Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Cálice de Fogo/Capítulo 27
Capítulo 27 A Volta de Almofadinhas
[editar | editar código-fonte]spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso: Seguem detalhes do enredo.
Sinopse
[editar | editar código-fonte]Depois da segunda tarefa, todos queriam ouvir o que tinha acontecido no lago, o que tornou Ron motivo de interesse geral. Suas histórias foram ficando cada vez mais enfeitadas, cada vez que ele as contava, até que Hermione, secamente sugeriu que a única maneira que ele poderia ter lutado contra os Sereianos seria atacando os caras com roncos. Depois disso, Ron recomeçou a história original do sono encantado.
O vento frio de março causou atrasos no Correio Coruja. Na sexta feira antes do fim de semana de março em Hogsmeade, Harry recebeu um o correio coruja de Sirius, pedindo para ele estar na estrada depois da Dervixes e Bangues às duas horas de sábado, e para ele levar comida. Harry ficou imaginando como Sirius tinha coragem de estar em Hogsmeade, mas Ron observou que os dementadores já não estavam soltos por lá.
Na aula de Poções a “engraçadinha” da Pansy Parkinson, joga para Hermione um exemplar do “Semanário das Bruxas”. Dentro da revista, Hermione encontra um artigo da Rita Skeeter, “A Mágoa Secreta de Harry Potter”, que insinua que Hermione é namorada de Harry, mas o está trocando por Viktor Krum. Hermione não se incomoda nem um pouco com a fofoca, nem quando, entrevistada para o artigo, Pansy Parkinson sugere que a garota deve estar usando poções do amor. Hermione fica imaginando como Skeeter sabia que Krum a tinha convidado para visitá-lo no verão, ao mesmo tempo que nem prestava atenção a Ron querendo saber a resposta dela. O Professor Snape deduz dez pontos da Gryffindor pela conversa de Hermione, e mais dez porque estavam com a revista na sala de aulas. Snape então, aproveita para ler alto o artigo de Rita Skeeter, fazendo com que os Slytherins dessem muitas gargalhadas. Depois, Snape separa os três, colocando Harry na carteira exatamente em frente a mesa dele. Falando bem baixinho, Snape acusa Harry de roubar Ararambóia e Guelricho do seus armários. Harry recorda de Hermione roubando a pele de Ararambóia no livro dois, para fazer a Poção Polissuco e que Dobby deve ter pegado lá, o Guelricho. Mas, fazendo uma cara de inocente, ele diz que nada sabe sobre isso. Snape mete a mão sob sua capa e retira um vidrinho contendo Veritasserum, avisando a Harry que caso ele tome algumas gotas, contará seus mais profundos segredos. Karkaroff entra na masmorra querendo falar com Snape, que diz que podem conversar apenas quando a aula terminar. Para ficar para trás, pouco antes do fim da aula, Harry entorna seu caldeirão, e, fica abaixado limpando o chão. Ele vê Karkaroff mostrar a Snape seu antebraço esquerdo e dizer “nunca esteve tão nítida assim, nunca desde….”. Snape diz a ele para abaixar a manga, que eles podem discutir isso depois, Karkaroff sai, e Harry decide que é melhor sair rapidamente.
No sábado, Harry, Ron e Hermione partem para Hogsmeade, levando comida para Sirius. Eles compram meias para Dobby, depois passam pela Dervixes e Bangues, encontrando um familiar cão negro nos degraus. O cão os conduz pelo caminho até uma caverna na encosta da montanha. Lá dentro, Bicuço está amarrado.
O cão se transforma em Sirius e, faminto porque tem sobrevivido comendo ratos, devora o frango.
Sirius achou que as cartas de Harry fizeram os acontecimentos parecerem muito suspeitos, especialmente combinados com o que estava sendo veiculado no Profeta Diário. Sirius também recorda que Crouch estar doente e ficar dias sem trabalhar é totalmente estranho.
Quando Hermione comenta que é bem feito para ele, porque mandou embora seu elfo doméstico Winky, Harry conta a história ocorrida na Copa do Mundo de Quadribol e da sua varinha que foi roubada. Sirius sugere que alguém deve ter pegado enquanto Harry ainda estava na arquibancada. Ron suspeita de Lucius Malfoy, mas Hermione recorda que Ludo Bagman também estava lá.
Sirius se pergunta porque Bagman quer tanto ajudar Harry a ganhar o Torneio. Sirius também menciona que foi Crouch, que deu ordem aos Aurores de leva-lo para Azkaban sem julgamento.
Crouch se afirmou, usando as medidas mais radicais contra os suspeitos de serem Comensais da Morte, e conseguindo com isso alguns bons resultados.
Ele estava cotado para ser o próximo Ministro da Magia, até que seu filho, Barty Crouch, Jr., foi encontrado junto com os Comensais da Morte que estavam tentando colocar Voldemort de volta ao poder.
Crouch presidiu o julgamento de seu próprio filho e o sentenciou a ir para Azkaban. Crouch e sua esposa fizeram uma visita ao filho na prisão, quando ele estava quase morrendo. Sirius viu, mais tarde os Dementadores o sepultando.
Crouch perdeu seu filho, sua esposa (que morreu logo depois) e seu possível cargo de ministro, tendo sido colocado no Departamento de Cooperação de Magia. Sirius suspeita que Crouch quer recuperar sua carreira capturando o ultimo bruxo das trevas, embora pareça estranho ele fazer uma visita a Hogwarts para entrar no escritório de Snape. Ele teve inúmeras oportunidades quando esteve lá, recentemente. Com relação a Snape ser um Comensal da Morte, Sirius diz que Snape com certeza era ligado aos Slytherins que se tornaram Comensais da Morte: Rosier e Wilkes; Bellatrix Lestrange e Rodolphus Lestrange (seu marido); e Avery. Snape no entanto, nunca foi acusado. Harry comenta o fato de Snape e Karkaroff se conhecerem, e como Karkaroff mostrou a Snape algo em seu braço, mas Sirius disse não sabe o que poderia ser.
Sirius pede a Ron para descobrir sobre a doença de Mr. Crouch através de Percy, e também alguma coisa sobre o desaparecimento de Bertha Jorkins. Sirius discute a afirmação de Bagman no Profeta Diário, de que Bertha tinha uma péssima memória. Pelo menos na escola, a memória dela era ótima, especialmente para as fofocas. Sirius pede para ser avisado sobre qualquer informação nova, e lembra para que eles mandem as cartas para "Snuffles." Ele retorna a sua forma de cachorro, e todos voltam para a vila, Sirius se afasta em busca de outros jornais. Ron se pergunta se Percy sabe algo sobre Mr. Crouch, mas conclui que ele provavelmente aprova o fato de Crouch não quebrar as regras nem por seu próprio filho; Percy adora regras acima de tudo.
Análise
[editar | editar código-fonte]Embora Hermione zombe das histórias exageradas de Ron sobre sua participação na segunda tarefa, assim mesmo ele permanece bastante satisfeito consigo, aproveitando uma atenção muito bem vinda e que ele não costuma ter, até porque é separada da fama de Harry. Enquanto isso, Harry tem que se defender de algo que ele não fez, roubar coisas nos armários de Snape. Snape, com certeza tem sérias razões para desconfiar de Harry. Durante o segundo ano de Harry, como já foi mencionado, Hermione roubou pele de Ararambóia e chifre de Bicórnio do escritório de Snape, para fazer a Poção Polissuco. Sem dúvida Harry lembra disso, e ele tem certeza de que Snape está falando sobre isso. O Guelricho possivelmente é mais recente; Harry sabe que Dobby o roubou, para que Harry tivesse de volta seu "Wheezy". Embora Harry pudesse, com razão, afirmar que não estava envolvido em nenhum dos roubos, ele sabe quem foi responsável em ambos os casos.
Os leitores, junto com os garotos da escola, viram Hermione se tornar de uma garota esperta, mas simples, numa bela jovem inteligente. Embora perceba a atual atenção dos rapazes, ela evita ficar exibida como outras garotas muitas vezes ficam, ou se aproveitar do seu charme feminino para conseguir o que quer. Ao invés disso, ela permanece com os pés no chão e não se modifica enquanto amadurece de forma significativa, nunca se sentindo intimidada ao usar suas habilidades e inteligencia. Sem se perturbar pelas tentativas de Pansy Parkinson e Snape de envergonhá-la perante a turma, Hermione simplesmente dá de ombros, e, ignorando as perguntas de Ron sobre Krum, ela foca sua atenção para descobrir como Rita Skeeter soube do convite de Krum. De acordo com sua conhecida determinação, ela provavelmente vai perseguir essa pergunta até encontrar a resposta. E, embora Hermione tenha, aparentemente, uma possivel relação romantica com Krum, sua lealdade é apenas para Hogwarts e seus amigos, e ela está resolvida a ajudar Harry a se dar bem, em cada tarefa, e Hermione raramente procura reconhecimento.
Tendo retornado à Inglaterra e depois de encontrar Harry em Hogsmeade, Sirius mostra seu amor e preocupação por seu afilhado. Há um grande risco que ele possa ser pego e, como fugitivo, na verdade há muito pouco que ele possa fazer para ajudar Harry. Sirius aproveita a chance de correr riscos, porque depois de sua longa prisão em Azkaban, o próprio fato de ser um fugitivo tornou seu julgamento mais acurado. Sem pensar sobre nada disso, o Trio está muito feliz em vê-lo, e Harry em especial fica com outra disposição por ter seu padrinho por perto, dando a ele o amor e a segurança emocional de que ele tanto precisa, e raramente tem. Sirius também fornece ao Trio informações valiosas, inclusive bastante coisa sobre Mr. Crouch, um homem que era, aparentemente, de coração tão duro, tão dedicado ao seu trabalho, que julgou e condenou seu próprio filho à prisão perpétua em Azkaban, por ter sido encontrado junto com Comensais da Morte, embora nunca tivesse sido provado que Barty era, ele próprio um Comensal. Se Crouch Jr. merecia ou não uma punição tão severa, a verdade é que a maioria dos pais, nessa situação, teria se recusado a julgar o caso. O motivo de Crouch parece ter sido o desejo de proteger ou ampliar sua própria reputação, mostrando que ele não hesitaria em fazer justiça, independente de quem fosse o acusado, inclusive seu próprio filho. Porém, o escândalo manchou para sempre sua carreira, e ele foi, portanto, relegado a uma posição relativamente inferior. Sirius fica, especialmente interessado no porque o lugar que Mr. Crouch guardou para a Copa do Mundo, ficou vazio, e questionando porque alguém tão envolvido no Torneio, não aparece e fica fazendo alguma outra coisa.
Bagman afirmou para o Profeta Diário, que Bertha Jorkins tinha péssima memória. Essa afirmação aparentemente não é verdadeira, quando Sirius a conheceu na escola ela tinha excelente memória. É até possível que a memória dela tenha se deteriorado com a idade, ou pode ter sido alterada magicamente antes dela desaparecer. Harry fica imaginando porque Ludo Bagman sempre quer ajudá-lo no Torneio. É possível que Bagman seja um Comensal da Morte e possa estar querendo levar Harry pelo caminho perigoso, mas pode haver outros motivos. Nós já sabemos que Bagman é um jogador, e, embora ainda existam poucas evidências com relação a isso, ele pode estar tentando influenciar o resultado do Torneio, porque está apostando na vitória de Harry. Sirius parece concordar com as suspeitas de Harry, quando imagina porque motivo Bagman quereria ajudar Harry.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Revisão
[editar | editar código-fonte]- Por que Karkaroff mostra seu braço a Snape? Por que ele acusa Snape de o estar evitando? Ele está certo?
- A versão de Ron sobre sua experiência debaixo d´água é igual a de Hermione? Qual é a diferença?
- A pele de Ararambóia já foi vista antes? Se foi, onde e para que foi usada?
- Por que Sirius está desconfiado da doença de Mr. Crouch?
Estudos Adicionais
[editar | editar código-fonte]- Por que Harry não consertou seu relógio, estragado pela água, com um feitiço Reparo?
- Como Rita Skeeter sabia que Viktor Krum havia convidado Hermione para visitá-lo? Por que Ron ficou interessado em saber a resposta da garota?
- Por que Snape suspeitou que foi Harry quem invadiu em seu escritório? As suspeitas de Snape são justas?
- Quem deve estar roubando pele de Ararambóia e por que?
- Por que Mr. Crouch foi o juíz no julgamento de seu próprio filho, e o condenou a Azkaban, ao invés de deixar que outro juíz presidisse o caso?
- Se Bertha Jorkins tinha uma excelente memória na escola, como afirma Sirius, por que, recentemente ela começou a ter problemas com isso?
- Por que Ludo Bagman quer ajudar Harry a vencer o Torneio?
- Por que Sirius acha importante o fato do lugar de Mr. Crouch permanecer vazio durante a Copa do Mundo?
Visão Completa
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Embora Harry pareça acreditar que a pele de Ararambóia roubada aconteceu dois anos antes, nós vamos descobrir que isso é muito mais recente. Logo depois que Harry vê Bartemius Crouch no escritório de Snape, no Mapa do Maroto, Snape descobre que a pele de Ararambóia foi roubada novamente. Portanto, é lógico que Snape ligou a falta da pele de Ararambóia ao fato de seu escritório ter sido invadido, o que ocorreu na mesma noite. Também tem lógica, que Snape, acreditando que Harry estava fora do dormitório depois da hora, quando o Ovo e o Mapa do Maroto foram encontrados, suspeitasse que Harry poderia estar envolvido na preparação de alguma poção não autorizada. É claro que Harry nem tem idéia de que alguém está usando a Poção Polissuco, portanto ele só pode recordar de quando Hermione roubou. É interessante que Snape nem sequer suspeita de que Hermione possa estar envolvida, ainda que ela seja mais chegada a Poções do que Harry, e foi ela quem preparou a Poção Polissuco dois anos antes. Evidentemente, achamos que Snape nunca descobriu sobre o episódio anterior.
Embora Harry ainda não tenha descoberto, era Barty Crouch Jr. quem estava no escritório de Snape, na noite em que Harry quase foi pego por Snape e Filch. Barty Jr. está, como vamos ainda descobrir, usando a Poção Polissuco para se disfarçar como Moody; quando Harry viu o nome no Mapa, ele achou que era Crouch Sr. mas, na verdade era Barty Jr. roubando os ingredientes necessários para fazer sua próxima garrafa de Poção.
Os leitores já sabem que Bartemius Crouch Sr. condenou Barty Jr. à prisão de Azkaban, demonstrando como ele condenava, sem pena, qualquer Comensal da Morte, mesmo que fosse seu filho. No entanto, será revelado mais tarde, que foi Crouch Sr, junto com sua esposa moribunda, quem planejou e executou o esquema bem sucedido de libertar Barty Jr. de Azkaban. Ainda que Barty confessasse que Bartemius tenha conseguido a sua fuga a pedido de sua mãe (da esposa de Bartemius), as ações de Bartemius foram, provavelmente motivadas por algo mais do que, um pai resgatando seu filho de um destino miserável; destino que ele, pessoalmente decidiu. Bartemius era um funcionário do Ministério, ambicioso, dedicado e até mesmo implacável, que estava a caminho de se tornar Ministro da Magia. O fato de condenar Barty, pode ter sido uma tentativa de Bartemius de proteger sua própria carreira, mostrando sua imparcialidade. No entanto, o escândalo embaraçoso e a consequente precipitação de Bartemius, o colocaram de lado, num posto relativamente pouco importante e sem interesse, impedindo para sempre que ele alcançasse sua meta. Libertar Barty pode ter sido um ato de vingança contra o Ministério, por conta do tratamento insensível que ele recebeu. De fato, parece haver muito pouco amor entre pai e filho, que justificasse Bartemius soltá-lo, além do mais Bartemius já havia renegado publicamente seu filho. Se o plano de Mrs. Crouch era salvar Barty da prisão perpétua, deixando-o trancado na casa dos Crouch, de qualquer forma ele permaneceria trancafiado, e com certeza não era essa a idéia da mãe dele. Bartemius teve pouca opção a não ser deixar seu filho confinado, afinal ele tinha sérias suspeitas de que Barty poderia tentar retornar ao serviço de Voldemort. A relação pai e filho é complicada, muito volátil e tem muitas facetas, e embora Bartemius pudesse desejar se vingar do Ministério, ele talvez não pudesse viver com o fato de que condenou seu filho, como também com o desejo de honrar o desejo de sua mulher moribunda.
Sirius diz que não tinha idéia de que Barty Jr. era um Comensal da Morte, apenas sabia que ele foi encontrado em companhia de Comensais conhecidos, incluindo Bellatrix Lestrange, prima de Sirius. Ainda será revelado que Barty é, na verdade, um leal Comensal da Morte, que participou da tortura aos Aurores Frank e Alice Longbottom até que ficassem loucos, para extrair a informação sobre o que havia acontecido a Voldemort. Neville nunca revelou aos seus colegas o que havia acontecido aos seus pais, mas Harry descobre tudo num próximo capítulo, e a pedido de Dumbledore, Harry guarda o segredo de Neville.
Quando fala sobre Bartemius Crouch, Sirius diz a Harry, “Se você quer conhecer um homem, olhe como ele trata seus inferiores, não seus iguais.” Nós vamos ver no próximo livro, com Monstro, que Sirius, pelo menos com relação a ele, não trata bem seu subordinado. Embora Monstro seja meio louco e fanaticamente leal à falecida Mrs. Black, que deserdou seu filho, ele despreze Sirius. Isso talvez aconteça devido ao tratamento grosseiro que Sirius usa com ele.
Sirius também menciona que Snape nunca foi acusado de ser um Comensal da Morte. Isso não é totalmente verdade: mais tarde vamos descobrir que ele foi acusado, mas Dumbledore garantiu que ele se tornou um agente duplo antes da queda de Voldemort.
Ao final desse livro, vamos saber toda a história de Bertha Jorkins. Bertha, que estava desaparecida e foi encontrada morta, trabalhava para Bartemius Crouch Sr. Acontece que ela foi à casa de Bartemius quando ele não estava, e acidentalmente descobriu que Barty, havia escapado de Azkaban, estava vivo e sendo escondido ali. Ou Bartemius ou Winky, o elfo doméstico da Casa dos Crouch usou o feitiço de memória (Obliviate) nela, para proteger o segredo deles. Esse feitiço, é usado para apagar grandes áreas de recordações, e aparentemente afetou sua memória toda. Logo depois, ela foi transferida para o departamento de Ludo Bagman. Ludo que nunca a tinha encontrado antes do feitiço de memória, apenas a conheceu depois que ela já estava com problemas causados pelo feitiço, e ele comentou no Profeta Diário sobre sua memória fraca.
Conexões
[editar | editar código-fonte]- Embora nunca tenha sido provado, os problemas de memória atribuídos a Bertha Jorkins, parecem similares aos que Neville tem. Pela descrição de Sirius, agora suspeitamos que Bertha sofreu um feitiço de memória. É possivel que o problema de Neville tenha sido causado por um feitiço de memória conjurado por sua avó, Augusta, para tentar fazê-lo esquecer as torturas que ele pode ter visto seus pais sofrerem. Mas, temos que lembrar, que descobrimos, mais tarde, que a formidável Mrs. Longbottom falhou no seu N.O.M. de Feitiços.
- Sirius diz “Se você quer conhecer um homem, olhe como ele trata seus inferiores, não seus iguais.” No próximo livro veremos como Sirius trata seu elfo doméstico, Monstro. O contraste como Harry trata Monstro no ultimo livro, com certeza nos diz muito sobre Sirius e Harry.
- Veritaserum vai aparecer mais tarde nesse livro, quando Barty for interrogado e no quinto livro, quando Harry acredita que a Professora Umbridge está tentando obrigá-lo a contar onde está Dumbledore, e finalmente no quinto livro, novamente, quando Umbridge exige que Snape consiga mais, para ajudá-la a interrogar Harry depois de encontrá-lo em sua lareira.