Guia dos Trouxas para Harry Potter/Lugares/Beco Diagonal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Beco Diagonal
  • localização = Londres
  • residentes permanentes =
  • Aparece pela Primeira Vez = A Pedra Filosofal

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O Beco Diagonal é a principal rua de comércio do mundo mágico em Londres. Nessa rua podemos encontrar um grande número de lojas especificamente direcionadas aos bruxos e bruxas, inclusive uma Farmácia, o Empório das Corujas, Sorveteria Florean Fortescue (que parece maravilha também para os Trouxas), Floreios e Borrões livraria, o Banco Gringotes, Madam Malkin Roupas para Todas as Ocasiões, Ollivanders: fazendo as melhores varinhas desde 382 a.C. e Artigos de Qualidade para Quadribol. O Caldeirão Furado é um pub que dá fundos para essa rua e, a entrada da Travessa do Tranco também fica na mesma rua. Os comerciantes do Beco Diagonal estão bem preparados para a invasão anual de estudantes que precisam comprar o material para o ano letivo em Hogwarts.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O Beco Diagonal fica localizado atrás do Caldeirão Furado, é uma rua a céu aberto, mas de alguma forma fica invisível aos Trouxas. O Beco Diagonal é uma rua tipo antiga, sendo ocupada dos dois lados por casas pitorescas que abrigam lojas tradicionais, todas voltadas para a comunidade mágica. Há muito mais lojas além das mais conhecidas pelos leitores; por exemplo, na primeira vez em que Harry entra no Beco Diagonal, ele vê uma loja que vende caldeirões. Nunca soubemos seu nome, mas com certeza é lá que Harry compra os caldeirões. Da mesma forma. a loja onde ele compra seu telescópio não foi nomeada. Muitas lojas têm algum significado para a série e outras são visitadas repetidamente.


A Farmácia nunca foi nomeada, mas certamente Harry tem que visitá-la todos os anos para comprar ingredientes das poções. No início, (ver A Pedra Filosofal capitulo 5) Harry ficou muito intrigado pelas coisas a venda nessa farmácia, mas aparentemente aqueles ingredientes passaram a ser comuns para ele.


O Empório das Corujas é uma loja especializada em corujas e suprimentos para elas, que servem tanto como pets quanto como meios de comunicação no mundo mágico. No primeiro livro, Harry ganha uma coruja de Hagrid como presente de aniversário; essa coruja, Hedwig permanece na companhia de Harry durante quase toda série.


A Sorveteria de Florean Fortescue tem um papel menor na série. Hagrid, na primeira visita de Harry ao Beco Diagonal, dá a ele um sorvete grandão, e a gente supõe que tenha vindo da loja de Fortescue. No livro O Prisioneiro de Azkaban, Harry passa quinze dias no Beco Diagonal, e durante esse tempo ele vai quase toda tarde na sorveteria de Fortescue. No sexto livro descobrimos que a sorveteria desapareceu, e os danos feitos à loja mostram que ele não se foi por vontade própria. Imaginamos que ele tenha sido capturado pelos Comensais da Morte.


A Livraria Floreios e Borrões é tão lotada de livros de Magia, que parece precisar mesmo de magia para não deixar as estantes despencarem. É aqui que Harry, Ron e Hermione compram seus livros escolares. Também é aqui que acontece um confronto entre Lucius Malfoy e Arthur Weasley, que acaba em violência física, no livro A Câmara Secreta capitulo 4.


Gringotes o Banco dos Bruxos é onde os bruxos guardam seu dinheiro. Harry visita Gringotes no primeiro livro, quando fica impressionado ao descobrir que seus pais deixaram para ele uma quantidade enorme de dinheiro no cofre, e que a maior parte é ouro. Ao visitar os cofres mais tarde, em companhia da família Weasley, ele fica encabulado ao ver que no cofre deles havia muito pouco dinheiro comparado com o seu. No livro As Relíquias da Morte, Harry descobre que um dos Horcruxes está, de fato, guardado num cofre nas profundezas de Gringotes. Harry e o Professor Dumbledore já haviam chegado à conclusão que os lugares onde Voldemort escondeu os Horcruxes, eram lugares muito significativos para o Lorde das Trevas; embora se possa pensar que colocar algo num banco seria uma coisa relativamente vulgar, os cofres mais profundos eram usados apenas pelas famílias bruxas muitíssimo antigas, portanto ter bens guardados num desses cofres seria um sinal claro do quanto a família era antiga. Como vimos através da série, Voldemort valoriza acima de tudo a linhagem; usar um cofre profundo serve para provar sua reivindicação de ser originário de uma família bruxa muito antiga.


O Caldeirão Furado é um pub que dá fundos para o Beco Diagonal e é a principal conexão entre o Beco Diagonal e a Londres dos Trouxas. Quando Harry vê a entrada do lado dos Trouxas, em A Pedra Filosofal, ele tem a sensação de que apenas ele e Hagrid, entre todas as pessoas que passam na rua, podem ver o lugar. O Caldeirão Furado parece ser a lareira associada ao endereço "Beco Diagonal" na Rede do Flu; falando Beco Diagonal como seu destino, de acordo com Molly Weasley leva você ao Caldeirão Furado (assim ela diz em A Câmara Secreta capitulo 4). Harry fica no Caldeirão Furado por quinze dias antes do inicio das aulas no terceiro livro da série, e escuta uma conversa importante entre Mr. e Mrs. Weasley. A maioria das visitas, no entanto, são bastante rápidas.


A loja Madam Malkin Roupas Para Todas As Ocasiões é onde se pode comprar vestes de bruxos, uniformes escolares e roupas comuns dos bruxos. Harry encontra Draco pela primeira vez nessa loja, embora só descubra o nome do garoto mais tarde. Harry e Hermione também se estressam com Narcissa Malfoy e Draco nessa loja, em O Enigma do Príncipe, capitulo 6.


Animais Mágicos pet store, assim como o Empório das Corujas oferece pets serviços em geral para pets. Ao invés de se dedicar apenas às corujas, eles têm uma variedade muito grande. É lá que Ron procura mais informações sobre seu rato Perebas, que tem estado mal desde que eles voltaram do Egito em O Prisioneiro de Azkaban. Também é nessa loja que Hermione compra seu gato, Bichento. Embora essa loja exiba um bom número de criaturas interessantes, ela só aparece uma vez nesse livro.


Ollivander: Artesão de Varinhas Finas desde 382 a.C., é aqui que Harry compra sua primeira varinha. O estabelecimento é dirigido por Mr. Ollivander. É também aqui que Harry aprende que o miolo de sua varinha é uma pena da cauda da mesma fênix que doou a outra pena para a varinha de Voldemort, essa revelação o deixa um tanto preocupado. A varinha de Ron, no quarto ano e a de Neville no sexto, aparentemente vieram também da loja Ollivander e, uma vez que Harry não precisa mais voltar lá, não voltaremos dentro da loja. No sexto livro, parece que Ollivander desapareceu, deixando perguntas no ar sobre qual foi seu destino.


Artigos de Qualidade Para Quadribol, é uma loja que vende suprimentos para o jogo e vassouras de corrida. Essa loja tem papel importante na imaginação de Harry, porque é lá que estão as vassouras mais modernas que ele deseja, ainda mais depois que descobriu que tem uma habilidade natural para voar. É ali que Harry vê pela primeira vez a Nimbus 2000 e a Firebolt. Também foi lá, vamos descobrir depois, que foi comprada a Firebolt que Harry ganha de Natal no livro O Prisioneiro de Azkaban capitulo 11.

Análise[editar | editar código-fonte]

O Beco Diagonal é o lugar para alguém montar sua loja se quiser vender para a população do mundo mágico. Há também em menor escala, Hogsmeade que fica próximo de Hogwarts e é um centro de comércio também; mas se quiser ser de fato um comerciante de varejo tem que ter uma loja de frente no Beco Diagonal. Essa é uma indicação de que os gêmeos Weasley fizeram uma grande coisa, no meio de seu sétimo ano quando saíram da escola. A loja Gemialidades Weasley é mencionada de passagem no livro A Ordem da Fênix e de maneira mais detalhada em O Enigma do Príncipe.

No quadro de informações que abre esse artigo, não colocamos o nome de residentes permanentes no Beco Diagonal. Embora durante os cinco primeiros livros existam residentes permanentes, nenhum deles foi nomeado, embora a gente suspeite que tanto Florean Fortescue e talvez Mr. Ollivander morem nos cômodos sobre suas lojas. No inicio de O Enigma do Príncipe, no entanto, somos informados que os gêmeos estão morando num apartamento sobre a loja Gemialidades Weasley. Isso faz deles moradores permanentes, mas eles não ficam durante muito tempo; como o fato deles morarem ali seja praticamente um spoiler, nós decidimos não colocar no quadro de informações.

De passagem, notamos que na versão para o cinema, o Beco Diagonal foi aparentemente inspirado numa localidade Trouxa em York, chamada The Shambles. (vale a pena procurar informações e apreciar esse lugar)

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Para grande surpresa, o Beco Diagonal é o termômetro da saúde do mundo mágico como um todo. Quando a coisa fica ruim, isso pode ser visto imediatamente no comportamento do povo na rua (por exemplo em O Enigma do Príncipe); quando Voldemort recupera a força, as lojas do Beco Diagonal são fechadas ou lacradas com madeira, e seus ocupantes (especialmente Florean Fortescue e Mr. Ollivander) partem para locais desconhecidos. A mesma coisa ocorre em Hogsmeade, onde algumas lojas como a Zonko, ficam de repente inexplicavelmente vazias.