. (Nós já tínhamos visto isso antes; Fred e George estavam trabalhando nisso no quinto livro e testando neles próprios e nos voluntários da primeira série, Harry sem querer também deu sua contribuição). Outros produtos incluem Feitiços Patenteados para Devanear, linha de produtos cosméticos para garotas chamados Bruxa Maravilha, Forca Reciclável, varinhas de brinquedo e o Pó Peruano da Escuridão Instantânea, além de inúmeros outros.

Toda a magia usada é super sofisticada e certamente muito além da capacidade dos bruxos e bruxas em geral. Até Hermione ficou bastante impressionada com os conhecimentos de magia e habilidades de Fred e George. Fred diz a Harry que eles também estão com uma linha mais séria vendendo produtos contra as Artes das Trevas por encomenda do Ministério. Aparentemente há muitos bruxos no Ministério que não conseguem fazer o Feitiço Escudo decentemente, de modo que os “Chapéus Escudos” dos Gêmeos são altamente valorizados no Ministério assim como em outros locais. Na loja há uma funcionária chamada Verity que chama os gêmeos de "Mr. Weasley e Mr. Weasley" para a grande diversão de Harry.

À medida que o poder de Voldemort cresce em As Relíquias da Morte, os membros da Ordem da Fênix, eventualmente precisam se esconder para não serem capturados. Isso inclui Fred e George que fecham a loja temporariamente em algum momento próximo do Natal desse ano. Porém eles continuam as vendas através do correio a partir da casa segura de Auntie Muriel, cuja casa está ficando totalmente louca por causa do comércio sem fim em seu quarto dos fundos. Em entrevistas após a publicação de seu livro final, a autora disse que Ron também trabalhou na loja após se formar em Hogwarts.

Análise[editar | editar código-fonte]

Fica claro que os Gêmeos são excelentes na criação de brincadeiras e magias práticas, e portanto eles não se adaptariam numa carreira no Ministério da Magia, ou em Gringotes ou mesmo como Professores em Hogwarts, as únicas carreiras estáveis que vimos nos livros. Mas, há muitos bruxos trabalhando em lojas tanto no Beco Diagonal quanto em Hogsmeade. Trabalhar numa loja é de fato uma possibilidade, mas parece que os Gêmeos não pretendem apenas isso; no livro O Cálice de Fogo vemos que as habilidades deles e sua ambição são muito maiores do que isso. Ao mesmo tempo, sua ambição e habilidades são necessárias para dar a Harry a ajuda discreta de que ele precisa para preparar sua missão. Uma vez que eles são bruxos tão habilidosos e também anárquicos, fica claro que a única carreira que poderiam seguir era a de possuir seu próprio negócio, uma firma que fornece artefatos mágicos únicos e originais. Além disso, com o senso de humor dos gêmeos, uma grande parte daquilo que vendem tinha que ser jogos.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Muitos dos produtos de Fred e George aparecem nos livros 5, 6 e 7. Os mais interessantes entre eles são:

  • Orelhas Extensíveis – que Harry, Hermione, Ron e os Gêmeos usam para escutar as reuniões da Ordem no quinto livro. Eles também usam para ouvir Draco Malfoy em Borgin & Burkes no sexto livro, e novamente as usam no último livro para ouvir um outro grupo de refugiados;
  • Pó Peruano da Escuridão Instantânea – usado por Draco Malfoy para se esconder e aos Comensais da Morte que invadem Hogwarts, vindo da Sala Precisa;
  • Kit Mata-Aula – usado pelo Trio para deixar os funcionários do Ministério incapacitados enquanto o Trio se infiltra no Ministério;
  • Detonador Chamariz – usado para distrair os funcionários do Ministério quando Harry invade o escritório de Umbridge.

Em todos esses casos, é em maior ou menor grau, necessário para a história que a magia a ser usada seja nova para aqueles que estão vendo. Em especial o Detonador Chamariz deve ser muito raro, tanto que os funcionários do Ministério ficam olhando e imaginando o que é, enquanto Harry entra, procura e sai do escritório da Umbridge; e os Kit Mata-Aula, também devem ser fora do comum o bastante para que um funcionário do Ministério não tenha dúvida em aceitar uma pastilha de outro funcionário.

É natural que a paixão dos Gêmeos por logros e brincadeiras, desde o inicio da série, resultem no fato de se tornarem grandes desenvolvedores de novos feitiços. É possível que as brincadeiras dos Gêmeos tenham sido imaginadas puramente como pano de fundo, para se tornarem a fonte de feitiços possíveis, novos e inovadores.