Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Enigma do Príncipe/Capítulo 6

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Capítulo 6
A Fuga de Draco[editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Mortes frequentes e desaparecimentos estão ocorrendo através do mundo mágico. No aniversário de Harry, Lupin menciona que Karkaroff foi encontrado morto, com indicações de que foi morto pelos Comensais da Morte. Outros, como Florean Fortescue, que era dono da loja de sorvetes no Beco Diagonal, e Ollivander o artesão de varinhas, estão desaparecidos.

A lista de material escolar chega junto com uma comunicação que Harry é o novo capitão do Quadribol. Hermione diz que isso dá um status igual ao dos monitores, permitindo que ele use o banheiro chique deles.

Harry, Hermione e os Weasleys vão ao Beco Diagonal para comprar o material, acompanhados por Hagrid. Bill Weasley que trabalha no Banco Gringotes, retirou um saco de dinheiro para Harry, de seu cofre porque a segurança está cerrada. Na loja de Madam Malkin, Harry, Hermione e Ron têm um encontro desagradável com Draco e sua mãe esnobe Narcissa. Quando a costureira tenta erguer a manga esquerda da veste de Draco, que ela está medindo, ele puxa o braço reclamando que ela o espetou com um alfinete; ele e sua mãe saem rapidamente da loja.

Harry, Ron, Hermione e os outros Weasleys vão para a loja dos gêmeos - Weasleys' Wizard Wheezes, (Gemialidades Weasley) que está bombando. Não são apenas os itens de brincadeiras que estão vendendo bem, mas os gêmeos também estão desenvolvendo uma linha mais séria, com Chapéus Escudo e Capas e Luvas Escudo, o Ministério da Magia está comprando em quantidade.

Harry vê Draco passando sozinho pelas lojas. Escondido sob a Capa da Invisibilidade Harry, Ron e Hermione seguem Draco até a Travessa do Tranco, e em Borgin & Burkes a loja de itens de magia negra. Usando as orelhas extensíveis, eles escutam Draco perguntar como consertar alguma coisa. Draco ameaça Borgin, mostrando a ele alguma coisa em seu braço, mas o grande armário preto onde Harry estava escondido há quatro anos atrás, esconde parcialmente a vista. Draco avisa que Fenrir Greyback um “amigo da família” vai “vir sempre para ver se ele está recebendo toda atenção.” Draco também escolhe um objeto para si mesmo, mandando que Borgin guarde segredo. Depois que Draco sai, Hermione esperando saber que Draco escolheu, entra na loja fingindo que está procurando um presente de aniversário para seu “amigo” Draco. Borgin, desconfiado, manda que ela saia e coloca o sinal de “Fechado” na porta.

Eles voltam à loja de Fred e George sob a Capa da Invisibilidade. Para acalmar Mrs. Weasley, preocupada com a ausência deles, eles dizem que estavam na sala dos fundos.


Análise[editar | editar código-fonte]

O fato dos Comensais da Morte terem matado Karkaroff não surpreende nem um pouco, eles não pensam duas vezes para matar traidores, e o próprio Karkaroff já esperava por isso.

O passeio ao Beco Diagonal fisicamente, mostra o quanto o poder de Voldemort cresceu e está afetando o mundo mágico. Não apenas as lojas que eram prósperas agora estão vazias, mas as pessoas, incluindo Mr. Ollivander, o artesão de varinhas, desapareceu, ninguém sabe que fim ele levou. A loja dos gêmeos tem como progredir nesse ambiente hostil, embora o fato de venderem armas para lutar contra Voldemort possa fazer deles um alvo.

Harry, nesse meio tempo, suspeita que a visita de Draco à Borgin & Burkes envolve alguma coisa sinistra, embora Ron e Hermione não acreditem nisso. Draco ameaça Borgin para ajudá-lo, mencionando alguém chamado Fenrir Greyback um “amigo da família”. Seja lá quem for esse Greyback, Draco claramente sente que apenas o nome é suficiente para assegura a cooperação de Borgin. Sejá lá o que Draco tem que consertar, deve estar relacionado com a missão que Voldemort deu a ele.

É bastante interessante que Draco possa estar resolvendo tudo sem o conhecimento de sua mãe – talvez ela esteja, de alguma maneira, tentando evitar que ele resolva sua missão, de modo que Snape a completará por ele, uma vez que ele está magicamente ligado a ele. Draco puxando o braço da costureira, mas ameaçando mostrar para Borgin é interessante; seu antebraço pode ter a Marca Negra. Harry suspeita que ele tenha; se ele estiver correto, isso seria um sinal claro de que ele se tornou um Comensal da Morte.


Hermione tenta conseguir mais informações sobre Draco em Borgin & Burkes e mostra que ela está aprendendo a agir mais espontaneamente sob condições estressantes. No entanto, suas ações aqui, não foram apenas desajeitadas, mas levantaram suspeitas em Borgin, de que tem alguém investigando as ações de Draco.

Se essa suspeita vai chegar até a família Malfoy não se sabe. Não ouvimos a conversa inteira entre Borgin e Draco, e o fato de Draco ter escapado de sua mãe para essa missão sugere, que ele, pelo menos, acredita que a sua família nada sabe sobre isso. Malfoy deve ter dito a Borgin que seus pais não devem saber sobre isso, antes que o Trio conseguisse ouvir algo. Se Borgin contar suas suspeitas, pode ser que conte apenas para Draco.

Ao contrário de Harry, Ron e Hermione continuam a não acreditar que Draco seja um Comensal da Morte, embora apoiem Harry, ainda que saibam que ele tem suspeitas guiadas pela emoção, e que tanto são erradas quanto certas. Eles pelo menos consideram as especulações de Harry, enquanto oferecem suas opiniões para contrabalançar. Leitores que repararam o encontro na casa de Snape, têm uma idéia melhor de que Draco foi incumbido de uma missão importante por Voldemort, embora o que seja, não saibamos.

Considerando que os eventos terríveis no mundo mágico, estão ocorrendo de forma alarmante, enquanto o poder de Voldemort cresce, pode ser que Ron e Hermione não estejam sendo realistas ao duvidar das suspeitas de Harry. No entanto, embora as ligações da família Malfoy com Voldemort e sua afinidade pelas Artes das Trevas, Ron e Hermione simplesmente acreditam que Draco é muito novo e inexperiente para ser um Comensal da Morte ou para ser escolhido para uma missão muito importante. Na verdade, o próprio Harry tem uma missão importante, e não há razão porque Draco deva ter sido impedido de ser um Comensal da Morte baseado apenas na idade.

Harry não ficou apenas desapontado (e ciumento) no ano anterior quando Ron foi escolhido monitor, e ele não, mas também se sentiu ofendido. No entanto, foi revelado que foi uma decisão deliberada de Dumbledore. Ele se explicou dizendo que Harry já tinha responsabilidades demais. Escolher Ron monitor, é lhe dar uma oportunidade de assumir uma responsabilidade em separado da fama de Harry, de modo que ele possa desenvolver suas próprias habilidades e identidade. Quando Harry se torna capitão do Quadribol, Hermione comenta que ele agora tem o mesmo status dos monitores e os mesmos privilégios.


Perguntas[editar | editar código-fonte]

Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. O que fez com que Harry, Ron e Hermione fossem até a Travessa do Tranco? E o que eles descobriram?
  2. O fato de Ron ter sido escolhido monitor no ano anterior, deixou Harry um tanto ciumento. Como, agora, Harry sendo capitão do Quadribol, vai afetar seu relacionamento com Ron?


Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. Como é escolhido o capitão do Quadribol?Quem deve ter feito a escolha?
  2. Por que Draco pulou quando Madam Malkin tentou levantar a manga da veste dele, mas ele quis mostrar o mesmo braço para Borgin?
  3. Que tipo de missão Voldemort deu a Draco?Por que ele escolheu Draco, um menor de idade e um bruxo não qualificado?
  4. Por que Draco foi a Borgin & Burkes sozinho?
  5. Por que Draco escolheu um objeto de Borgin para si mesmo, e objeto deve ser esse?
  6. Por que Ron e Hermione duvidam das suspeitas de Harry sobre Draco?
  7. Por que o Ministério da Magia está encomendando objetos mágicos da loja de logros dos gêmeos? O que eles estão comprando?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Harry vai permanecer convencido de que Draco está envolvido numa trama sinistra durante o ano todo. Para descobrir o que é ele vai continuamente seguir Draco, juntando pistas e levando a uma resposta definitiva. Harry vai ficar tão obcecado por essa busca, a um ponto em que alguns leitores vão achar que isso está indo longe demais. As suspeitas de Harry, porém, vão acabar sendo justificadas.

Objetos que vimos na loja dos gêmeos serão importantes mais tarde, nessa história. Em particular o Pó Peruano da Escuridão, será usado nesse livro contra Ron, para sua surpresa; e em no próximo livro, o Trio terá uso para mais alguns itens da loja dos gêmeos Weasley. Em Borgin e Burkes também vimos o colar amaldiçoado e a Mão da Glória, ambas vistas quando Harry acidentalmente visitou a loja no seu segundo livro.

Enquanto Harry, Ron e Hermione estavam espionando Draco, não conseguiam ver o que ele mostrou a Borgin, porque Draco estava atrás do Armário Sumidouro. Esse Armário aparentemente faz par com um que existe em Hogwarts, que é visto mais tarde, quando Harry esconde seu livro texto na Sala Precisa. O Armário Sumidouro de Hogwarts foi quebrado durante o segundo ano de Harry na escola. Quando Filch levou Harry ao seu escritório, Nick-Quase-Sem-Cabeça convenceu Pirraça a derrubar o Armário em cima do escritório para criar uma distração de modo que Harry pudesse escapar. Aparentemente os gêmeos Weasley no livro cinco, uma vez forçaram Montague para dentro dele, antes que ele fosse escondido na Sala Precisa. Acaba, que o Armário é a chave da missão que Draco recebeu e tem uma parte significativa na conclusão do livro.

Embora as tentativas de Hermione para descobrir o que Draco estava fazendo em Borgin & Burkes pode ter, sem querer, alertado Draco de que a sua missão secreta estava sendo investigada, e assim ele mesmo vai permitir que Harry escute uma conversa, onde ele se exibe dizendo que foi incumbido de uma missão secreta para o Lord das Trevas.


Os leitores saberão que o Fenrir Greyback, que Draco chama de “amigo da família”, é um lobisomem perverso, líder de matilha, que serve à Voldemort. Foi Greyback quem atacou Remus Lupin, quando este era apenas um menino, o transformando em lobisomem. Lupin irá eventualmente se infiltrar no bando de Fenrir como espião para Dumbledore.

O desaparecimento de Mr. Ollivander terá um papel importante no último livro. Embora que a gente nunca mais veja Fortescue novamente, acontece que Ollivander foi capturado por Voldemort, especificamente por causa da sua sabedoria sobre a ciência das varinhas.


Conexões[editar | editar código-fonte]

  • Borgin & Burkes aparece no segundo livro da série, quando Harry erra seu destino na primeira vez em que usa o Pó de Flu. * Três objetos que Harry viu em Borgin & Burkes aparecerão nesse livro, dois deles nesse capítulo.
    • O colar de opalas, amaldiçoado, é enviado para Dumbledore através de Katie Bell num fim de semana de Hogsmeade no meio de outubro. Enviado como um atentado para matar Dumbledore, ele falha quando Katie toca o colar e fica amaldiçoada por ele.
    • Considerando que o Armário Sumidouro, onde Draco está meio escondido, e o outro, em Hogwarts, como um único, vamos vê-los novamente diversas vezes. O que está em Borgin & Burkes apareceu pela primeira vez quando Harry se escondeu de Draco e de seu pai, Lucius no segundo livro, quatro anos antes. O Armário de Hogwarts foi derrubado e quebrado por Pirraça, a pedido de Nick-Quase-Sem-Cabeça, para distrair Argus Filch. Além disso, Fred e George Weasley também enfiaram Montague dentro do Armário. Draco descobre a ligação entre o Armário de Hogwarts e o de Borgin & Burkes através de Montague, e pede ajuda a Borgin para consertá-los. Draco passa, então, a maior parte de seu tempo livre durante o ano, tentando consertá-lo. Já no final do ano, Harry finalmente vê o Armário na Sala Precisa, onde Draco está tentando consertá-lo. O Armário consertado é a maneira como Draco vai transportar os Comensais da Morte para dentro da escola para o apoiarem enquanto ele tenta cumprir a missão de Voldemort. E Harry vai procurar esse Armário novamente, no próximo livro enquanto procura pelo Diadema.
  • Uma série de itens vistos aqui, na loja dos gêmeos já foram vistos antes e reaparecerão nos próximos capítulos.
    • O kit-mata aulas aparece no quinto livro e mais tarde vai aparecer no último livro outra vez, quando será usado para incapacitar os funcionários do Ministério da Magia.
    • As orelhas extensíveis aparecem primeiro no quinto livro. Também são usadas mais tarde nesse mesmo livro, e ainda mais tarde no último livro para ouvir os refugiados que acampam perto do Trio.
    • Detonador Chamariz do tipo visto numa prateleira da loja, será usado no último livro para criar uma distração, enquanto Harry invade o escritório de Umbridge no Ministério.
    • O Pó Peruano da Escuridão Instântanea será usado por Draco para se disfarçar e aos Comensais da Morte que ele está trazendo para dentro da escola mais tarde nesse livro.
  • Acaba que, Mr. Ollivander foi capturado pelos Comensais da Morte e está preso no porão da Mansão Malfoy. Ali ele será obrigado a criar uma varinha para Peter Pettigrew e será espremido de todo jeito por Lord Voldemort. Suas respostas sobre a ciência das varinhas para as perguntas de Voldemort, que teme a varinha de Harry, vão formar uma das maiores tramas do sétimo livro.