Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Cálice de Fogo/Capítulo 29

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Capítulo 29
O Sonho
[editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Harry, Ron e Hermione discutiram os acontecimentos até tarde da noite, mas não chegaram a uma conclusão de quem estuporou Viktor Krum, ou o que aconteceu a Mr. Crouch. Na manhã seguinte, eles subiram para o Corujal para enviar uma mensagem para Sirius. De repente chegam Fred e George Weasley, discutindo se o que estão fazendo pode se chamar de chantagem, mas ficaram em silêncio imediatamente após encontrarem o Trio. Depois que os dois foram embora, Ron diz que eles estão falando sério sobre abrir um loja de logros, e estão tentando arranjar dinheiro.

O Professor Moody diz ao Trio, que não conseguiu localizar Mr. Crouch, mesmo usando o Mapa do Maroto. Hermione contradiz a solução pensada por Ron, porque é impossível desaparatar nos terrenos de Hogwarts. Ele pode ter saído através da Floresta. Moody sugere que a garota poderá se tornar Auror; sua mente funciona da maneira certa.

A resposta escrita de Sirius para Harry chega, dando o maior sermão porque ele estava fora da segurança da escola junto com Viktor Krum, que poderia aproveitar para ter uma chance melhor no Torneio, se Harry não pudesse competir, e exigindo que Harry ficasse dentro do castelo. Hermione concorda com Sirius e Moody: alguém colocou o nome de Harry dentro do Cálice por alguma razão, e portanto, é melhor ficar dentro do castelo.

Nos dias seguintes, Harry permaneceu dentro da escola praticando feitiços para a Terceira Tarefa. Depois de dominar o feitiço de estuporação, Hermione sugere que ele pratique a azaração Impedimenta. Mas, já está na hora da aula de Adivinhação da Professora Trelawney.

A sala está quente e embalado pelo zumbido de um inseto, Harry cai no sono. Ele sonha que está voando num corujão, que se dirige a uma casa velha e pousa sobre as costas de uma poltrona. Harry vê Rabicho, gemendo de dor e também vê uma grande cobra. A voz vinda da poltrona diz que Rabicho é sortudo; sua falta não estragou tudo, o homem está morto e Harry logo estará morto também. A voz, então, diz que Rabicho precisa de outro castigo para não errar de novo, e lança sobre ele novamente a Maldição Cruciatus. Harry acorda gritando no chão da sala de aulas, sua cicatriz queimando. Ignorando o pedido da Professora Trelawney para que ele conte sobre o que estava sonhando, ele sai de sala e vai procurar Dumbledore.

Parando do lado de fora do escritório de Dumbledore, Harry ouve uma conversa: o Ministro da Magia, Cornelius Fudge está tentando explicar o desaparecimento de Bertha Jorkins, com um certo jeitinho, e também sugere que Crouch pode ter simplesmente enlouquecido; ele sugere que Madame Maxime pode estar envolvida, por causa de seus ancestrais. Moody interrompe para dizer que Potter está ouvindo do outro lado da porta.

Análise[editar | editar código-fonte]

Assim como no capitulo 1, Harry “sonha” novamente com Voldemort embora não saiba, que na verdade, está vendo coisas que estão acontecendo. Sua cicatriz queimando significa que deve haver uma conexão telepática entre Harry e Voldemort, coisa que nenhum dos dois ainda percebeu que existe. É interessante que, no sonho, um corujão leva a mensagem para Voldemort. Apenas duas vezes antes, foi visto um corujão; uma vez ele voou até Hogwarts, deu a volta no Corujal e foi embora, enquanto Harry estava deitado sob uma árvore próximo ao lago, e no livro um, ficamos sabendo que o corujão de Malfoy estava sempre trazendo para ele gulodices de casa.

(eagle owl – seria uma coruja muito grande chamada Bufo-real)

Também, a casa do sonho é descrita sendo no topo de uma colina, e o corujão voa através de uma janela quebrada. Não sabemos se existe alguma ligação entre esses incidentes , mas a autora pode estar dando uma pista sutil que a família Malfoy está ligada à Voldemort, embora não haja indicação de que eles saibam onde anda Voldemort. A casa pode ser a Mansão Riddle próxima de Little Hangleton, e deve ser o quartel general secreto de Voldemort. Também o “erro” de Rabicho que resultou em uma terrivel punição e o homem morto, que Voldemort menciona, certamente estão ligados ao desaparecimento misterioso de Mr. Crouch, embora como e porque não se saiba.

Apesar do desaparecimento de Mr. Crouch e do ataque à Krum, Harry está um tanto confuso e aborrecido com Sirius por ter ordenado que ele permanecesse dentro do castelo. Uma vez que seu padrinho sempre foi ousado e imprudente, Harry acha que Sirius não está sendo justo para com ele. Mas, Sirius está sendo um guardião responsável, que está agindo para proteger Harry, e, se ele foi duro dando ordens de Harry não se expor é para evitar um risco desnecessário. Sirius também acredita que deve haver uma trama contra a vida de Harry, e, conhecendo seu afilhado como conhece, ele sabe que Harry não se preocupa com sua própria segurança.

Os leitores podem achar estranho os apelos de Sirius e de Hermione para que Harry fique dentro do castelo. Com certeza, ambos acreditam que o fato de Harry entrar no Torneio faz parte de um plano para ferir Harry. Ambos acreditam que a melhor chance de Harry é permanecer na competição, embora a própria competição represente um claro perigo para Harry. Por que? Será porque o “contrato mágico” imposto pelo Cálice, pode ferir Harry caso ele se recuse a competir? Sirius parece confiar no Professor Dumbledore para proteger Harry na competição, embora nós possamos imaginar se, estar no Torneio é menos perigoso do que abandoná-lo.

Também é bastante curioso que Harry escute um inseto zumbindo na aula de Adivinhação. Sendo a sala de aulas localizada no alto da torre, deveria haver poucos insetos lá em cima do que os tantos que existem ao rés do chão. Com certeza, em uma outra ocasião nesse livro, Harry encontrou um inseto na sala de aula de Adivinhação, quando ele estava lá, praticando os feitiços convocatórios. Será que existe algum significado especial no fato de Harry estar ouvindo um inseto?

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. Ron está certo ao dizer que se os gêmeos soubessem sobre o desaparecimento de Mr. Crouch, eles não diriam nada a Dumbledore? Por que não?
  2. Por que Harry ficou tão surpreso pelo que Sirius escreveu na carta? De acordo com o que sabemos até aqui, Sirius está certo?
  3. Mesmo Moody tendo um olho mágico, como ele sabia que Harry estava ouvindo do lado de fora da porta de Dumbledore?

Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. O que os gêmeos estão fazendo que pode ser considerado chantagem? Por que eles se recusam a explicar o que é?
  2. Por que Harry veria um corujão em seu sonho?
  3. Como um inseto chega até tão alto, na Torre?
  4. Onde será que Mr. Crouch está? Por que Moody não consegue encontrá-lo no Mapa do Maroto de Harry?
  5. O que Rabicho pode ter feito de tão mal, que Voldemort o esteja castigando tanto? Pode ser algo ligado ao que está acontecendo em Hogwarts? Se pode, o que?
  6. Por que Fudge continua a afirmar que nada de mal aconteceu com Bertha Jorkins? Será que ele está certo, e em que ele baseia essa opinião?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O corujão (eagle owl) é uma leve distração; o único corujão que conhecemos, pertence à família Malfoy, e Lucius ainda nada sabe sobre a volta de Voldemort. Os únicos Comensais da Morte que sabem que Voldemort está vivo, até esse ponto da história, são Barty Crouch e Rabicho, embora o Professor Karkaroff e o Professor Snape, aparentemente tenham suas suspeitas. Isso é assim, até que Voldemort conjure seus Comensais da Morte, mais ou menos no próximo mês, na nossa história. No seu estado atual, Voldemort está relativamente fraco, e deseja evitar revelar sua presença alertando os Comensais da Morte.

Vamos descobrir mais tarde que Voldemort estava se escondendo em Londres, na casa de Bartemius Crouch, enquanto Mr. Crouch estava sob a Maldição Imperius de Rabicho. Uma vez que Crouch escapou, no entanto, a casa já não era mais segura, porque quando encontrassem Crouch, os investigadores iriam, com certeza, até a residencia dele. Nesse momento, Voldemort e Rabicho tiveram que se mudar para um novo quartel general, e a Mansão Riddle era o melhor local no momento. Uma vez que Frank Bryce estava morto, com certeza, ninguém iria ter a coragem de entrar nos terrenos da Mansão; e se tivessem, Rabicho poderia facilmente dissuadi-los. Só vamos descobrir mais tarde, que Voldemort e Rabicho retornaram à Little Hangleton e à Mansão Riddle; a janela quebrada por onde o corujão entra voando é nessa casa. Nós achamos que Voldemort teria preferido viver na Casa de Gaunt, a outra propriedade que lhe pertencia, mas talvez por ter escondido um Horcrux ali, ele não quisesse chamar muita atenção para a casa. Quando George está enviando sua coruja, numa premonição, ele diz que Ron está falando como Percy, e avisa a ele, que desse jeito vai acabar virando Monitor. Ron, para grande surpresa dele mesmo e de todo mundo, será Monitor no próximo livro.

Acontece que, Harry permanecendo no Torneio vai cair nas mãos de Voldemort. A crença de Sirius e de Hermione, de que o melhor para Harry era continuar no Torneio, sob a proteção do Professor Dumbledore fica totalmente destruida por um fato até então desconhecido: Voldemort conseguiu colocar um espião numa posição de confiança dentro de Hogwarts. Barty Crouch disfarçado de Professor Moody, arranjou tudo para que Harry fosse escolhido pelo Cálice, está secretamente ajudando Harry contra os outros Campeões, e vai criar uma armadilha para Harry na última tarefa. Esse esquema falharia, caso Harry decidisse abandonar o Torneio, ou mesmo se ele falhasse e saísse da competição, portanto Sirius e Hermione fazendo pressão para ele ficar e competir, estão jogando o garoto diretamente nas mãos de Voldemort.

O inseto zumbindo na aula de Adivinhação é Rita Skeeter, em sua forma Animago não registrado, espionando Harry. Considerando que Harry já havia praticado feitiços em insetos na sala de Adivinhação, Skeeter teve sorte porque ele não fez isso novamente, embora tivesse sido bastante divertido para os leitores.

Também descobriremos que Bertha Jorkins está morta, assassinada por Voldemort depois que ela contou tudo (obrigada é claro) sobre o fato de Barty Crouch estar vivo e o Torneio Tribruxo. Não há explicação para Fudge continuar achando que ela vai aparecer, a menos que ele esteja apenas repetindo Ludo Bagman. Ludo nunca vai explicar porque acha que Bertha ainda está viva. De acordo com o caráter desses dois personagens, acreditamos que Ludo prefere acreditar nas coisas boas e evitar problemas chatos, e Fudge procura sair fora de situações politicas.

Conexões[editar | editar código-fonte]

Embora esse capitulo apresente um grande número de acontecimentos que estão ligados a outros acontecimentos dentro desse mesmo livro, parece que há pouca coisa que o ligue a outros livros da série.

  • Como foi mencionado acima, o corujão (eagle owl) é bastante raro, o que poderia ser considerado uma ligação mas, aparentemente é apenas uma distração.
  • George comenta que Ron está falando como Percy, e se não tomar cuidado vai terminar sendo Monitor. Ron, de fato se torna Monitor no próximo livro, surpreendendo a todos.