Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Casa de Gaunt
- localização = próximo de Little Hangleton
- residentes permanentes = Marvolo Gaunt, Morfin Gaunt e Merope Gaunt
- Aparece pela Primeira Vez = O Enigma do Príncipe
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]A Casa de Gaunt é a residência dos membros restantes da família Gaunt. Localizada na cidade fictícia de Little Hangleton, ela está vazia no momento em que a história de Harry começa, e é praticamente uma ruína.
Descrição Estendida
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
A chamada “Casa de Gaunt” é, na primeira vez em que a vemos no livro, uma cabana arruinada, com uma cobra morta presa na porta. Usando a Penseira de Dumbledore, através das lembranças de Bob Ogden, descobrimos que esse local foi, um dia, a residência de uma família orgulhosa e hoje é uma cabana meio destruída de um aposento apenas, na qual moram 3 membros da família. A casa foi, aparentemente, construída num terreno que pertence à família Gaunt, embora o resto das terras pareça ser de propriedade ou pelo menos dirigido por um Trouxa chamado Tom Riddle. Tom Marvolo Riddle visita a casa em certo momento do livro, aparentemente com o propósito de encontrar alguma coisa que tenha pertencido a seus ancestrais. A casa ficou abandonada, porque Merope fugiu há uns dezesseis anos e depois morreu, e a casa ficou totalmente vazia durante três anos enquanto Morfin ficou na prisão. Durante essa visita, Tom Marvolo Riddle mata seu próprio pai, Tom Riddle e os pais de Riddle, culpando o único sobrevivente da família Gaunt, Morfin pelos crimes.
Com Morfin preso e mais tarde morto em Azkaban, a casa fica totalmente vazia e se transforma em ruínas. Tom Marvolo Riddle, em seu novo personagem, Lord Voldemort, volta à cabana para lá, esconder um Horcrux. Albus Dumbledore depois vai até lá e recupera o Horcrux e Voldemort retorna para checar o Horcrux e fica irado ao perceber que não está mais lá.
Análise
[editar | editar código-fonte]Não há muito o que dizer sobre a cabana onde viveu a família Gaunt; na verdade nem é uma casa. O que a torna excepcional é o excesso de vaidade de seus ocupantes, um orgulho de seus ancestrais que os torna cegos ao estado da casa. Por conta do contraste que é mais ligado aos ancestrais da família do que ao local, a discussão a respeito está no artigo “a família Gaunt.”
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Visão Completa
[editar | editar código-fonte]O Horcrux colocado nesse local era, claro, o anel de Peverell que Tom Marvolo Riddle roubou de Morfin Gaunt. Uma vez que, nunca leu a história das Relíquias da Morte, nunca ocorreu a Lord Voldemort que esse anel possuía a Pedra da Ressurreição. Riddle só vivia ligado na ancestralidade, assim como os Gaunts antes dele, então escolheu fazer Horcruxes com objetos que provassem a antiguidade de sua linhagem. Uma vez que o anel, supostamente tivesse o sinete dos Peverells, uma das mais antigas famílias bruxas conhecidas, o fato de possuir o anel e usá-lo, agiria como prova de sua tradição ancestral.