Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Prisioneiro de Azkaban/Capítulo 13

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.



Capítulo 13 Gryffindor versus Ravenclaw[editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O aparente fim de Perebas nas garras de Bichento, parece ter acabado com a amizade de Ron e Hermione. Ron acha que Hermione não se preocupou e não assumiu sua responsabilidade; Hermione, aparentemente pensa que é normal da natureza do gato atacar ratos, além disso só há evidências circunstanciais que Bichento matou Perebas. Harry concorda com Ron, por causa das evidências físicas e a história de Bichento sempre atacando Perebas.

Hermione reclama porque Harry fica sempre ao lado de Ron e sai da Sala como um foguete. Ron fica muito sentido e nem mesmo Fred e George, lembrando que Perebas estava muito acabado (poucos dias antes), conseguem consolá-lo. Por fim, Harry o convida para ir ao treino do Quadribol, oferecendo uma chance dele voar na Firebolt, e isso melhora um pouco mais seu humor. Chegando ao campo do Quadribol, Harry encontra o time e Madam Hooch, que ficou encarregada de protegê-lo durante o treino. Ela está encantada com a Firebolt assim como os Gryffindors, e fica falando com ela mesma sobre a vassoura, até que Oliver a lembra que eles precisam começar o treino. E que treino magnífico! Inspirados pela Firebolt todos jogaram muito bem e Oliver não teve uma só queixa, coisa rara para ele. Oliver pergunta a Harry sobre o problema com os Dementadores, e Harry responde não muito firme que está praticando o feitiço. Quando o treino termina, Ron voa na Firebolt pelo céu que está escurecendo. Madam Hooch acorda e briga com Harry e Ron porque a deixaram dormir, e os envia de volta ao castelo. Através do caminho, Harry acha que vê um par de olhos o observando. Ron usa Lumos e eles avistam Bichento. Harry não quer admitir que pensou ter visto o Sinistro.

O jogo de Quadribol é na manhã seguinte. Os Gryffindors formam uma guarda de honra e carregam a Firebolt até a sala do café da manhã. Os estudantes de outras Casas, inclusive da Ravenclaw, chegam para olhar a vassoura, incluindo Draco Malfoy, que como já era esperado faz suas gracinhas.

O time vai para o campo. Oliver comenta sobre o novo apanhador da Ravenclaw, que é Cho Chang, dizendo que ela é boa mas está usando uma vassoura antiga e vagarosa, uma Comet Two-Sixty. Harry repara como ela é bonita, Madam Hooch apita o inicio da partida. Lee Jordan é o comentarista, mas toda hora ele interrompe para comentar a Firebolt, e sempre leva uma chamada. Harry vê e perde o Pomo diversas vezes, finalmente o vê perto das balizas. Quando ele acelerou para pegar o Pomo, Cho fez o mesmo, mas ela engasgou e apontou para baixo. Harry olhou e viu três Dementadores no campo, arrancou sua varinha de dentro da roupa e convocou: Expecto Patronum, mandando o Patrono sobre os Dementadores. Então passou como uma bala por Cho e agarrou o Pomo ganhando o jogo!

No meio da desordem e festa, tantos elogios, Harry ouviu o Professor Lupin, visivelmente emocionado, comentar que ele produziu um Patrono impressionante. Harry diz que os Dementadores não o afetaram, mas Lupin responde que eles não eram Dementadores. Na realidade eram Draco, Crabbe, Goyle e Marcus Flint, fantasiados de Dementadores com vestes negras (Draco e Goyle dividiram uma veste para parecerem maiores). A Professora McGonagall furiosa, passa um sermão neles alto e em bom som e tira pontos da Slytherin.

Os Gryffindors celebram na Sala Comunal, e Fred e George desapareceram algumas horas e voltaram com diversas garrafinhas de cerveja amanteigada do Três Vassouras e vários sacos de doces da Dedos de mel. Hermione, que tinha 422 páginas de Estudos dos Trouxas para ler antes de segunda feira, não se juntou à festa. Ron comenta alto, que Perebas gostaria de estar lá, fazendo com que Hermione saísse chorando. Harry pede a Ron para não fazer isso com a garota, mas Ron se recusa até que ela mostre algum remorso com relação à Perebas. A festa dura até que a Professora McGonagall aparece por volta de 1 hora da manhã e mande todos para a cama.

Gritos aterrorizantes acordaram Harry. Sirius Black tinha cortado as cortinas da cama de Ron, e estava em pé sobre ele com uma faca na mão. Harry saiu pela escada abaixo caçando Sirius até a Sala Comunal, enquanto outros alunos da Casa saiam de seus dormitórios. Percy mandou todos de volta para as camas, e ninguém nem mesmo ouviu no meio da confusão. A Professora McGonagall chega e pergunta a Sir Cadogan como Black entrou, o cavaleiro orgulhosamente diz que permitiu a entrada do homem porque ele tinha as senhas; uma lista completa delas. Pálida, McGonagall pergunta quem foi estúpido o bastante para escrever todas as senhas e perder a lista. Um envergonhado Neville levanta a mão!

Análise[editar | editar código-fonte]

Harry não conseguiu tempo para ver a figura de seu próprio Patrono, mas a reação de Lupin foi significativa. Embora estivesse visivelmente emocionado, ele se recompõe o suficiente para dar parabéns a Harry. Se, de acordo com a reação de Lupin, Harry conseguiu produzir um Patrono corpóreo com sucesso, então praticamente todos no campo de Quadribol agora sabem que ele consegue produzir um e qual a forma dele. No entanto, apenas Lupin parece compreender o significado da forma.

Mesmo tendo sido Draco e seu pequeno bando fantasiados de Dementadores, Harry acreditou que era real, e não foi afetado por eles. No entanto, quando ele enfrentava o Bicho Papão em forma de Dementador, mesmo sabendo que era um Dementador falso, Harry era tão afetado que ouvia novamente os gritos de sua mãe e desmaiava. Isso sugere que Harry está gradualmente superando seus medos, embora que os Dementadores certamente ainda o abalarão

Sem conseguir decorar tantas senhas, Neville fez uma lista que, aparentemente perdeu, como vimos no capitulo anterior. Encontrando essa lista, Black pode entrar no dormitório da Gryffindor. A repercussão foi terrível: Neville foi humilhado frente aos colegas e punido por McGonagall, acabando com sua, já frágil, auto confiança. Contudo, McGonagall está certa, porque manter esse tipo de lista é uma péssima idéia, mas também é complicado que cada aluno decore as várias e constantes mudanças de senha.

Ron ficou aterrorizado pelo seu encontro com Sirius Black, mas seu comportamento na Torre da Gryffindor desmente seu comportamento como assassino de tantas pessoas. Embora ele tenha rasgado as cortinas de Ron com uma faca, nem Ron e nem Harry foram feridos, embora Black tenha tido todas as oportunidades de tê-lo feito. Eles ficam imaginando o por que, mas quando Ron gritou, Sirius fugiu. Presumindo que Sirius estivesse visando Harry, seria muito simples para um assassino tão perigoso calar Ron para sempre, e rapidamente se mover até o alvo verdadeiro na cama ao lado. O que o fez parar?

Enquanto isso, uma nova confusão acontece entre Ron e Hermione. A recusa de Hermione de demonstrar simpatia ou de assumir a responsabilidade pela morte aparente de Perebas, não parece combinar com a personalidade da garota nos livros anteriores. Uma vez que ela tinha acabado de ficar de bem com Ron e Harry, talvez ela não quisesse admitir qualquer coisa que pudesse criar confusão de novo. Outro fato é que a natureza teimosa de Hermione faz com que ela, raramente, se é que alguma vez, se considera errada, e não há prova absoluta de que Perebas esteja morto ao invés de apenas desaparecido. No entanto, o fato mais importante aqui, parece ser que Hermione está extremamente cansada e nervosa, ela está claramente sofrendo de estresse pelo excesso de matérias. Considerando que ela sempre foi facilmente a melhor aluna da sua turma, isso é difícil de entender, embora tenha sido imaginado para preparar a apelação da condenação de Bicuço. Ron e Harry haviam prometido a Hagrid, ajudar o Hipogrifo, mas logo perderam o interesse e isso está aumentando a carga de obrigações de Hermione.

Harry tem seu primeiro encontro com a Apanhadora da Raveclaw, Cho Chang, a primeira garota que atraiu Harry “ele sentiu um negócio no estômago que não tinha nada a ver com os nervos”. Cho é bonita e também boa na arte de voar, pelo menos por uma vez, ela teria batido Harry caso tivesse uma vassoura mais rápida. Isso faz com que ela seja ainda mais atraente para Harry.

O fato de Madam Hooch ficar falando com a Firebolt parece meio fora de contexto. Os leitores podem não perceber porque, mas ficarão um tanto perturbados com isso também. Olhando para trás, no capitulo 11, vemos quando a Professora McGonagall confiscou a vassoura, ela disse que iria entregá-la à Madam Hooch e ao Professor Flitwick para examinar algum feitiço escondido. Madam Hooch tinha ficado trabalhando na vassoura por mais ou menos quatro meses, desde o fim de dezembro até o meio de abril, é tempo suficiente para que qualquer feitiço (não mágico) tenha vencido.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. Como Sirius Black conseguiu entrar na Sala Comunal da Gryffindor?

Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. Hermione está agindo de maneira insensível com relação a Ron por causa do desaparecimento de Perebas? Ela deve assumir alguma responsabilidade pelo fato de Bichento ter feito algo? Ron está exagerando?
  2. Bichento é responsável pelo desaparecimento de Perebas? Explique.
  3. Ficamos sabendo que Sirius Black assassinou outro bruxo e doze Trouxas. No entanto, Black entra no dormitório de Harry, e nada faz para feri-lo e ao invés rasga as cortinas da cama de Ron. Por que, você acha que Black fez isso ao invés de matar Harry, quando teve oportunidade?
  4. Remus Lupin dá os parabéns a Harry pelo magnífico Patrono que ele conjurou durante o jogo de Quadribol, mas sua forma surpreende Lupin (embora permaneça desconhecida dos leitores). Que forma ele tomou e por que Lupin ficou tão emocionado com isso?
  5. Por que Harry ficou tão afetado pelo Bicho Papão, mesmo sabendo que não era um Dementador verdadeiro, mas, durante o jogo de Quadribol, ele não sentiu nenhum efeito mesmo achando que eles eram reais?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O Patrono de Harry mais tarde é revelado, é um cervo. Nessa altura, somente três pessoas entendem o seu significado: Sirius Black, o Professor Lupin e Peter Pettigrew, os amigos de escola de James, reconheceriam um cervo como sua forma de Animago. Dos três, apenas Lupin é o único que sabemos que estava presente. Pettigrew provavelmente está se escondendo na cabana de Hagrid, e embora Sirius tenha sido visto mais cedo, observando Harry jogar, não há menção sobre ele.

Se Harry pode produzir um Patrono corpóreo, em seu terceiro ano escolar, vemos que, se apropriadamente motivado, ele pode fazer magia de alto nível. O feitiço Patrono é normalmente ensinado aos alunos de sexto ou sétimo ano. No livro A Ordem da Fênix, capitulo 16 (quinto ano), muitos alunos parecem impressionados com a habilidade de Harry em lidar com a magia.

Mais tarde recebemos outras explicações, que revelam que, quando Sirius entrou na Torre da Gryffindor, ele na verdade estava procurando Perebas, que agora está desaparecido e se presume foi morto por Bichento. Sirius descobriu, vendo o artigo do Profeta Diário, que Perebas é o pet de Ron, e provavelmente aprendeu com Bichento em que cama Ron dorme. Isso explica porque Sirius escolheu Ron. Parece que a aparente morte de Perebas, sendo tão recente ainda não era do conhecimento de Sirius. Isso também explica porque Perebas (Peter Pettigrew) desapareceu. Enquanto Ron acredita que a aparência péssima de Perebas é culpa dos ataques de Bichento, vamos recordar que ele já parecia muito mal, quando Ron e Hermione encontraram Harry no Beco Diagonal, e isso aconteceu antes de Hermione comprar Bichento. Ron comprou a vitamina para ratos na loja de animais, achando que Perebas precisava. Essa foi a primeira vez em que Bichento atacou Perebas e Hermione o comprou.

Na verdade, a aparência doentia de Perebas vem antes da fuga de Sirius Black. Perebas ouvindo o que foi discutido na casa dos Weasleys, presumiu que Black estava indo para Hogwarts. Quando Black chegou muito perto da Sala Comunal da Gryffindor, Perebas decidiu que era hora de desaparecer, fingindo sua própria morte, como ele já havia feito antes, depois partiu para um lugar mais seguro perto do mundo mágico.

Será descoberto mais tarde que Black, em sua forma de Animago ganhou a confiança de Bichento. Bichento então, roubou as senhas de Neville e as entregou para Black. Não se sabe como Bichento não conseguiu avisar a Black que Perebas tinha desaparecido, o ataque de Black aconteceu quando tinha dois dias que Perebas tinha desaparecido. Possivelmente eles não tiveram chance de se comunicar.


A briga entre Ron e Hermione só vai ser resolvida por um acontecimento exterior. Hagrid escreve avisando que Bicuço perdeu a apelação final e vai ser executado. O Trio se reúne para visitar Hagrid, contra seus avisos, no intuito de lhe dar apoio e confortá-lo.

Apenas uma nota – pode valer à pena mencionar que esse é o primeiro e único jogo de Harry contra a Ravenclaw. Suas muitas aventuras durante a série, acabaram fazendo com que ele não pudesse jogar novamente contra Ravenclaw durante sua carreira escolar.


Conexões[editar | editar código-fonte]

  • A forma do Patrono de Harry será conhecida como sendo a mesma forma de Animago de seu pai. Essa é uma ligação com o pai de Harry, mas depois será vista como uma forma de detectar sua presença (último livro capitulo 28) mesmo sob a Capa da Invisibilidade. O fato de Harry ser capaz de produzir um Patrono corpóreo, também será futuramente visto como alguma surpresa pelo Ministério, e vai conferir ao garoto um certo status aos olhos da Armada de Dumbledore e também vai lhe garantir uma nota superior em Feitiços nos exames N.O.M.s.


  • Cho Chang, aqui vista pela primeira vez, vai se tornar um interesse amoroso de Harry no quarto e quinto livro. Como foi mencionado no artigo sobre Cho Chang, Harry está amadurecendo e precisa de um interesse romântico. Cho é um personagem colocado no texto apenas para isso e depois, é deixada de lado quando Harry precisa completar sua missão no Enigma do Príncipe, sem maiores distrações.