Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Dedos de Mel
- localização = rua principal de Hogsmeade
- residentes permanentes = Ambrosius Flume
- Aparece pela Primeira Vez = O Prisioneiro de Azkaban
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]Dedos de Mel é a loja de doces, balas e todos os tipos de guloseimas de Hogsmeade. Ela é muito popular entre os estudantes quando visitam a aldeia. ("Hogsmeade weekends").
Descrição Estendida
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
A Dedosdemel é também o final de uma das passagens secretas para fora da escola, usada muitas vezes por Harry no livro O Prisioneiro de Azkaban e possivelmente por Sirius Black para entrar na escola, no mesmo livro. Depois que Harry recebeu permissão para visitar Hogsmeade nos fins de semana, o que acontece no final do livro, ele já não tinha mais necessidade da passagem. A única outra menção dessa passagem é uma nota que diz que “todas as passagens secretas conhecidas que levam à escola” foram seladas, mencionada em As Relíquias da Morte capitulo 28.
Por esse motivo, parece que só vemos um pouco mais da Dedos de Mel no terceiro livro. Há outros comentários sobre a loja, e parece que Harry vai lá muitas outras vezes quando está em Hogsmeade, mas seu interesse na aldeia parece mais centrado no Três Vassouras.
No livro O Enigma do Príncipe, capitulo 12, nós visitamos a Dedos de Mel durante a única visita do ano a Hogsmeade: Harry, Ron e Hermione encontram com o Professor Slughorn que está comprando abacaxis cristalizados, seu doce favorito.
No terceiro livro, descobrimos que há uma seção da loja voltada apenas para “sabores incomuns”, incluindo doces feitos com sangue evidentemente dirigidos para vampiros, e doces de baratas ou Cockroach Clusters (são vendidos como amendoins, uma porção). Não temos idéia de quem gostaria de comprar esses últimos, no entanto, também não fomos apresentados a algum tipo de bruxo insetívoro na série. Esse tipo específico de doce, no entanto, reaparece; por alguma razão desconhecida, o Professor Dumbledore tem o hábito de usar nomes de doces como senha da porta do seu escritório, e em algum momento ele usa Cockroach Cluster como senha.
Análise
[editar | editar código-fonte]O que seria mais interessante do que ter uma confeitaria a pouca distância de um colégio interno? Era necessário ter uma loja de doces perto de Hogwarts. Não é especificamente necessário para história, nem é mencionada no primeiro e segundo livros mal se fala na loja após o terceiro livro. Na verdade é uma prova da imaginação da autora que, precisando de um lugar para a saída da passagem secreta de Hogwarts, percebeu a necessidade de uma loja de doces na aldeia e colocou ali o final da passagem. De fato, ter um túnel que leva à Dedos de Mel é possível que seja a razão pela qual ela foi criada; todos sabemos que os alunos precisam ir a uma loja de doces, e seria possível para um aluno com uma habilidade mágica como os Marotos ou Fred e George Weasley, criarem uma passagem secreta na hora em que precisassem.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.