Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/O Cálice de Fogo/Capítulo 13

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Capítulo 13
Olho-Tonto Moody[editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No café da manhã vemos Fred, George e Lee Jordan discutindo maneiras de enganar a idade no Torneio Tribruxo. Hermione decide comer no café da manhã, dizendo que há formas melhores de defender os direitos dos elfos. Harry procura entre as corujas do correio da manhã mas não encontra Hedwig, nenhuma mensagem de Sirius.

Na sua primeira aula, que é Herbologia, com o pessoal da Hufflepuff, eles têm que espremer o pus das Bobotúberas. Na segunda aula, Trato das Criaturas Mágicas, com o pessoal da Slytherin, Hagrid ensina a eles a cuidar de Explosivins. Os bichos apavoram todos os alunos e um deles provoca uma queimadura em Dean Thomas, ao mesmo tempo que Lavender Brown descobre que alguns têm espinhos.

Hermione engole seu almoço e depois parte para a biblioteca, enquanto Harry e Ron seguem para a aula de Adivinhação. A Professora Trelawney com aquele já familiar ar místico, prediz o habitual destino trágico para Harry e depois, avisa que eles vão estudar as estrelas. Ela diz que a aparência de Harry indica claramente que ele nasceu no inverno, sob a influência de Saturno; Harry responde que nasceu em julho (no verão). A Professora Trelawney, fica bem chateada com as brincadeiras e passa muito dever de casa para a turma.

Enquanto esperam pelo jantar, Draco lê alto o Profeta Diário. O pai de Ron é mencionado num artigo muito tendencioso escrito por Rita Skeeter. O artigo critica o Ministério da Magia e, em particular, Mr. Weasley, embora Skeeter tenha posto o nome errado. Os garotos começam a discutir, e Draco tenta enfeitiçar Harry pelas costas, mas o Professor Moody transfigura Draco numa doninha branca. A Professora McGonagall avisa Moody com severidade, que os alunos nunca podem ser transfigurados como castigo, depois transforma Draco novamente. Moody avisa a Draco, para dizer a seu pai que vai ficar de olho no filho dele, e comenta que ele e Mr. Malfoy são “velhos conhecidos”. Ele escolta Draco até o Professor Snape, outro “velho amigo”. Fred, George e Lee Jordan contam a Ron e Harry que, além do episódio com Malfoy, Moody é sensacional, e suas aulas de DCAT são incríveis. Olho-Tonto já lutou contra bruxos das trevas, Ron lamenta ter que esperar até quinta feira para ter a aula de Moody.

Análise[editar | editar código-fonte]

O Professor Moody está dando provas de ser um professor excêntrico e nada convencional, bem mais do que outros, que os alunos já viram em Hogwarts. Sua natureza rude e rebelde é um pouco assustadora, embora ele demonstre um forte sentimento de justiça quando pune Malfoy, por tentar enfeitiçar Harry pelas costas. Acontecimentos nesse capitulo, dão a pista de que seus métodos de ensino podem ser controversos e excitantes. O entusiasmo dos gêmeos só aumenta a pressa de Ron e Harry de ter sua primeira aula de DCAT.

Não parece que Hermione tenha abandonado sua missão de libertar os elfos domésticos, embora tenha decidido voltar a comer as refeições. Baseado em seu comportamento aqui, ela provavelmente percebe, que vai precisar de uma abordagem mais prática para promover sua causa, e corre para a biblioteca para pesquisar uma forma mais efetiva. Para Hermione, uma idéia que nasceu num momento de emoção infantil está dando lugar a um processo mais lógico, metódico e maduro de conseguir alcançar sua meta. Talvez por isso, Hermione tenha sido selecionada para a Gryffindor, ao invés da Ravenclaw; ela aplica ativamente sua grande capacidade intelectual, para atingir metas específicas, combinando sua inteligência com coragem, iniciativa, persistência e ocasionalmente quebrando regras, mesmo que os outros desaprovem, sejam indiferentes ou zombem dela. Isso é bem diferente dos cerebrais Ravenclaws, que, embora sejam conhecidos por sua grande inteligência, nos parecem ser mais introspectivos e menos proativos. Se Hermione tivesse sido escolhida para a Ravenclaw, provavelmente teria muitos conflitos com suas colegas de Casa.

Não sabemos mais nada sobre os gêmeos, como eles estão lidando com o limite de idade para o Torneio. Imaginamos que, se eles vão querer aprontar algo para enganar o Professor Dumbledore, com certeza vão se dar mal.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. Por que Rita Skeeter critica, especialmente, Arthur Weasley em seus artigos sobre a baderna na Copa do Mundo?
  2. Por que as aulas do Trato das Criaturas Mágicas, na maioria das vezes, estuda animais que são um tanto perigosos e que assustam (e ocasionalmente machucam) os alunos?
  3. O que Moody quer dizer quando se refere a Snape e Lucius Malfoy como “velhos conhecidos”?

Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. Por que Hermione decide não boicotar mais as refeições preparadas pelos elfos domésticos? Ela está abandonando seus planos de libertar os elfos domésticos ou está planejando outra coisa? Se ela tem outros planos, quais serão eles?
  2. Será que Hermione pensou bastante de que maneira os elfos domésticos vão sobreviver depois de libertados? Que obstáculos eles vão enfrentar?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Novamente vemos Rita Skeeter e seu tipo venenoso de escrita nesse capitulo. Como já foi mencionado, Rita e seus métodos jornalísticos terão um papel importante nesse e nos futuros livros da série.

As preocupações de Hermione com os elfos domésticos vão resultar na criação de uma organização, F.A.L.E., Fundação de Apoio à Libertação dos Elfos Domésticos, uma trama relativamente pequena nesse livro. As investigações de Hermione sobre o status dos elfos domésticos em Hogwarts, vão levá-la até Dobby e Winky, que estão, ambos, trabalhando nas cozinhas da escola, como elfos livres. Embora isso vá ter um pequeno papel nos futuros livros, defender os direitos das raças mágicas não humanas, sempre estará entre as grandes preocupações de Hermione através da série.

Conexões[editar | editar código-fonte]

Nesse livro: A autora declarou numa entrevista, que esse capitulo foi um dos mais difíceis para escrever, e teve que ser reescrito diversas vezes para poder esconder direito as pistas necessárias. Uma vez que o único mistério até então, parece ser Moody, e seu nome é o nome do capítulo, acreditamos que as pistas a que a autora se refere, estão escondidas nas ações dele. No entanto, vamos descobrir que ele tem um papel relativamente pequeno no próprio capitulo; achamos que as pistas estão, na verdade, no capitulo 12 quando Moody nos é apresentado, ou no 14 quando vamos ver sua aula.

Série:

  • Eloise Midgeon é mencionada de passage, sendo uma estudante com uma acne séria e nenhum bom senso, uma vez que ela enfeitiça o seu próprio nariz para tentar curar sua acne. Seus problemas faciais serão mencionados novamente no livro cinco.
  • A Professora Trelawney afirma que Harry nasceu no inverno. Embora isso seja uma ilustração de como ela é ruim como “adivinhadora da sorte”, ao mesmo tempo, existe uma ligação: Ela pode estar percebendo o fragmento da alma de Voldemort, que foi sem querer, transmitido para Harry, na noite em que ele tentou matar o menino, e o aniversário de Tom Riddle era em 31 de dezembro. Nós descobrimos a data de nascimento de Voldemort no sexto livro, e ficamos sabendo sobre o fragmento perdido de sua alma no último livro, embora muitos leitores já tivessem percebido sua existência mais cedo.