Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Prisioneiro de Azkaban/Capítulo 5
Capítulo 5 O Dementador
[editar | editar código-fonte]spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso: Seguem detalhes do enredo.
Sinopse
[editar | editar código-fonte]De forma surpreendente, os Weasleys, Hermione e Harry estavam todos prontos no horário, na manhã seguinte. Os carros do Ministério chegaram para levá-los a Estação de King´s Cross para pegar o Expresso de Hogwarts. Mr. Weasley puxa Harry de lado para falar de Sirius Black. Harry admite que ouviu a conversa dele com Mrs. Weasley sobre Black. Mr. Weasley pede que ele prometa, não importa o que falem, que não vai procurar por Black. Harry fica espantado, mas o Expresso de Hogwarts está partindo e isso o impede de fazer a promessa.
Querendo conversar em particular com Ron e Hermione, Harry afasta Ginny que sai zangada. O único compartimento que pode ser usado está ocupado por alguém chamado R. J. Lupin, aparentemente dormindo pesado. Mesmo com a presença do dorminhoco, Harry conta tudo que sabe sobre Black, inclusive o que Mr. Weasley falou. O Bisbilhoscópio que Ron lhe deu, começa a emitir um assobio e Ron diz que é porque foi barato e não é bom, então Harry enfia o objeto no malão para acabar com o barulho. A conversa muda para Hogsmeade, e Ron e Hermione estão aborrecidos porque Harry não vai poder ir com eles, uma vez que nem tio Vernon e nem Fudge assinaram a permissão. Mais tarde, Malfoy e seus dois comparsas, Crabbe e Goyle, aparecem querendo causar confusão, mas a presença de Lupin os faz desistir.
De repente o trem faz uma parade inesperada. Ginny e Neville conseguem chegar através da escuridão ao compartimento onde está Harry, e no meio da confusão Lupin acorda e providencia alguma luz. Quando ele se prepara para sair e ver o que está acontecendo, a porta do compartimento é aberta e uma figura toda vestida de negro, tão alta quanto a porta, desliza para dentro, mostrando rapidamente a mão horrenda com aparência de morta. Harry ouve uma mulher gritar e desmaia. Quando ele recupera a consciência, a criatura já se foi e o trem está andando novamente. Lupin diz que aquilo era um Dementador, um guarda da prisão de Azkaban, procurando por Sirius Black. Para passar o efeito do Dementador, ele dá a cada aluno um chocolate, depois sai para falar com o maquinista do trem. Durante sua ausência, Harry pergunta se mais alguém desmaiou, mas dizem a ele que não, nem ninguém ouviu a mulher gritando. Hermione diz a Harry que Lupin afastou o Dementador quando saiu de sua varinha um objeto prateado.
Eles chegam a Hogwarts no meio de uma chuvarada. Enquanto Hagrid acompanha os alunos do primeiro ano para os barcos que seguem pelo lago, o Trio encontra carruagens sem cavalos esperando por eles. Depois de ouvir Neville dizer que Harry desmaiou, Malfoy tenta maliciosamente implicar com ele, mas Lupin chega na hora, interrompendo o incidente. Quando eles chegam no Grande Salão, a Professora McGonagall pede para Harry e Hermione irem ao seu escritório; ela assegura a Ron que os amigos não se meteram em nenhuma confusão. Ouvindo sobre o encontro de Harry com o Dementador, ele pede a ele que consulte Madam Pomfrey, que aprova o fato de Lupin ter dado chocolate a eles. A Professora McGonagall sugere que Harry fique na enfermaria durante a noite. Mas, Harry não quer dar mais motivos a Malfoy para humilhá-lo, então diz que está bem e pede para ir à Festa de Boas Vindas. A Professora McGonagall dá permissão e pede para falar com Hermione em particular sobre seus horários de aulas. Depois eles vão juntos à Festa.
Embora eles tenham perdido a cerimônia de Escolha do Chapéu, a Festa está apenas começando; o Professor Dumbledore avisa aos alunos que os terrenos da escola estão sendo vigiados pelos Dementadores e qualquer tentativa de passar por eles vai falhar, porque eles não precisam de enxergar para caçar sua presa. Ele também dá boas vindas aos dois novos professores, Rubeus Hagrid, que vai ensinar Trato das Criaturas Mágicas, e o Professor Lupin, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Harry repara que Lupin recebe um olhar de aversão do Professor Snape. Harry, Ron e Hermione dão parabéns a Hagrid e depois vão para a Torre de Gryffindor.
Análise
[editar | editar código-fonte]O fato do Ministério mandar carros para transporter Harry, Hermione e a família Weasley para a Estação de King´s Cross é totalmente fora do comum, e indica que existe uma grande preocupação com a segurança de Harry, o que está, provavelmente ligado à fuga de Sirius Black. O aviso de Mr. Weasley para Harry não sair procurando Black é revelador, embora Harry pareça despreocupado com relação ao fato, mais interessado em achar uma forma de ir a Hogsmeade no fim de semana com seus amigos, do que em evitar um assassino fugitivo.
Aqui também aparece uma pista valiosa na história, mas Harry rapidamente a abafe e deixe de lado. Há algumas perguntas com relação ao Bisbilhoscópio, se ele de fato funciona. Ron diz a Harry que ele foi barato e é provavelmente vagabundo, não funciona direito, porque ele aparentemente tocou duas vezes, quando Ron estava preparando o presente para enviar a Harry. Mas, como vamos ver depois, ele reagiu com perfeição. O leitor pode ver que o Bisbilhoscópio é mais efetivo e confiável do que qualquer um imagina, mas Harry escuta Ron e não liga para os avisos do objeto. E, enquanto Harry fica tentando, sem conseguir, não se preocupar com Sirius Black, ele logo fica ligado nos Dementadores.
Embora essas criaturas misteriosas tenham sido designadas para protegê-lo e caçar Black, eles afetam muito a todos que estão próximos, dando força às lembranças e emoções tristes, enquanto deixam escuridão, frio e desespero. O Dementador que entrou no compartimento de Harry deve ter deliberadamente, marcado Harry como alvo, embora seu próposito, além de encontrar Black seja desconhecido. Isso, acrescido do que Harry acredita ser um presságio de morte e a fuga de Sirius Black, prevê um ano difícil e perigoso para Harry em Hogwarts. O Professor Lupin, no entanto, sem querer demonstrou habilidade em repelir Dementadores com um feitiço desconhecido, sugerindo assim que é possível se proteger deles.
Um futuro relacionamento entre Harry e Ginny pode ser percebido aqui. Quando Percy vai encontrar sua namorada, Harry e Ginny olham um para o outro e riem silenciosamente. Embora isso não seja indicação de que Harry esteja interessado romanticamente em Ginny, mostra que eles tem um senso de humor parecido e talvez outras semelhanças que vão construir um relacionamento.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Revisão
[editar | editar código-fonte]- Por que o Ministério da Magia arranjou carros para transportar Harry, Hermione e a família Weasley para a estação de trens ?
- Por que Lupin dá chocolate aos alunos após o encontro com o Dementador?
- Como Lupin repele o Dementador?
Estudos Adicionais
[editar | editar código-fonte]- Por que um Dementador entrou no compartimento de Harry?
- Por que Harry é mais afetado do que os outros pela presença do Dementador?
- Quem Harry ouviu gritar quando desmaiou? Por que mais ninguém ouviu?
- Por que Snape deu um olhar de aversão ao Professor Lupin durante a Festa de Boas Vindas?
- Por que o Bisbilhoscópio tocou um alarme quando aparentemente não havia perigo? Ele é vagabundo como diz Ron ou poderia ser algo mais?
- Por que Mr. Weasley diz a Harry para não sair procurando por Sirius Black? Harry vai seguir o conselho?
Why would Mr. Weasley tell Harry not to go looking for Sirius Black? Is Harry likely to follow his advice?
Visão Completa
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
A reação de Harry aos Dementadores parece mais grave do que dos outros alunos, ninguém mais ouviu os gritos e ninguém mais desmaiou. Harry acha que alguma fraqueza interior o torna mais suscetível, embora mais tarde, Lupin afirme para ele que não é isso; os Dementadores se alimentam das lembranças das pessoas, deixando nas mentes delas apenas desespero, e Harry, tendo passado por tantas experiências ruins em sua vida, é afetado mais profundamente. A lembrança em que o Dementador parece estar mais ligado em Harry, é no momento em que a mãe dele morreu; como Harry vai encontrar Dementadores através da história, essa lembrança vai se voltar e ficar mais forte, até que ele possa recuperar não apenas as últimas palavras de sua mãe, mas também de Voldemort.
Esse é o primeiro encontro de Harry e de Ron com as carruagens “sem cavalos” porque no ano anterior eles chegaram a Hogwarts no Ford Anglia voador de Mr. Weasley, que, deve estar ainda correndo selvagem pela Floresta Proibida. Embora alguns alunos, como Luna Lovegood, que aparece mais tarde na série, saibam o que puxa as carruagens, por alguma razão não comentam nada. Muitos alunos, pelo menos os mais novos, parecem acreditar que as carruagens são puxadas por sua própria força. Mesmo Ron, que tem bastante conhecimento de magia, e que sempre divide com Harry, não sabia que alguma coisa estivesse puxando as carruagens. Harry no entanto, percebe, por si mesmo, que cavalos invisíveis devem estar puxando as carruagens. Esse pensamento deixa claro o que ele vai descobrir mais tarde, que as carruagens são, de fato, puxadas por criaturas estranhas parecidas com cavalos, chamadas Thestrals, e que são visíveis apenas para certas pessoas. Só mais tarde, Harry vai poder vê-los.
Não há evidência alguma de que o Bisbilhoscópio de bolso esteja emitindo alarmes falsos. Assumindo que ele esteja funcionando perfeitamente, alguém no compartimento deveria ser indigno de confiança. Além do Trio, o único outro humano era Lupin. Embora o Trio tenha adivinhado corretamente que ele era um novo professor, parece que nunca acharam que ele fosse não confiável, pouco se sabe ainda sobre o passado de Lupin. Considerando que o antigo professor de DCAT, Professor Quirrell era um seguidor de Voldemort, é fácil suspeitar de Lupin, o que provavelmente era o que a autora desejava. Podemos imaginar que Dumbledore teve maior cuidado ao escolher o sucessor de Quirrell. No entanto, Bichento, Hedwig e Perebas estavam presentes também no compartimento, e nossa atenção estava aparentemente voltada para Perebas, que viveu muito mais tempo que qualquer rato poderia ter vivido. Assim mesmo, quando a verdade sobre Perebas for revelada será surpreendente.
E, embora não tenha sido Lupin que fez o Bisbilhoscópio apitar, sua aparência mal tratada indicam que ele teve dificuldades de encontrar emprego. Esse pode ter sido o motivo de ter aceitado o cargo de professor de DCAT, que todos acreditam é enfeitiçado, de modo que um professor nunca fica mais de um ano. Mais tarde Lupin revela que ele é um lobisomem, e os próximos livros apontam um preconceito sério com relação aos lobisomens no mundo mágico, assim como uma discriminação contra outras criaturas mágicas não humanas. É por causa desse preconceito, merecido ou não, que Lupin possivelmente não encontra emprego.
Conexões
[editar | editar código-fonte]- O Bisbilhoscópio, que aparece pela primeira vez no livro três, capitulo 1, vai aparecer novamente no mesmo livro no capitulo 11, e seu apito será ignorado outra vez. Um Bisbilhoscópio diferente vai aparecer na mesa do Professor Moody, no quarto livro, capitulo 20, e outro talvez de Moody, aparecerá na Sala Precisa, no quinto livro capitulo 18. Esse Bisbilhoscópio específico que aparece nesse capitulo não será mais visto até aparecer, velho e quebrado, quando Harry arruma seu malão no último livro, capitulo 2. Hermione vai dar a Harry um novo Bisbilhoscópio, no ultimo livro capitulo 7, como presente de aniversário e ele será usado muitas vezes durante as viagens do Trio através da Inglaterra nesse livro.
- Essa é a primeira vez que as carruagens “sem cavalos” aparecem. Vamos descobrir no quinto livro, capitulo 10, que essas carruagens não são, de fato, sem cavalos, e sim são puxadas por Thestrals, animais que são visíveis apenas para aqueles que já viram a morte (quinto livro capitulo 21). Harry consegue vê-los apenas depois de ter presenciado a morte de Cedric.