Guia dos Trouxas para Harry Potter/Livros/A Ordem da Fênix/Capítulo 3

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Capítulo 9
A Guarda Avançada [editar | editar código-fonte]

spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso: Seguem detalhes do enredo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Trancado em seu quarto por tio Vernon, Harry imediatamente escreve cartas para Sirius, Hermione e Ron. Ele explica a Hedwig para esperar respostas detalhadas de cada um, bicando eles, caso seja necessário até que escrevam. A frustração toma conta de Harry: ele não tem idéia do que ocorre no mundo mágico e, abandonado, sente que está sendo tratado como uma “criança levada” por Mr. Weasley, Dumbledore e Sirius, todos mandaram instruções mas nenhuma explicação.

Harry permaneceu trancado em seu quarto pelos próximos três dias, sem sequer a companhia de Hedwig que não retornou. No terceiro dia, tio Vernon, tia Petunia e Dursley, sairam à tardinha. Mandaram Harry ficar em seu quarto e não roubar comida, nem tocar nas coisas deles. Tio Vernon trancou a porta ao sair. Mais tarde, Harry ouve um crash na cozinha, e descobre que a porta se destrancou sozinha. Pegando sua varinha, ele desce as escadas com cautela, onde nove bruxos e bruxas, o esperam, inclusive o verdadeiro Olho-Tonto Moody e Remus Lupin.

Harry está sendo levado embora da casa dos Dursleys. Enquanto ele está empacotando as coisas, Nymphadora Tonks muda de aparência de modo estranho, ela explica que é um Metamorphmagus e, mais impressionante, ela é um Auror. Lupin deixa um bilhete para os Dursleys, depois o grupo vai embora. Como Harry ainda não pode aparatar, eles montam em vassouras e começam um voo longo e gelado. Eles descem num local que parece um bairro de classe baixa. Moody mostra a Harry um pedaço de papel onde está escrito: “quartel general da Ordem da Fênix está localizado no número 12, Grimmauld Place, Londres."


Análise[editar | editar código-fonte]

Harry ficou cada vez mais aborrecido e frustrado por ter sido isolado, tanto física quanto mentalmente, de seus amigos e do mundo mágico. Claramente, alguém informou com detalhes, para que ele fosse resgatado, deixando Harry com a sensação de ser um criança pequena e não confiável. Isso é uma coisa especialmente irritante, depois de lutar duas vezes com sucesso contra Lord Voldemort, e com certeza, compreendendo perfeitamente a situação, ele acha que deveria ser tratado com um adulto. Embora, ainda que Harry seja quase adulto, já vimos ele agir imatura e impulsivamente, em geral reagindo com raiva e frustração, ao invés de avaliar com lógica as atuais circunstâncias, e tomar a posição apropriada. Em particular, vimos como, quando foi informado que praticou bruxaria sendo menor de idade, seu primeiro impulso foi fugir.

A chegada da Guarda Avançada revela diversas coisas. Primeira, tantos bruxos para buscar Harry é outra indicação da fama de Harry, e de sua importância no mundo mágico: Harry fica surpreso pela quantidade de guardas porque ele ainda não compreendeu seu próprio status de celebridade. Aqui nós conhecemos o verdadeiro Olho-Tonto Moody e observamos o quanto ele é paranóico. Mesmo os outros Aurores acham suas precauções excessivas. Finalmente, a chegada deles é um claro indicador de que Harry nunca será esquecido, nem ignorado, ele foi simplesmente “posto na geladeira” até que uma outra casa segura estivesse pronta. Não sabemos se Harry alguma vez soube do plano de trocá-lo de lugar, ou se ele ficou sem saber de todos os problemas do mundo mágico, desde que deixou Hogwarts. Provavelmente quanto menos ele souber dos planos da Ordem, mais seguro ele estará. Claramente ele fica aliviado e feliz por voltar ao mundo mágico, ainda que, como Moody suspeita, isso o coloque em perigo.


Revisão[editar | editar código-fonte]

  1. Por que Harry está tão frustado? Sua reação é razoável? Explique.
  2. O que é um Metamorphmagus?
  3. Por que tantas pessoas para buscar Harry?


Estudos Adicionais[editar | editar código-fonte]

  1. Por que Harry foi impedido de receber informações sobre Voldemort e o que está acontecendo no mundo mágico?


Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Sabemos de passagem que Harry não tem recebido informações por ordem de Dumbledore. Isto é, em parte, porque Dumbledore sabe do link que existe entre Harry e Voldemort. No livro dois, Dumbledore descobriu que, Voldemort criou, ao menos, um Horcrux, e ficou assustado porque esse Horcrux também era uma arma, e assim foi usada, ao invés de ter sido escondida cuidadosamente. Assim, Dumbledore suspeitou que Voldemort criou múltiplos Horcruxes, uma suspeita confirmada, quando Voldemort afirma, no livro quatro, que ele “foi muito além na estrada da imortalidade do que qualquer outro bruxo.”

Eventualmente, Dumbledore adivinha que, esse link entre Harry e Voldemort, é um fragmento da alma de Voldemort que ficou grudado na alma de Harry. Ainda que ele tenha, apenas adivinhado isso, ou simplesmente saiba que o link existe, ainda não há certeza. Além disso, os bruxos adultos, especialmente Dumbledore e também Mrs. Weasley, podem estar segurando informações porque acham que elas podem por Harry em perigo, e também seus colegas, os transformando em alvos valiosos e fáceis para os Comensais da Morte. Mrs. Weasley, especialmente, é descrita como alguém que acha Harry muito novo para esse tipo de conhecimento que ele busca; ela, talvez, mentalmente o adotou e está sendo maternalmente super protetora.

Também é interessante notar como a magia é usada nesse capítulo, ainda que Harry não tenha mais recebido correspondencia do Ministério da Magia, logo depois do ataque dos Dementadores, no entanto, Tonks, faz magia e é empregada do Ministério, embora não esteja trabalhando para eles nessa ocasião, e sim, contra eles. Uma possibilidade, é claro, é que o Trace se desarme quando detecta um adulto bruxa ou bruxo, próximo de um bruxo menor de idade, para evitar alarmes falsos numa casa de bruxos.


Conexões[editar | editar código-fonte]

Esse capítulo diz respeito apenas aos eventos desse livro. Aqui não há quase nada que possa ter ligação com outros livros, embora Grimmauld Place vá ser importante durante toda a série, e Tonks quando comenta a vassoura Firebolt de Harry.