Guia dos Trouxas para Harry Potter/Grandes Eventos/Mansão Malfoy

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A Mansão dos Malfoy
  • localização = Mansão Malfoy
  • época = No sexto livro da série
  • Personagens = Harry, Hermione, Ron, Luna, Peter Pettigrew, Dobby, entre outros.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Capturados pelos Snatchers (sequestradores), Harry, Hermione e Ron são levados para a Mansão Malfoy. Com a ajuda de Luna e Dobby eles conseguem escapar para a Casa das Conchas.


Detalhes do Evento[editar | editar código-fonte]

Quando retorna ao grupo, Ron diz a Harry e Hermione, que Voldemort pôs um tabu em seu nome; qualquer um que diga seu nome terá seus feitiços defensivos desativados e será localizado imediatamente pelos Snatchers. Há poucos meses atrás, Harry esqueceu e falou o nome de Voldemort. O Trio foi capturado, logo depois, pelos Snatchers liderados por Fenrir Greyback, que também tinha capturado Dean Thomas e o goblin Grampo. Os Snatchers reconheceram Hermione, que tinha sido descrita como companheira de viagem de Harry, o Indesejável Número 1, mas Hermione pensando rápido lançou um feitiço em Harry que o disfarçou superficialmente. O disfarce e o fato de Harry estar usando uma varinha que não a sua, confundiu os Snatchers, mas o prêmio por Harry é tentador o bastante para eles levarem todos os cativos para a Mansão Malfoy.

A tentativa de Hermione em disfarçar Harry, parece ter funcionado uma vez que Narcissa e Lucius ficaram na dúvida sobre a identidade de Harry, temendo chamar Voldemort, Draco também ficou na dúvida e pareceu estranhamente reticente. Narcissa reconheceu Hermione e Lucius achou que isso era o suficiente para chamar Voldemort. Bellatrix chegando na sala, vê que o Trio está carregando a Espada de Griffindor, e, por alguma razão impede Lucius de chamar Voldemort. Mantendo Hermione no andar de cima para interrogatório, Bellatrix manda os outros para uma sala fechada na adega, onde eles encontram Luna e Mr. Ollivander que também estão prisioneiros ali. Embora os recém chegados estejam de mãos atadas, Luna havia encontrado um prego velho que usou para cortar as cordas.

Bellatrix tortura Hermione para tentar descobrir onde eles encontraram a Espada de Griffindor. Desesperado, ao ouvir Hermione chorar de dor lá em cima, Harry fica nervoso agarrando o fragmento de espelho mágico que Sirius havia lhe dado anos atrás, e vê um olho azul cor do céu olhando para ele do espelho. Harry implora por socorro ao dono do olho, e logo Dobby aparata na cela. Harry pede que Dobby leve Dean, Ollivander e Luna em segurança para a Casa das Conchas. Lá em cima, onde agora ela está torturando Grampo, Bellatrix ouve o som de Dobby desaparatando e manda Rabicho para investigar. Harry e Ron emboscam Rabicho mas não conseguem derrotá-lo. Harry lembra a Pettigrew sua dívida de vida para com ele, o que faz com que ele hesite; sua própria mão mágica de prata detecta isso e o estrangula até a morte.

Embora no início tivessem sucesso ao resgatar Hermione e Grampo, Harry e Ron são forçados a se render quando Bellatrix os desarma ameaçando Hermione com um punhal de prata; Draco pega as varinhas de Bellatrix e Pettigrew. Dobby anuncia sua volta derrubando um candelabro sobre Bellatrix. Harry agarra as varinhas que Draco está segurando e estupora Fenrir. Ron pega Hermione e desaparata para a Casa das Conchas, enquanto Harry pega Grampo. Quando Harry desaparata Bellatrix atira seu punhal na direção dele. Somente chegando à Casa das Conchas é que Harry descobre que Dobby foi ferido fatalmente pelo punhal de Bellatrix. Dobby logo em seguida, suas palavras finais foram "Harry Potter".


Consequências Importantes[editar | editar código-fonte]

  • Peter Pettigrew e Dobby morrem. Pettigrew foi uma perda muito pequena, mas a morte de Dobby foi muito triste.
  • Mr. Ollivander é resgatado. Ollivander já estava preso há algum tempo, provavelmente por causa da preocupação de Voldemort com a força da varinha de Harry. Parece que Harry também tem algumas perguntas sobre o artesanato de varinhas, porque perdeu a sua e tem a esperança de que ela possa ser consertada.
  • Grampo é resgatado, e portanto tem um débito de honra para com Harry. Harry parece ter planos para pedir ajuda a Grampo.
  • Harry percebe o pânico de Bellatrix ao ver a Espada de Griffindor, e fica ciente de que ela acredita que a Espada está em seu cofre em Gringotes. Sua aparente crença de que seria fatal se Voldemort soubesse sobre a Espada não está no cofre, pode ter dado alguma idéia a Harry.
  • Harry pegou a varinha de Pettigrew assim como a de Bellatrix e a de Draco. Isso deixa apenas a varinha de Narcissa na família Malfoy, e com Ollivander a salvo, talvez seja bem difícil para qualquer um dos Malfoy ou Bellatrix, conseguir outra.
  • A visão que Harry teve durante esse episódio, que veio a sua mente através de Voldemort, nos leva a entender que seja lá o que for que Voldemort esteja procurando do jovem ladrão Grindelwald, não está mais na posse de Grindelwald. Harry também pode tirar algumas conclusões a esse respeito também.


Análise[editar | editar código-fonte]

Esse episódio é uma das ocasiões em que Harry junto de Ron e de Hermione está em maior perigo. A tentativa de Hermione de disfarçar Harry através de um feitiço que fez o rosto do rapaz inchar, parece ter sido boa, uma vez que ninguém estava conseguindo identificá-lo; da mesma forma, o Trio está nas profundezas dos domínios do inimigo, amarrados e sem varinhas e Voldemort foi chamado. Ainda assim eles escapam, com ajuda de Luna e Dobby.

Embora muito triste, a morte de Dobby, ou outro evento muito triste similar, deve ocorrer para diminuir a celebração do Trio pela fuga. Harry descobriu coisas muito importantes na Mansão Malfoy e deve correr atrás delas para manter a narrativa fluindo. Uma celebração interromperia a narrativa, enquanto que os detalhes da morte de Dobby, permitem que Harry passe um tempo solitário, introspectivo e refletindo sobre o que ele precisa determinar, quais os próximos passos e como alcançá-los.

Vamos observar que esses mesmos padrões continuam, desse ponto na história em diante. Vai haver uma pausa na ação, enquanto o Trio e Grampo decidem o próximo movimento; mas deve ser notado que a autora, desse ponto em diante, vai preparar os eventos de modo que um episódio detone a necessidade imediata de passar ao próximo.

Devemos fazer uma nota aqui sobre varinhas. Quando Harry toma as três das mãos de Draco, todas mudam sua lealdade para ele. Aquela que ele joga para Ron, por acaso, é a de Pettigrew, que mais cedo ele mesmo havia tirado de Pettigrew, e portanto sua lealdade se reverte para Ron. Isso deixa Harry segurando as varinhas de Draco e Bellatrix, ambas que agora devem lealdade a Harry. Esse detalhe da lealdade será importante mais tarde em nossa história.


Perguntas[editar | editar código-fonte]

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

As duas coisas importantes que Harry aprendeu desse episódio são, primeira, que algo muito valioso para Voldemort está guardado no cofre profundo de Bellatrix em Gringotes, e a segunda, que Voldemort está procurando e talvez já tenha achado a Elder Wand ou Deathstick, uma varinha supostamente imbatível.

Uma vez que Bellatrix tem medo que Voldemort dê um ataque de raiva assassina ao pensar que algo, especialmente a Espada de Griffindor, tenha sido tirada do cofre de Bellatrix, Harry adivinha que um tesouro específico no cofre profundo de Bellatrix seja um Horcrux. Sabendo que Voldemort roubou a taça de Hufflepuff durante sua primeira subida ao poder, Harry logo calcula que tem que procurar pela taça. Para recuperá-la, ele vai ter que, de alguma forma, invadir Gringotes, algo que só poderá fazer com a ajuda de Grampo. Nos próximos capítulos veremos como Harry convence Grampo a ajudar, e o preço que ele concorda em pagar por essa ajuda.

Compreender o que Voldemort deseja de Grindelwald é mais vago, embora sua lógica seja clara. Harry sabe que Voldemort acredita que a varinha de Harry tem poder sobre a sua, e já vimos que Voldemort está procurando avidamente informações sobre um artesão de varinhas, Gregorovitch. Também sabemos que Voldemort capturou Ollivander, outro artesão. Harry, Ron e Hermione estiveram recentemente discutindo o Conto dos Três Irmãos do livro “Contos de Beedle o Bardo”, e Harry acredita que Voldemort descobriu as lendas que envolvem a Elder Wand. Harry desconfia que, como Voldemort está obcecado com a força aparente da varinha de Harry, ele quer a Elder Wand na crença de que essa será a única varinha que pode ser mais forte do que a de Harry. As conversas de Harry com Ollivander servirão para dar certeza a Harry de que, embora possa estar usando a Elder Wand, Voldemort não irá dominá-la. No entanto, até os capítulos finais desse livro, Harry ainda terá muitas dúvidas sobre a lealdade da varinha.