Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Enigma do Príncipe/Capítulo 5

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Capítulo 5
Fleuma Demais[editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Chegando na Toca, Dumbledore e Harry são recebidos por Mrs Weasley. Também Tonks está presente, cuja aparência pálida e descolorida choca Harry; seu cabelo, em geral de um rosa vibrante agora está cinza rato. Tonks insiste que tem que ir e recusa um convite para o jantar de fim de semana, ouvindo que Lupin e Moody estarão lá. Mrs. Weasley pergunta a Harry sobre Slughorn. Aparentemente ele começou a lecionar em Hogwarts na mesma época de Dumbledore, e foi professor de Molly Weasley. Ela desaprovava os favoritos de Slughorn, aparentemente porque Arthur Weasley não estava entre eles.

Mr. Weasley foi escolhido recentemente, como chefe da nova “Seção para Detecção e Confisco de Feitiços Defensivos e Objetos de Proteção Forjados”. Essa promoção vai ajudar nas finanças dos Weasleys. Quando Mr. Weasley chega em casa, ele conversa sobre as coisas que encontrou. Harry até está interessado mas, quando tenta disfarçar um bocejo, Molly o manda para cama no quarto vago dos gêmeos. Eles agora moram num pequeno apartamento em cima da loja deles no Beco Diagonal.

Na manhã seguinte, Harry é acordado por Ron e Hermione que estão preocupados com ele depois da Batalha do Ministério. Harry conta a eles sobre Horace Slughorn, que vai ocupar o lugar de professor de DCAT, no lugar da Umbridge. Ginny chega reclamando de alguém a quem se refere como "ela"; a curiosidade de Harry termina quando Fleur Delacour entra com a bandeja de café da manhã de Harry e Molly logo atrás. Fleur diz que ela e Bill vão se casar no próximo verão, e então desce. Ron ainda está encantado por Fleur, mas as três mulheres sentem que ela é muito sebosa e comentam o que será que Bill viu nela. Ginny a chama de modo depreciativo de “Fleuma” aborrecendo Molly, mas fazendo Harry e Hermione rirem.

Quando Mrs. Weasley vai embora, Ron, claramente ainda envergonhado da presença de Fleur, confidencia que é difícil ficar habituado com a presença de Fleur quando ela chega de repente assim. Ron, Ginny e Hermione concordam que Mrs. Weasley preferia que Bill estivesse interessado em Tonks do que em Fleur. Tonks tem estado deprimida desde que seu primo Sirius morreu. Que ela evidentemente se culpa pela morte de Sirius, interessa a Harry que sofre da mesma culpa. Como resultado, aparentemente, Tonks perdeu a habilidade, ou talvez a vontade de transformar sua aparência como fazia.

Depois que Ginny sai, Ron conta a Harry que a família e Percy permanecem afastados a despeito da volta de Voldemort. Ron e Hermione estão surpresos porque Dumbledore quer dar aulas particulares a Harry. Harry revela a Profecia a eles, e Ron e Hermione se preocupam porque Harry vai ter que encarar Voldemort. Harry também está preocupado, mas refletindo, percebe que ele sempre soube que, eventualmente ia ter que enfrentar Voldemort. Particularmente, ele fica muito mais tranquilo porque Ron e Hermione não o abandonam após a revelação de que ele está fadado a matar Voldemort ou ser morto por ele.

Logo depois, Harry, Ron, e Hermione recebem o resultado de seus exames N.O.M.s. Fica explicado que “T” ao invés de ser uma brincadeira dos gêmeos, e uma nota que significa Troll, não Terrível como foi imaginado. As notas de Harry foram:


RESULTADOS NOS NÍVEIS ORDINÁRIOS EM MAGIA

  • Notas de aprovação:
  • Ótimo (O)
  • Excede Expectativas (E)
  • Aceitável (A)
  • Notas de reprovação:
  • Péssimo (P)
  • Deplorável (D)
  • Troll (T)


  • Adivinhação P
  • Astronomia A
  • Defesa Contra as Artes das Trevas O
  • Feitiços E
  • Herbologia E
  • História da Magia D
  • Poções E
  • Transfiguração E
  • Trato das Criaturas Mágicas E

Esses resultados são bons, mas Harry espera se tornar um Auror e parece que com essas notas não vai dar. Ele precisava de um O em Poções para Snape aceitá-lo no curso Avançado de Poções, um dos exames N.I.E.M. necessários para se tornar Auror. Ron recebe notas similares, menos o “Ótimo”, e ficou muito satisfeito porque só falhou em Adivinhação e História da Magia. Mrs. Weasley também ficou muito orgulhosa, reparando que Ron conseguiu notas melhores do que Fred e George juntos. Hermione, como todo mundo esperava, menos ela, recebeu 8 “O”s e um “E” (DCAT). Todos os três passaram para o nível N.I.E.M. embora Harry particularmente esteja triste porque não poderá ter a profissão de Auror e não imagine o que, então, vai querer ser.

Análise[editar | editar código-fonte]

Harry ficou chocado pela mudança radical na aparência de Tonks. Não há explicação ainda para o que pode ter acontecido desde que a viu há um mês atrás, mas ela não é mais a pessoa alegre e vibrante que Harry viu na última vez. Alguns leitores acham que devido ao nível de histeria do Ministério sobre os bruxos do mal, que Tonks pode estar sofrendo a Maldição Imperius. Hermione, Ginny e Ron acham que ela está sofrendo de tristeza e culpa por causa da morte de Sirius e talvez estivesse apaixonada por ele. Os leitores que sabem que Sirius e Tonks eram primos, podem achar que esse parentesco é próximo demais para terminar em casamento, mas, o exame da árvore genealógica da família Black, mostra que na verdade, eles eram primos em segundo grau e poderiam casar.

Harry teme, ao receber suas notas, que seu futuro profissional não tem mais saída. A única carreira que lhe interessava era Auror, ainda que, a pessoa que primeiro o encorajou tenha sido um Comensal da Morte disfarçado, Barty Crouch Jr. Infelizmente, a nota de Poções é muito baixa para Snape aceitá-lo nas aulas do próximo nível, e para ser Auror ele vai precisar completar todos os pré requisitos. Isso vai deixar Harry muito mal, e ele descobre que não vai conseguir trilhar a única carreira escolhido, então fica desencorajado e se sentindo perdido. A tendência de Harry de pensar num só objetivo, fez com que ele não considerasse seriamente outras profissões, e assim os caminhos profissionais se fecharam para ele, ele não sabe como prosseguir.

Em outra falha de continuidade, comum numa série grande como esta vemos o relógio de Mrs. Wealey, agora com todos os seus ponteiros, um para cada membro da família, apontando para Perigo Mortal. O leitor atento deve ter observado que ele é, aparentemente, um relógio de lareira, enquanto que, no livro quatro, é descrito como um relógio do avô. Molly afirma que ninguém mais tem um relógio como aquele, por isso, então, Dumbledore faz menção a ele num trecho. O tipo único do relógio pode sugerir que é provável que alguém da família o tenha construído ou que ele tenha sido construído dentro de certas especificações, e com uma conhecida habilidade mecânica mágica, pode até ser que tenha sido o próprio Dumbledore que o construiu para eles. Uma vez que o relógio tem um ponteiro para Ginny, ele deve ter sido construído ou modificado depois que Ginny nasceu, em 1981, portanto podemos imaginar que o construtor do relógio ainda está vivo.

Outro problema menor ocorre nas edições iniciais desse livro. Hermione, no princípio queria cursar “todas as matérias”, que seriam doze. Ela abandonou Adivinhação no meio do ano, avisa que não vai mais precisar do Vira-Tempo no final do ano, porque também abandonou Estudo dos Trouxas. Então ela deveria cursar 10 matérias. Nas últimas edições são 9 matérias.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. Por que Harry está preocupado com seu futuro?
  2. Por que os Weasleys não estão satisfeitos com o futuro casamento de Bill e Fleur?


Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. O que pode ter acontecido para Tonks mudar sua aparência e comportamento?
  2. Ron e Hermione estão certos por se preocuparem com o bem estar de Harry? Se estão, por que?
  3. Harry deseja ser um Auror, mas em que outras carreiras ele seria bom?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


Harry acredita que Slughorn vai ser o próximo professor de DCAT, e não está errado porque nós já vimos cinco professores diferentes ocuparem esse posto nos livros anteriores. A autora claramente pretende que nós façamos o mesmo erro uma vez que Slughorn, Dumbledore e Molly Weasley, nenhum deles menciona que Slughorn era professor de Poções. Essa revelação daqui há alguns capítulos vai ter o maior efeito sobre Harry e seu futuro, e vai ser parte de uma trama importante para esse livro.

O estado emocional de Tonks não tem nada a ver com a morte de Sirius, mas na verdade, ela está apaixonada por Remus Lupin, que despreza sua afeição. Lupin acredita que ser um lobisomem o torna indigno, e que ele é muito velho para ela e que os tempos estão muito perigosos para se arriscar a por uma criança no mundo. Mrs. Weasley comenta que, em tempos confusos como esses, as pessoas “tomam decisões apressadas e que de outra forma pensariam melhor”. Ela está se referindo ao casamento de Bill e Fleur, que ela acha que está sendo resolvido muito rápido, mas isso também poderia se aplicar a Tonks, que deseja firmar compromisso com Lupin.

Sua recusa constante (assim imaginamos, uma vez que nunca vimos acontecer diretamente) irá, durante o decorrer desse livro, causar uma depressão cada vez mais profunda em Tonks. Além disso, veremos mais tarde que o Patrono de Tonks mudou numa “coisa grande e peluda”. Harry acha que pode ser um cachorro, o que reforça a crença errônea de que ela estivesse apaixonada por Sirius. Finalmente, quando compreendermos o relacionamento entre Tonks e Lupin, mais tarde nesse livro, Harry vai compreender que o Patrono de Tonks é na verdade, um lobo.

Em retrospecto, o afastamento de Percy da família será visto como de acordo com o personagem. Dumbledore, em certa altura, comenta que as vezes é muito mais fácil perdoar alguém por estar errado, do que perdoar por estar certo. Embora saibamos que Dumbledore é um homem observador e um aprendiz excelente do comportamento humano, devemos prestar atenção que, para Dumbledore ter essa visão, a autora deve também ter esse mesmo nível de compreensão.


Conexões[editar | editar código-fonte]

Além das linhas normais da trama, pouca coisa liga esse capítulo a outras seções da série. Vamos encontrar alguma trívia sobre o casal Weasley nesse capítulo, mas ainda que possa ser de interesse para o leitor, não é referência para esse capítulo.