Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Casa Ravenclaw

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Casa Ravenclaw
  • localização = Torre da Ravenclaw, no lado oeste do castelo
  • residentes permanentes = estudantes da Ravenclaw
  • Aparece pela Primeira Vez = A Pedra Filosofal

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Casa Ravenclaw é uma das quatro Casas na escola de Hogwarts. Os alunos são escolhidos para uma das Casas pelo Chapéu Seletor logo na sua chegada em Hogwarts, baseado na personalidade de cada um.

Enquanto os estudantes permanecem em Hogwarts, cada um deles representa sua Casa; a Casa recebe pontos pelo bom comportamento e boas notas de seus membros, assim como perde pontos por mau comportamento e notas ruins. A Copa das Casas é vencida a cada ano pela Casa com maior quantidade de pontos.


Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


Chefe da Casa: Professor Filius Flitwick

Fundador: Rowena Ravenclaw

Brasão de Armas: azul com uma águia de bronze

Fantasma: a Dama Cinzenta

Características: "Se você tiver uma mente rápida, onde o talento e a aprendizagem morem, sempre encontrarão seus iguais” de acordo com o Chapéu Seletor no capitulo 7 da Pedra Filosofal. Outras características são sagacidade, sabedoria, criatividade e originalidade.

Localização da Sala Comunal: Torre Ravenclaw no lado oeste do castelo


Apenas no capitulo 29 do livro As Relíquias da Morte, que descobrimos onde fica a Sala Comunal, embora Harry tenha observado quando saiu do primeiro encontro da Armada de Dumbledore, no livro 5, capitulo 18, os estudantes da Ravenclaw se encaminhavam para a torre do lado oeste do castelo. Enquanto as entradas de pelo menos outras duas Salas Comunais necessitam de senha para entrar, a entrada da Sala Comunal da Ravenclaw é uma porta de madeira sem maçaneta, existe apenas um batedor no formato de uma águia. Quando o batedor é usado, a águia, numa voz musical faz uma pergunta; se a resposta for razoável, a porta se abre. Nós só vimos pessoas entrarem na torre por duas vezes, portanto vimos apenas duas perguntas, para Luna a águia perguntou: “O que veio primeiro a fênix ou a chama?” a que Luna respondeu: “Eu acho que a resposta é que esse circulo não tem começo.” Quando Amycus Carrow deseja entrar, a pergunta é: “Para onde os objetos desaparecidos vão?” Amycus não consegue responder, mas a Professora McGonagall responde dizendo: “Vão para o nada, o que quer dizer, tudo.”

Por dentro, a Sala Comunal é grande, circular e arejada, com grandes janelas em todas as direções. O teto é abobadado e repleto de estrelas, e lá existem também as mesas, poltronas e estantes e, num nicho numa das paredes há uma estátua de Rowena Ravenclaw.

Nos livros conhecemos poucos membros da Ravenclaw. Dois deles que aparecem bastante na série são Cho Chang e Luna Lovegood.

Análise[editar | editar código-fonte]

Uma vez que uma resposta para uma pergunta filosófica é necessária para abrir a porta de entrada, já é suficiente para conhecer a natureza da Casa Ravenclaw. Ravenclaw é conhecida por ter os alunos mais inteligentes, e essas perguntas são aparentemente para esclarecer o tipo de membros que vivem na Casa, o nível de inteligência mais prezada pela fundadora.

Pode-se questionar que esse tipo de puro raciocínio e a forma mais alta de inteligência; no entanto, as perguntas selecionadas nos trechos que vimos, são relativamente simples, do tipo que é esperado que qualquer pessoa com o conhecimento mais simples de filosofia possa responder. Isso parece preparado de modo que os alunos do primeiro ano possam responder para entrar no dormitório.

É interessante que a Professora McGonagall não tenha tido problema algum para responder à pergunta, mas Amycus Carrow assim como sua irmã, Alecto tiveram. McGonagall diz que, mais cedo, o Professor Flitwick deixou Alecto entrar. Isso mostra, com certeza, a natureza grosseira dos Carrows, e possivelmente assim como eles, de todos os Comensais da Morte. Talvez isso seja generalizar, usando esses dois exemplos; é verdade, que os ignorantes gostam de intimidar, como os Carrows ou como Crabbe e Goyle, eles são atraídos por um regime no qual, suas poucas habilidades podem ser úteis. Mas, diferente deles podemos ressaltar a inteligência de Snape ou Lucius Malfoy e seu filho Draco.

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]