Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Prisioneiro de Azkaban/Capítulo 10
Capítulo 10 O Mapa do Maroto
[editar | editar código-fonte]spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso: Seguem detalhes do enredo.
Sinopse
[editar | editar código-fonte]Harry está profundamente desapontado com seu primeiro jogo de Quadribol, por terem perdido e pela destruição de sua vassoura. Ele também está preocupado por ter visto o Sinistro três vezes, duas antes de ter sido quase morto:uma vez pelo Nôitibus e depois caindo de sua vassoura durante o jogo de Quadribol. Ele não diz nada a ninguém sobre o Sinistro, nem para Hermione, que ia zombar, nem para Ron, que iria entrar em pânico. Os Dementadores também o perturbaram, e Harry começa a perceber que quando eles se aproximam, ele ouve os gritos de sua mãe sendo assassinada.
A volta às aulas na segunda-feira foi um alívio, mesmo com as implicâncias de Draco. O Professor Lupin também retorna e cancela o dever sobre os lobisomens, que Snape havia passado para a turma. Depois da aula Lupin diz a Harry que ficou muito aborrecido porque o Salgueiro Lutador destruiu sua vassoura. O salgueiro foi plantado durante o seu primeiro ano em Hogwarts.
Lupin diz a Harry que sua reação aos Dementadores não é fraqueza. Os Dementadores sugam a felicidade e as boas lembranças das pessoas, deixando apenas as ruins. As lembranças terríveis que Harry traz consigo é que o fazem particularmente vulnerável. Harry revela que pode ouvir Lord Voldemort matando sua mãe, sempre que os Dementadores estão por perto, deixando Lupin visivelmente abalado. Harry pede a Lupin que o ensine a se defender contra os Dementadores, da mesma forma que ele fez no Expresso de Hogwarts. Lupin promete que o fará após os feriados do Natal.
Com essa promessa, Harry parece mais contente; Ravenclaw esmagou a Hufflepuff no Quadribol, trazendo a Gryffindor de volta à disputa pela Copa e isso também ajudou no moral de Harry. Ron e Hermione vão ficar em Hogwarts para o Natal, o que reforçou sua melhora. Mesmo a possibilidade de perder outra vez o passeio em Hogsmeade, Harry não ficou muito chateado.
Pegando emprestado “Qual vassoura” de Oliver Wood, Harry decidiu que ia passar o fim de semana de Hogsmeade, lendo sobre uma possível vassoura nova para substituir a que perdeu. Fred e George, no entanto, têm outras idéias. Alegando que a necessidade de Harry era muito maior do que a deles, eles deixam para ele como herança, o Mapa do Maroto, um pergaminho mágico que roubaram de Filch no primeiro ano deles em Hogwarts. O mapa, aparentemente foi criado pelos Srs. “Aluado”, “Rabicho”, “Almofadinha” e “Pontas”, e mostra sete passagens secretas que vão para fora e para dentro de Hogwarts, assim como a localização de cada pessoa dentro do castelo. Fred e George dizem que Filch aparentemente conhece apenas quatro túneis. Um dos três restantes desabou, e um começa sob o Salgueiro Lutador, o que o torna muito perigoso. A passagem nas costas da Bruxa de Um Olho Só, vai direto até o porão da Dedos de Mel em Hogsmeade. Para ativar o Mapa era preciso bater nele com a varinha e dizer - “Juro solenemente que não pretendo fazer nada de bom” e para torná-lo totalmente em branco outra vez era, bater com a varinha e dizer – “Malfeito feito!”
Harry abre a corcunda da Bruxa de Um Olho Só com o feitiço Dissendium!", que o próprio mapa ensinou e se enfia de cabeça pela passagem estreita. Ele sai no porão da Dedos de Mel. Já na loja, ele se esgueira atrás de Ron e de Hermione. Ron acredita que ele Aparatou, mas Harry conta a ele sobre o Mapa. Ron fica chateado porque Fred e George nunca contaram a ele sobre esse Mapa, Hermione avisa que Harry tem que entregá-lo à Professora McGonagall. Mas Harry, se recusa acreditando que os Dementadores estão rodeando a aldeia e impedirão Sirius Black de usar qualquer uma das duas passagens possíveis.
Eles se dirigem ao Três Vassouras, (Ron parece ter uma quedinha por Madam Rosmerta a dona do pub) e eles pedem uma rodada de cerveja amanteigada. De repente, entram no pub a Professora McGonagall, o Professor Flitwick, Hagrid e Cornelius Fudge, o Ministro da Magia. Ron e Hermione rapidamente enfiam Harry debaixo da mesa. Os quatro mais Madam Rosmerta sentam na mesa ao lado. Quando Rosmerta se queixa que os Dementadores estão atrapalhando seus negócios, Fudge explica que eles são necessários porque Sirius Black é perigoso. Rosmerta comenta que Sirius e James Potter eram grandes amigos e estavam sempre juntos no Três Vassouras. Isso deixa Harry surpreso. Fudge diz que, Sirius não era apenas o melhor amigo de James, mas que foi padrinho do casamento dele e é padrinho de Harry. James e Lily se esconderam de Voldemort, que os estava caçando. Eles usaram o feitiço Fidelius para se esconder e deixaram Sirius como o Fiel do Segredo. Dumbledore sabia que alguém próximo deles estava vazando segredos e se ofereceu para ser o Fiel do Segredo, mas eles recusaram. Menos de uma semana depois, Voldemort matou James e Lily, porém encontrou seu destino ao atingir o bebê Harry. Obviamente Black, cansado de ser agente duplo, entregou tudo a Voldemort, mas depois da derrota do Lord das Trevas, ele teve que fugir. Peter Pettigrew, outro amigo de Potter, agarrou Black no dia seguinte e acusou-o de trair James e Lilly. Black matou Pettigrew e outros 12 trouxas que estavam perto com uma só maldição. De tudo isso só sobraram as vestes ensangüentadas e um pedaço do dedo de Pettigrew. Black foi sentenciado à prisão de Azkaban. Acham que ele está tentando se reunir a Voldemort, talvez após matar Harry para provar sua lealdade. Os professores saem; Harry, Ron e Hermione estão completamente espantados para conseguir falar.
Análise
[editar | editar código-fonte]Harry mostra, aqui, que está mais maduro e pensando com mais lógica. Ele percebe que os gritos que ouve sempre que os Dementadores se aproximam, são os gritos de sua mãe ao ser assassinada. Eventualmente, ele consegue recordar suas últimas palavras, desesperada implorando por sua vida. Devagar suas lembranças vão descobrindo mais peças desse quebra-cabeças pavoroso há muito tempo escondido.
O Professor Lupin parece muito emocionado, embora se recuperasse rapidamente, quando Harry menciona que ouvia os gritos de sua mãe. Embora ele nunca tenha explicado porque isso o afetou tanto, parece mais emocional do que a reação de um professor, reagindo à infelicidade de seu aluno; isso pode indicar que Lupin teve alguma ligação anterior com James e Lily. Ele também expressa remorso porque o Salgueiro Lutador destruiu a vassoura de Harry. Curiosamente, o Mapa do Maroto mostra uma passagem secreta que começa na base do Salgueiro Lutador, embora não pareça haver razão para um túnel estar localizado tão próximo a essa árvore perigosa e também, não se sabe aonde ele vai dar. Lupin diz a Harry que o Salgueiro foi plantado no ano em que ele entrou para Hogwarts. Se existe alguma relação com o fato do salgueiro ter sido plantado próximo a um túnel, no mesmo ano em que Lupin chegou à escola, nada foi mencionado aqui, mas pode ser considerado. O salgueiro não é, obviamente uma árvore comum; ele é tão grande que deveria ser muito mais velho, é provável que a magia tenha acelerado seu crescimento e também tê-lo feito um “lutador”, não se sabe com que propósito.
Não sabemos quem são ou quem foram Srs. “Aluado”, “Rabicho”, “Almofadinha” e “Pontas”, mas eles eram obviamente bruxos extremamente talentosos para conseguir criar aquele Mapa. Uma vez que o Mapa mostra Hogwarts, podemos presumir que eles eram alunos da escola, mas quando, não se sabe. O presente dos gêmeos dá a Harry uma nova liberdade e o poder de ser dono de seus atos, e ele não hesita em usar o Mapa para driblar as regras da escola, com o encorajamento de Ron e, com as objeções normais de Hermione. Como sempre,mesmo que Hermione seja contra o uso do Mapa, ela evita contar à direção. Pelo próprio fato do Mapa do Maroto ser uma criação mágica extraordinária, é ainda mais extraordinário o fato dos gêmeos o terem dado a Harry como herança. Certamente essa é uma maneira de mostrar o quanto eles se preocupam e respeitam Harry, para dividir com ele um objeto tão prático e valioso. É também uma prova das habilidades mágicas superiores que eles têm, porque conseguiram abrir o Mapa, e também é porque eles se garantem, e poderão prosseguir suas atividades “extracurriculares” sem precisar de um objeto tão útil quanto o Mapa.
Quando Harry, secretamente chega a Hogsmeade, sua excursão divertida acaba sendo objeto de novidades indesejáveis e muita preocupação, quando a história por trás da prisão de Black é revelada, e também do porque ele está tentando invadir o castelo. Nessa altura Harry está emocionalmente agitado, descobrir que Black traiu seus pais, e entender finalmente porque há tanta preocupação com a sua segurança, além de saber o motivo de Black para matá-lo, são demais para o garoto. Saber que Black é seu padrinho, alguém de quem se poderia esperar amor e proteção, apenas deixam Harry mais desesperado, particularmente porque ele tem uma família que o detesta e o maltrata. Harry agora percebe o que Malfoy quis dizer sobre desejar revanche; ele sabia que Black traiu os Potters, assim como Mr. Weasley, quando falou com Harry na estação de trens. O quanto a primeira guerra bruxa apavorou Fudge, com medos constantes é evidente aqui, e também que ele sofre de pesadelos com relação aos acontecimentos relacionados à captura de Sirius Black. Com a fuga de Black e até o encontro recente com ele, parece que Fudge vive assustado que o reino do terror que existiu, seja trazido de volta. Portanto, ele faz todo o possível, com sua limitada imaginação, para proteger o mundo mágico de modo que isso não volte a acontecer.
Quando Snape subistituiu Lupin na aula de DCAT, ele pediu uma redação sobre lobisomens; embora ainda não se tenha informações suficientes para comprender porque Snape escolheu esse tema, Hermione parece ter uma idéia. Como sempre Hermione é a única chateada porque a redação foi cancelada; parece que apenas ela completou essa tarefa, e deve ter aprendido coisas interessantes com isso.
Como uma nota apenas - parece que Madam Rosmerta já estava na direção do Três Vassouras quando James Potter e Sirius Black eram apenas estudantes. Isso faz com que Madam Rosmerta tenha idade para ser mãe de Ron, uma vez que ela deve ter pelo menos a idade de James e de Sirius quando eles estavam em Hogwarts. Visto por esse lado, a paixonite de Ron por Madam Rosmerta parece um tanto estranha. Os leitores adultos podem reconhecer, no entanto, que 35 a 40 anos não é nada tipo “velha” como pode parecer para os leitores alvo (com idades entre 12 e 15 anos). Nesse aspecto, o interesse de Ron e seu desenvolvimento é inteiramente normal, e nos ajuda a compreender sua personalidade.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Revisão
[editar | editar código-fonte]- O que é o Mapa do Maroto e como funciona?
- Como Fred e George conseguiram o Mapa? Por que eles o estão deixando para Harry?
- Qual era a relação de Sirius Black com James e Lily Potter?
- Por que se acredita que Sirius Black traiu Lily e James Potter e Peter Pettigrew?
Estudos Adicionais
[editar | editar código-fonte]- Como os gêmeos sabiam o que era o Mapa do Maroto quando o roubaram? O Mapa precisa de instruções exatas para ser usado. Como eles descobriram o que fazer?
- Por que uma árvore tão perigosa quanto o Salgueiro Lutador foi plantada no terreno da escola durante o primeiro ano de Lupin em Hogwarts? Por que foi plantada sobre um túnel e aonde será que o túnel vai parar?
- Se o enorme Salgueiro Lutador foi plantado apenas no ano em que Lupin começou na escola, como ele ficou tão imenso durante tão pouco tempo?
- Por que Lupin ficou tão emocionado quando Harry contou para ele sobre os gritos que ouve, cada vez que os Dementadores se aproximam dele?
- Quem poderiam ser Aluado, Almofadinha, Pontas e Rabicho? Qual seria a ligação deles com o Mapa do Maroto?
- O que os nomes “Aluado”, “Almofadinha”, “Pontas” e “Rabicho” realmente significam? Esses nomes combinam com algum dos personagens que já foram visto?
- A traição de Sirius Black a James e Lily Potter parece lógica? Existe alguma outra explicação, de acordo com o que já sabemos sobre as pessoas envolvidas?
Visão Completa
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
O que Harry não sabe, é que ele acabou de herdar outra relíquia que perteceu a seu pai: o Mapa do Maroto. James Potter, junto com Sirius Black, Remus Lupin e Peter Pettigrew, no sexto ano, usaram seu conhecimento combinado de Feitiços e dos terrenos de Hogwarts. Esse Mapa não é importante apenas para Harry se mover através dos muitos obstáculos que ele encontra durante a série, mas o ajuda de outras formas mais práticas, normalmente para ajudá-lo a evitar ser pego durante suas aventuras ao redor de Hogwarts, durante a noite. O Mapa também tem seu papel na trama de Barty Crouch Jr. para matar seu pai, durante o quarto ano de Harry (quarto livro). É o Mapa que mantém Harry atento às atividades de Malfoy no sexto livro, Finalmente no último livro Harry carrega o Mapa com ele, quando deixa Hogwarts para caçar os Horcruxes de Voldemort. Embora o Mapa não seja tão útil enquanto ele viaja pelo país, ele se torna um amuleto que mantém seu moral alto, lhe traz uma certa familiaridade e conforto, e é uma maneira de se manter ligado a Hogwarts e a seus amigos, assim como a seu falecido pai, que ajudou a criá-lo. Ainda mais importante para Harry, o Mapa permite que ele consiga ver o nome de Ginny, assim mantendo a ligação com ela enquanto ela permanece em Hogwarts, e confirma ao leitor a ligação romântica entre eles.
A reação de Lupin é normal, quando Harry revela que ouve os gritos de sua mãe, Lupin fica profundamente emocionado porque ele era um amigo muito próximo de James e Lily Potter. Lily era especialmente carinhosa e o aceitava como ele era, quando estavam juntos na escola. Lupin também sofre porque essa é a única lembrança que Harry tem de sua mãe falecida, e ele fará o que for possível para ajudá-lo a conhecer a pessoa que Lily era, e também James. Sua resposta a Harry sobre a destruição da vassoura é mais do que simples simpatia. Ele se sente um tanto responsável pelo fato do Salgueiro Lutador destruí-la porque, a árvore foi plantada para protegê-lo, no primeiro ano em que ele chegou a Hogwarts. O propósito do Salgueiro ser plantado ali, foi para proteger a passagem secreta na sua base, que leva à Casa dos Gritos. Era ali que Lupin, que é um lobisomem, ficava confinado durante a lua cheia, para proteger os alunos e funcionários durante as transformações dele. Essa proteção não é mais necessária desde que ele tome a Poção de Acônito, de modo que mesmo transformado em lobisomem ele possa manter sua consciência humana, durante o ciclo lunar. Nós já vimos Lupin bebendo a poção e saberemos mais, ainda nesse livro.
Os funcionários de Hogwarts não têm a menor idéia de que o túnel da Bruxa de Um Olho Só existe; Lupin, um dos criadores do Mapa do Maroto, deve saber sobre ele e possivelmente Sirius sendo outro dos criadores do Mapa deve sabê-lo. Mais tarde podemos suspeitar que Snape, pode ter algum conhecimento dele recuperado da mente de Harry. A passagem pode ser muito interessante, mas nunca mais é usada após esse livro.
É revelado, mais tarde, que Dumbledore, assim como outros funcionários sabem sobre o túnel levando ao Salgueiro Lutador. Snape também sabe que Sirius Black conhece a passagem. Apesar disso, parece que a passagem que o Trio usa, mais tarde, nunca foi monitorada ou selada após a fuga de Sirius Black. Não se sabe porque Dumbledore nunca achou que essa precaução era necessária, especialmente depois que Black invadiu o castelo. Talvez o túnel que começa do lado de fora do castelo e termina numa casa toda fechada, dê um certo senso de segurança. Também é curioso que o túnel nunca tenha sido bloqueado, ou totalmente eliminado depois que Lupin partiu de Hogwarts, uma vez que já não serviria mais para nada. Com o túnel lacrado, o Salgueiro Lutador, sendo uma planta muito perigosa poderia ter sido removida ou desativada. No entanto, o Salgueiro Lutador e o túnel serão parte importante da trama mais tarde.
De acordo com o Ministro Fudge, Sirius Black era o Fiel do Segredo dos Potters, para mantê-los escondidos de Lord Voldemort, mas Black os traiu e mais tarde matou Peter Pettigrew, deixando apenas um dedinho dele para trás. Isso o liga a outro fato: Perebas, o rato pet de Ron, não tem um dedo numa das patas. Vamos descobrir que Perebas é, na verdade, Peter Pettigrew, que, como Black e James Potter, é um Animago, sua forma de rato leva ao seu nickname “Rabicho”. Pettigrew cortou seu próprio dedo, para fazer com que sua falsa morte parecesse mais convincente. Black vendo a família Weasley na foto do Profeta Diário, quando eles estavam no Egito, reconheceu Pettigrew na forma de rato assim como o dedo que faltava, ele percebeu que Pettigrew estava vivo e o que tinha feito; Pettigrew foi o motivo de Black ter invadido Hogwarts. No próximo livro Pettigrew será forçado a cortar outra parte do corpo.
É interessante notar que Fudge parece acreditar que é possível a volta de um reanimado Voldemort; quando Madam Rosmerta sugere que isso seria uma possibilidade terrível, Fudge admite que eles acreditam que esse seja o plano de Black.
Ainda, no próximo livro, quando Dumbledore afirma que Voldemort retornou, Fudge rejeita totalmente a idéia. Podemos pensar, o que pode ter acontecido para, nesse meio tempo, Fudge tenha mudado de idéia tão completamente.
Conexões
[editar | editar código-fonte]- O túnel para a Casa dos Gritos é mencionado aqui, pela primeira vez, embora ainda não se saiba que ele termina no Salgueiro Lutador. Esse túnel será usado no capitulo 17 e novamente no capitulo 32 do último livro. O Salgueiro Lutador que guarda o túnel, e que danificou o carro voador de Mr. Weasley no segundo livro, e também destruiu a vassoura de Harry, no capitulo anterior, também será novamente mencionado; mais tarde nesse livro, Bichento vai mostrar a Harry como passar por ele.
- O Mapa do Maroto, criado por James Potter, Sirius Black, Remus Lupin e Peter Pettigrew, será usado no capitulo 14, para permitir a Harry escapar para Hogsmeade, mas depois será confiscado por Lupin; ele vai mostrar a Lupin, e mais tarde a Snape, que há pessoas indo para a Casa dos Gritos através do túnel. Depois que for devolvido a Harry, ele o usa para evitar que Pirraça e Filch o peguem, durante o quarto ano; depois é emprestado por Olho-Tonto Moody, e tem um papel importante na trama de Barty Crouch Jr. para assassinar seu próprio pai. Harry usa o Mapa para evitar a descoberta da Armada de Dumbledore, e dele mesmo em A Ordem da Fênix. O Mapa mantém Harry atento às atividades de Malfoy no sexto livro. Finalmente no último livro, Harry usa o Mapa para ver o nome de Ginny quando ela está em Hogwarts.