Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Prisioneiro de Azkaban/Capítulo 20

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Capítulo 20 O Beijo do Dementador[editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Conforme o grupo prossegue através do túnel, Sirius Black se dá conta de que será um homem livre, uma vez que Peter Pettigrew seja entregue às autoridades. Ele diz a Harry que é seu padrinho e também seu guardião, e hesitantemente oferece para Harry ir morar com ele. Harry todo feliz diz, “Claro!” pega Black de surpresa, e seu sorriso o deixa dez anos mais jovem.

Conforme eles saem do túnel, uma nuvem desaparece e eles ficam banhados na luz da lua cheia. Lupin que havia esquecido sua poção, se transforma num lobisomem. Black grita para Harry correr, mas ele não pode, Ron ainda está acorrentado a Pettigrew. Black se transforma em Animago, e como o cachorro defende os outros. Lupin em forma de lobisomem, já não está mais preso a Pettigrew, que agarra a varinha de Lupin e estupora Ron e Bichento. Harry lança Expelliarmus e desarma Pettigrew, mas ele se transforma no rato e desaparece no gramado. Lupin impedido por Black de atacar Harry e Hermione e Ron (estuporado) corre para a Floresta Proibida caçado por Black que está ferido. Harry e Hermione correm para ajudar Ron, mas não conseguem impedir o feitiço de Pettigrew.

Ouvindo um gemido, Harry e Hermione correm para o lago e encontram Black em forma humana encolhido à beira do lago. Uma centena de Dementadores estão se aproximando, vindos de todas as direções. Harry e Hermione correm em defesa de Black, mas são muitos os Dementadores, e o Patrono de Harry está muito fraco para repeli-los. A presença das criaturas oprimem Harry e Hermione. Harry cai e se sente erguido por um dos Dementadores para administrar o “Beijo”. Conforme a consciência de Harry se apaga, uma luz forte parece correr em volta dele, espalhando os Dementadores. Conforme eles se dispersam, um animal grande e brilhante aparece em meio a luz, depois trota de volta para alguém que está de pé na margem oposta do lago. O que Harry vê antes de perder a consciência parece impossível.

Análise[editar | editar código-fonte]

Quando finalmente a verdade é revelada, e Pettigrew é exposto, Harry e Sirius sentem uma ligação familiar. Parece que Harry não só será libertado de sua vida infeliz com os Dursleys, mas finalmente vai encontrar um verdadeiro lar e uma figura verdadeira de pai. Sirius também, será finalmente libertado de um crime que não cometeu, embora que, dificilmente ele se recuperará dos sofrimentos que passou sem merecer. Infelizmente, a finalmente encontrada felicidade de Harry e Sirius dura pouco, e as circunstâncias mudam rapidamente quando Pettigrew, e a verdade, fogem, deixando Sirius novamente como um fugitivo caçado.

Atenção para as palavras finais desse capitulo, que formam um gancho extremamente habilidoso. Nós achamos que a história estava praticamente contada, ao final do capitulo anterior, e só restava amarrar as pontas da história; mas agora, diversas questões precisam ser repensadas, e uma bem grande acabou de ser criada. Pelo efeito ocorrido, acreditamos que a luz branca que Harry viu era um Patrono, um bem grande e poderoso; Harry tem impressão que viu quem lançou o Patrono, e pode reconhecê-lo, mas talvez, não consiga admitir para si mesmo que é quem ele imagina.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. O que é a luz que Harry vê antes de perder a consciência?
  2. Por que Sirius Black pergunta se Harry quer morar com ele? Por que Harry aceita?


Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. Lupin não se transforma num lobisomem quando a lua nasce, mas sim quando exposto diretamente ao luar. Por que, então, a Casa dos Gritos era necessária quando ele era estudante? Por que ele não ficava apenas preso num quarto sem janelas?
  2. Por que os Dementadores tentam administrar o “Beijo” em Harry?
  3. O que Harry deve ter visto na beira do lago?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Esse é o terceiro ataque que os Dementadores fazem a Harry, e parece óbvio que cada incidente é calculado. Por que os Dementadores continuamente escolhem Harry, não se sabe, mas levanta a suspeita que eles devem ter ligações com Voldemort e seus Comensais da Morte, embora isso não seja comprovado em parte alguma da história.

Os Dementadores vão partir para o lado de Voldemort assim que ele ressuscitar, mas até que ele retorne ao poder, não há nenhum centro de Magia Negra para abrigá-los; os Comensais da Morte ainda estão espalhados e desorganizados, e assim ficarão até a conclusão do quarto livro. Por que então, eles atacam Harry? Lupin nos contou anteriormente, que Harry é mais profundamente afetado pelos Dementadores porque sofreu muito. Os Dementadores são atraídos por Harry porque ele abriga uma quantidade grande de emoções e lembranças tristes, que eles usam para se alimentar, provavelmente mais do que qualquer outro bruxo em Hogwarts, e também porque ele ainda não consegue se defender apropriadamente.

Nos próximos capitulos, vamos descobrir que de fato, a luz que Harry viu quando estava desmaiando era um Patrono, e que foi ele mesmo quem lançou. No entanto, quando ele viu a si próprio, ele acreditou que era seu pai, porque ele não sabia do Vira Tempo de Hermione. Possivelmente, a recente discussão na Casa dos Gritos, a respeito de seu pai, o deixaram predisposto a ver aquilo que ele pensou que era o fantasma de seu pai.

Conexões[editar | editar código-fonte]

  • Essa é a primeira vez que ficamos sabendo que Sirius tem uma casa, que depois, vamos descobrir que fica em Londres. Com certeza é a residência da família Black, embora essa seja a primeira vez em que é mencionada. Ela será o centro da ação no livro A Ordem da Fênix, e eventualmente virá a pertencer a Harry, com a morte de Sirius, no capitulo 35 do quinto livro.