Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Grandes Eventos/Casa dos Gritos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Eventos na Casa dos Gritos
  • localização = Casa dos Gritos, Hogsmeade
  • época = No terceiro livro da série
  • Personagens = Harry, Ron, Hermione, Sirius Black, Remus Lupin, Peter Pettigrew, Severus Snape.

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Atenção: esse artigo se refere apenas aos eventos ocorridos na Casa dos Gritos, no livro três. A Casa dos Gritos vai aparecer novamente no último livro, mas esse artigo não inclui aqueles eventos.

Ron é arrastado para dentro do túnel sob o Salgueiro Lutador por um grande cão negro. Atrás dele estão Harry e Hermione que são presos dentro da Casa dos Gritos por Sirius Black, que na verdade é um Animago não registrado; sua forma de Animago é um grande cão negro. Embora tendo sido desarmado, Harry consegue sua varinha de volta e se prepara para matar Sirius, que ele acredita, entregou seus pais para Voldemort, mas, Bichento, o gato de Hermione fica na frente de Sirius. O impasse é quebrado pela chegada de Remus Lupin, que cumprimenta Sirius como um irmão. A explicação deles sobre o que está acontecendo, é interrompida novamente por Snape, que amarra Sirius e Lupin e se prepara para entregá-los aos dementadores.

Harry, Hermione e Ron juntos desarmam Snape, o jogam na parede e o deixam desacordado. Eles soltam Lupin e Sirius descobrindo que Perebas é na verdade um Animago, Peter Pettigrew.

Quando voltam para escola para entregar Pettigrew, a lua cheia faz Lupin virar um lobisomem e Sirius se transforma no cão para impedir de Lupin chegar perto dos alunos. Pettigrew volta a sua forma de rato e foge. Sirius é pego pelos dementadores, Harry e Hermione tentam resgatá-lo mas não conseguem.


Detalhes do Evento

[editar | editar código-fonte]

Esse evento cobre praticamente cinco capítulos no livro original, portanto os detalhes podem estar um pouco incompletos. Para ler com todos os detalhes, o único recurso é ler os capítulos do 17 ao 21 do terceiro livro da série.

Assim que Harry, Ron e Hermione voltam para a escola depois de visitar Hagrid, tendo recuperado Perebas, ele parece estranhamente determinado a fugir. Perebas morde Ron e foge com Bichento o perseguindo de perto. Ron consegue pegar Perebas, mas um cão negro aparece, derrubando Harry e agarrando Ron. O cão arrasta Ron para dentro de um buraco sob as raízes do Salgueiro Lutador, quebrando a perna de Ron. Harry tentando seguí-los é derrubado por um dos galhos do Salgueiro.

Bichento mergulha sob os galhos e aperta um botão no tronco da árvore. Os galhos ficam parados; Harry e Hermione entram num túnel, seguindo Ron, que vai dar na Casa dos Gritos. Na Casa, Ron, está deitado ao lado de uma cama de dossel, decrépita, e avisa aos amigos que isso é uma armadilha, o cão é Sirius Black, um Animago. Black usa o feitiço Expelliarmus e desarma Harry e Hermione com a varinha de Ron.

Sirius comenta que está feliz porque Harry agiu como seu pai, vindo salvar seu amigo ao invés de correr para pedir ajuda; isso faz tudo mais fácil. Ron diz que Black vai ter que matar todos eles, não apenas Harry, mas Black responde que só haverá uma morte nessa noite. Harry exige saber se matar doze Trouxas mais Peter Pettigrew não foi o suficiente e avança sobre Black, visivelmente fraco, agarrando seu pulso da varinha.

Black sufoca Harry com sua mão livre. Hermione chuta Black enquanto Ron agarra sua mão da varinha. Harry se solta; quando ele agarra a mão da varinha de Black, Bichento arranha sua mão. Indefeso, Black pergunta se Harry vai matá-lo. Harry diz que sabe que Black traiu seus pais para Voldemort. Black admite sua responsabilidade, mas a história é muito maior. Enquanto Harry decide se vai ouvir ou não, Bichento deliberadamente senta sobre o peito de Sirius, resistindo aos esforços de Black para empurrá-lo

O Professor Lupin surge subitamente e desarma Harry, Ron e Hermione e pergunta, “Onde ele está?” Black aponta para Ron. Lupin pergunta, “Por que ele não se mostrou? A menos que... você se virou... e não me disse nada?” Black confirma. Lupin põe Black de pé, o abraçando. Hermione se sentindo traída, diz a Lupin que acreditava nele e protegia o segredo, que ele é um lobisomem. Lupin admite que é, mas não esteve ajudando Black e nem ele quer Harry morto. Os funcionários de Hogwarts sabem que ele é um lobisomem; o Professor Dumbledore convenceu a todos que ele é confiável. O Professor Snape viu tudo isso na dúvida que um aluno pudesse perceber e entregar o segredo.

Lupin devolve as varinhas do Trio, colocando a sua própria em seu cinto e pede ao Trio que escute. Lupin viu o nome de Black no Mapa do Maroto, um mapa que Lupin ajudou a criar quando era estudante. Lupin é “Aluado”. Ele viu alguém no mapa, com o Trio. Lupin e Black afirmam que Perebas é na verdade, um Animago chamado Peter Pettigrew. Harry, Ron e Hermione insistem que Lupin e Black estão loucos, Perebas não pode ser Peter Pettigrew; Black matou ele há doze anos atrás. Black diz que bem que tentou, mas Peter escapou. Lupin insiste em que Harry compreenda tudo antes que Pettigrew morra. Black concorda mas exige que Lupin seja rápido, ele quer cometer o assassinato pelo qual foi preso. Quando Ron recorda a Black que houve testemunhas que o viram matar Pettigrew e os Trouxas, Black retruca que foram enganadas. Hermione diz que Pettigrew não está listado entre os sete Animagos registrados. Lupin avisa que existem três Animagos não registrados zanzando em Hogwarts.

Ron, percebendo uma porta aparentemente se abrindo sozinha, acha que a Casa dos Gritos é assombrada, mas Lupin afirma que não. Os gritos que os aldeões ouviam eram seus, não de fantasmas. Antes que houvesse uma poção que permitisse que um lobisomem mantivesse sua consciência, a Casa dos Gritos foi construída, especificamente para prender Lupin durante suas transformações. O Salgueiro Lutador foi plantado para guardar o túnel que leva à Casa. As transformações eram terríveis, mas Lupin tinha três grandes amigos: Sirius Black, Peter Pettigrew e James Potter.

Quando descobriram que ele era um lobisomem, ao invés de abandonar seu amigo, eles, secretamente se tornaram Animagos para apoiá-lo. Eles demoraram três anos para aprender mas no quinto ano eles se aperfeiçoaram. James e Sirius aprenderam sozinhos, mas Pettigrew precisou de ajuda. Depois de transformados, eles podiam correr livres com Lupin na Floresta Proibida. Sirius e James eram grandes o bastante para manter um lobisomem na linha, embora quase tenham acontecido acidentes. As formas de seus Animagos determinaram seus apelidos; Black era Almofadinhas, James era Pontas, Pettigrew, o rato, era Rabicho.

Harry pergunta qual animal era seu pai, mas Hermione interrompe dizendo que era muito perigoso deixar um lobisomem correr solto. Lupin admite que sim, mas eles eram jovens e despreocupados. Lupin se arrepende de nunca ter dito a Dumbledore que Black era um Animago, mas ele estava envergonhado de admitir para o Diretor, que traiu sua confiança correndo pela vila como lobisomem. Lupin achava que Black estava servindo a Voldemort e se convenceu de que ele usou Magia Negra para entrar no castelo ao invés de sua forma de Animago.

Ele confessa que Snape estava parcialmente certo, que ficando em silêncio estava ajudando Black. Sirius exige saber como Snape está envolvido, e Lupin explica que Snape agora é um professor de Hogwarts. Black uma vez zombou de Snape, quando ele ficou curioso acerca das desaparições mensais de Lupin. Black contou sobre o Salgueiro Lutador e como entrar no túnel. Foi a intervenção de James no último minuto que salvou Snape de um lobisomem mortífero. Claro que Dumbledore proibiu Snape de revelar algo sobre o problema de Lupin.

Agora, Snape aparece, ele estava escondido sob a Capa da Invisibilidade de Harry, que ele encontrou no Salgueiro Lutador onde Harry e Hermione a deixaram cair. Ele estava levando a Poção Wolfsbane de Lupin quando percebeu um Mapa muito interessante na mesa de Lupin que confirmou suas suspeitas de que Lupin estava ajudando Black. Snape usa a magia Incarcerous e amarra Lupin antes que ele possa explicar, depois insiste em que todos voltem ao castelo de modo que ele possa falar com os dementadores. Harry bloqueia a porta, exigindo que Snape escute. Quando Snape recusa, Harry o desarma, ajudado por Ron e espantosamente por Hermione. O feitiço com força tripla joga Snape na parede e o deixa desacordado.

Harry ainda duvida da história de Lupin. Lupin faz com que Ron entregue Perebas embora Ron proteste, que, mesmo que Peter Pettigrew assuma a forma de rato, por que teria que ser Perebas? Black explica que quando Fudge o visitou em Azkaban, deu a ele um jornal contendo uma foto da família Weasley. Sirius reconheceu Pettigrew (como Perebas) na foto pelo dedo que faltava. Pettigrew cortou seu dedo antes de matar os Trouxas, depois gritou que Black matou James e Lily para todos ouvirem, Pettigrew explodiu a rua. Em meio ao caos, ele se transformou, desapareceu dentro do bueiro e deixou seu dedo cortado como evidência de que tinha morrido.

Lupin lembra que Perebas esteve na família Weasley durante doze anos, enquanto que um rato comum vive apenas três ou quatro anos. Lupin também observa que Perebas parecia estar mal de saúde, embora Ron dissesse que era estresse causado por “aquele gato louco” que o atacava o tempo todo. Harry pensa diferente: Perebas já estava parecendo doente no Beco Diagonal, e antes de Hermione comprar Bichento, talvez porque tivesse ouvido a notícia da fuga de Black.

Bichento reconheceu Pettigrew pelo que ele era. Ele também observou Black e a princípio desconfiou dele, mas o ajudou quando compreendeu o motivo de Black. Sem poder levar Perebas até Sirius, Bichento roubou a lista das senhas de Neville e depois contou a Black que Perebas tinha desaparecido deixando sangue e pelos nos lençóis de Ron. Afinal fingir que tinha morrido já tinha dado certo uma vez.

Assim que Black estava pronto para matar Pettigrew, Harry diz que Black era o Fiel do Segredo e que traiu seus pais. Black afirma que foi responsável pelas mortes deles, mas não era mais o Fiel do Segredo; ele convenceu James e Lily a trocar o Fiel do Segredo usando Pettigrew, ao invés dele, acreditando que ninguém iria suspeitar de bruxo fraco como Pettigrew. Quando Black foi procurar Pettigrew onde ele se escondia, descobriu que ele havia sumido, sem marcas de luta, sentiu que algo havia acontecido. Ele foi então até Godric´s Hollow e encontrou os corpos de James e Lily em meio a casa destruída, assim, percebeu que Pettigrew os havia entregue para Voldemort.

Lupin pede uma pausam e ele e Black conjuram um feitiço que transforma Perebas em humano: um homem pequeno com feições de rato, cabelos sem cor e uma grande carecaspot—esse é Peter Pettigrew. Quando Lupin exige uma explicação sobre a noite em que James e Lily morreram, Pettigrew debilmente diz que ele fingiu sua morte por medo que Black viesse atrás dele, depois dele trair os Potters, e ele possuía poderes que “Ele Que Não Deve Ser Nomeado” o ensinou.

Black responde que os seguidores de Voldemort estão aborrecidos com Pettigrew, que Voldemort foi atrás dos Potters por causa da informação de Pettigrew e morreu lá. Os Comensais da Morte em Azkaban acham que Pettigrew traiu Voldemort, e muitos ainda estão soltos por aí. Lupin pergunta por que um homem inocente estaria escondido durante doze anos. Pettigrew afirma que estava assustado pois por causa dele o mais alto oficial de Voldemort, Sirius Black, estava em Azkaban. Sirius furioso recorda que ele (Pettigrew) era o Fiel do Segredo dos Potters.

Black afirma que Pettigrew nunca feriu Harry porque ele não se arriscaria a agir em nome de Voldemort, a menos que soubesse que Voldemort o protegeria. Black comentou que manteve a sanidade em Azkaban, se transformando em cão quando as coisas ficavam insuportáveis. Os pensamentos simples de um cão são menos afetados pelos dementadores do que os humanos. Dementadores são cegos e não conseguiam detectá-lo transformado. Ao invés, eles sentem e se guiam através das emoções. Quando Black reconheceu Pettigrew como Animago na foto, jurou mostrar a todos o traidor. Como cão ele conseguia fugir dos dementadores e assim escapou. Viajou para o norte na direção de Hogwarts e viveu na Floresta Proibida, saindo apenas para ver os jogos de Quadribol.

Harry finalmente está convencido de que Black é inocente. Os pedidos de clemência de Pettigrew são ignorados e ele admite servir ao Lorde das Trevas, porque seria morto se resistisse. Black diz que ele deveria ter morrido para defender seus amigos, como eles teriam feito por ele. Lupin e Black se preparam para executar Peter, mas Harry intervém para evitar que os melhores amigos de seu pai, se tornem assassinos; Pettigrew será entregue aos dementadores. Black e Lupin concordam, e Lupin amarra Pettigrew e conserta a perna de Ron. Black avisa a Pettigrew que, caso ele se transforme vai matá-lo.

Lupin conjura um feitiço Mobilicorpus e Snape, inconsciente, flutua para acompanhar os outros. Black sugere que duas pessoas se prendam a Pettigrew, para evitar que ele escape. Lupin e Ron se apresentam e Black usando a varinha de Snape conjura algemas. Com Bichento liderando o caminho, eles retornam pelo túnel.

Descendo pelo túnel, Black percebe que será um homem livre assim que Pettigrew for entregue às autoridades. Ele diz a Harry que é seu padrinho e também seu guardião e hesitante, sugere a Harry que vá morar com ele. Harry solta um “Sim!” entusiasmado, pega Black de surpresa, e o sorriso que ele dá o faz parecer dez anos mais novo.

Quando eles saem do túnel, o luar da lua cheia banha o grupo. Lupin, que havia esquecido de tomar a poção se transforma em lobisomem. Black grita para Harry correr, mas ele não pode—Ron ainda está preso a Pettigrew. Black em cão para defender os outros, Lupin, agora lobisomem, não está mais preso a Pettigrew, que agarra a varinha de Lupin do chão e estupora Ron e Bichento. Harry desarma Pettigrew, mas este se transforma em rato e desaparece no mato. Lupin impedido por Black de atacar Harry, Hermione e Ron que foi estuporado, dispara para a Floresta Proibida, Black mesmo ferido vai atrás.

Harry e Hermione correm para ajudar Ron, mas não conseguem desfazer o feitiço de Pettigrew. Harry e Hermione ouvindo um gemido, correm até o lago e encontram Black já na forma humana encolhido na margem. Uns cem dementadores estão vindo de todas as direções. Harry e Hermione correm em defesa de Black mas são muitos dementadores e o Patrono de Harry não tem força suficiente para enfrentá-los. A presença das criaturas domina Harry e Hermione. Harry cai e se sente erguido por um para administrar o “Beijo “.

Conforme a consciência de Harry se apaga, um luz brilhante parece correr à sua volta afastando os dementadores. Conforme eles se dispersam aparece um grande animal brilhante em meio a uma neblina clara, depois ele trota até alguém de pé na margem oposta do lago. O que Harry vê antes de perder a consciência parece impossível.

Harry acorda na ala hospitalar e escuta o Ministro da Magia Cornelius Fudge e o Professor Dumbledore discutindo os acontecimentos da noite. Snape diz que o corte em sua cabeça foi feito por Harry, Ron e Hermione mas eles, provavelmente estavam sob o feitiço Confundus lançando por Black. Quando ele recobrou a consciência, os dementadores estavam retornando aos seus postos, e ele encontrou Harry, Hermione e Black inconscientes na margem do lago. Ele conjurou macas e os trouxe para a ala hospitalar. Fudge diz que isso, provavelmente o colocaria na fila para Ordem de Merlin, Terceira Classe.

Harry abre os olhos e vê Hermione na cama ao lado, totalmente acordada e olhando assustada. Perto, Madam Pomfrey estava atendendo Ron. Madam Pomfrey diz a Harry que Black foi capturado e logo, os dementadores vão administrar o “Beijo”. Harry pula da cama gritando que Sirius é inocente e que Peter Pettigrew está vivo e é um Animago. Snape diz que, obviamente ele foi Confundido e Madam Pomfrey o obriga a ficar na cama.

Quando o Professor Dumbledore chega, Harry conta tudo a ele também. Dumbledore diz que ele já falou com Black e precisa falar com Harry e Hermione a sós. Madam Pomfrey e Fudge saem, mas Snape protesta dizendo que Black provou que ele era capaz de matar alguém quando tinha 16 anos. Dumbledore responde que sabe de tudo e Snape sai emburrado.

Harry e Hermione tentam explicar o que aconteceu, mas Dumbledore diz que é só a palavra deles, não há provas e assim não salvarão Black. Também não serve o testemunho de Lupin, ainda que não estivesse correndo através da Floresta Proibida. Além de ser um amigo antigo de Black, um lobisomem não importa. A versão de Snape terá maior credibilidade e embora Dumbledore acredite em Harry e Hermione, ele não pode obrigar as outras pessoas a ver a verdade.

“O que nós precisamos,” diz Dumbledore, “é mais “tempo.” Hermione aparentemente compreende embora Harry não. Ele menciona que Black está no escritório de Flitwick. Ele diz em linguagem cifrada que são cinco minutos antes de meia noite, que eles não devem ser vistos e que mais de uma vida inocente pode ser salva. Ele fala para Hermione que “três voltas” devem ser suficientes, e os tranca na ala hospitalar. Harry fica impressionado quando Hermione tira uma pequena e brilhante ampulheta do bolso de suas vestes. Ela coloca a corrente em volta dela e de Harry, e gira a ampulheta três vezes. O mundo se torna um borrão, girando, quando tudo para, eles estão de pé no Saguão de Entrada sozinhos e o sol está brilhando. Empurrando Harry e entrando num armário de vassouras, Hermione explica que eles estão três horas no passado. Eles ouvem passos lentos passando e Hermione diz que eram eles mesmos sob a Capa da Invisibilidade; Harry tenta compreender como estar em dois lugares ao mesmo tempo, no armário com Hermione e também sob a Capa com Ron e Hermione indo para a cabana de Hagrid. Hermione explica que a ampulheta é um Vira-Tempo e ela está usando o ano todo para conseguir assistir a todas as aulas. A Professora McGonagall a avisou para não contar a ninguém.

Agora que eles voltaram três horas, Hermione ficou na dúvida do que Dumbledore queria que eles fizessem. Harry acha que ele pretendia que os dois salvassem Bicuço e Black, que está trancado no escritório de Flitwick. Bicuço pode voar até a janela de Flitwick e salvar Black. Eles seguem para a Floresta Proibida, andando pela beirada até chegarem ao canteiro de abóboras de Hagrid. Dali eles podem ver a si mesmos indo até a cabana. Harry quer pegar Bicuço mas Hermione diz que o Comitê pode vê-lo primeiro, se fosse fácil, Hagrid já teria soltado ele.

Eles escutam Hagrid quebrando a jarra de leite e a outra Hermione encontrando Perebas. Harry quer correr e agarrar Pettigrew, mas Hermione pergunta o que ele pensaria caso de repente se visse correndo pelo caminho. Há uma razão para Dumbledore dizer que eles não podem ser vistos.

O Comitê, incluindo o Professor Dumbledore e Cornelius Fudge, se aproxima. Harry e Hermione observam Harry, Ron e Hermione desaparecerem sob a Capa da Invisibilidade e saírem pelos fundos, enquanto o Comitê entra pela frente. Depois que o carrasco Macnair vê Bicuço, Harry decide que é hora de agir. Ele faz uma reverência para Bicuço e começa a levá-lo para a Floresta, mas Bicuço resiste. Assim que o Comitê começa a sair da cabana Dumbledore os chama de volta dizendo que o decreto precisa de outra assinatura. Assim que Harry leva Bicuço para dentro da Floresta, o Comitê aparece e descobre que Bicuço se foi. Macnair mete seu machado na cerca com raiva.

Harry e Hermione com Bicuço, chegam perto do Salgueiro Lutador e veem quando o grande cão negro arrasta Ron para dentro do túnel. Logo depois, Bichento faz os galhos pararem e os eles, em outro momento, entram no túnel. Quase imediatamente, Dumbledore, Macnair, Fudge e o velho membro do Comitê passam, voltando ao castelo. Logo, eles veem o Professor Lupin correndo até o Salgueiro Lutador e mergulhando pela passagem. Harry fica imaginando se poderia dar uma corrida e pegar a Capa da Invisibilidade mas Hermione proíbe. Dois minutos mais tarde, Snape chega se envolve na Capa e entra no túnel.

Agora Harry e Hermione precisam esperar até que os acontecimentos na Casa dos Gritos aconteçam novamente. Hermione se pergunta como eles se safaram de todos aqueles dementadores. Harry diz que deve ter sido um Patrono poderoso e acredita que foi seu falecido pai a conjurá-lo.

Uma hora depois, todos saem do túnel e Lupin se transforma no lobisomem. Percebendo que estão de pé no caminho por onde Lupin vai correr, Harry e Hermione voltam para a cabana vazia de Hagrid. Embora exista um lobisomem a solta, Harry quer ver quem conjurou o Patrono e se dirige para onde essa pessoa estava. Não há ninguém lá. Harry repentinamente compreende: não foi seu pai que ele viu, foi ele mesmo. Assim que os dementadores atacam Black e antes ele e Hermione, ele conjura o Patrono. Um grande animal surge da ponta de sua varinha, e avança sobre os dementadores espalhando todos eles. Assim que eles se dispersam, o Patrono, na forma de um grande cervo prateado volta para Harry, que então percebe que a forma Animago de seu pai era um cervo, por isso o apelido “Pontas”.

Hermione chega furiosa porque Harry fez aquilo. Ele explica que seu eu atual, viu seu eu anterior conjurando um feitiço, Ele só viu algo que aconteceu antes. Eles viram quando Snape conjurou macas e transportou todos para o castelo.

Eles montam em Bicuçço e voam até até a Torre Oeste. Hermione usa Alohomora para abrir a janela e Black monta em Bicuço. Harry e Hermione desmontam no alto da Torre e apressa Black para ir embora. Black primeiro pergunta sobre Ron, depois foge com Bicuço dentro da noite.


Consequências Importantes

[editar | editar código-fonte]

O principal resultado do evento na Casa dos Gritos é a revelação da verdade acerca da traição dos pais de Harry. Agora, Harry sabe que Peter Pettigrew ainda vive e ficou escondido desde que foi supostamente morto por Black, treze anos antes; foi Pettigrew e não Sirius que traiu seus pais; que Sirius, Pettigrew e Lupin eram amigos de seu pai; que Sirius é seu padrinho e que se preocupa com ele e está disposto a ajudá-lo. Por um breve instante, Harry achou que poderia ter a chance de viver com Sirius ao invés de viver com os Dursleys. Essa esperança se apagou no momento que Pettigrew fugiu, assim que eles saíram da Casa dos Gritos.

Também ficamos sabendo que Sirius e Pettigrew são Animagos, assim como o pai de Harry era; o grande cão negro que vimos através dos livros era Sirius. Pettigrew, é claro, fingiu que era o rato de Ron, Perebas. Aqui, ainda não sabemos que forma de Animago tinha o pai de Harry.


Descobrimos que Snape esteve na escola na mesma época que James, Lupin, Sirius e Pettigrew, e que ele os detestava tanto, que aparentemente, procurava inventar histórias sobre eles por vingança, pelo passado, até mesmo a ponto de talvez Lupin ser morto.


Claramente, os eventos na Casa dos Gritos são o ponto central desse livro, ocupando praticamente um quarto do livro. Muitas coisas são descobertas ali que são importantes para a série.

Primeiro e mais importante, ficamos sabendo que Sirius é inocente dos crimes pelos quais ele foi preso. Os leitores podem achar curioso, que até mesmo bruxos têm dificuldades de discernir a verdade em casos criminais, e é possível que tenhamos alguma discussão sobre isso nos próximos livros.

Também descobrimos que Lupin é um lobisomem, uma revelação que já era esperada, e que Sirius é um Animago, outra habilidade que já havia sido mencionada mas nunca com relação a ele. Vamos descobrir a habilidade de se tornar Animago, é que permitiu que ele sobrevivesse em Azkaban relativamente bem.

Além disso, ficamos sabendo sobre os tempos de colégio do pai de Harry e que Sirius, Lupin e Pettigrew eram seus melhores amigos. Descobrimos que James Potter, Sirius Black e Peter Pettigrew decidiram praticar a transformação extremamente difícil em Animagos, para acompanhar seu amigos Lupin, quando ele se tornava lobisomem, ao invés de abandoná-lo por sua conta. Isso reforça a visão de Harry, de um pai gentil e bom e uma pessoa justa.

A raiva que Snape sente de Sirius e por tabela de James, é explicada aqui, assim revelando as circunstâncias mencionadas antes: Dumbledore havia mencionado que James salvou a vida de Snape, agora sabemos o que aconteceu, e talvez por que Snape não conseguiu perdoá-lo por isso. Também Snape acreditava que Lupin estivesse ajudando Sirius a entrar na escola, e que ambos Snape e Lupin, pelo menos a princípio acreditavam que Sirius era culpado. Snape continuou a achar Sirius culpado para evitar que sua visão do ocorrido fosse modificada, de modo que era necessário não ver Pettigrew; o fato dele ter sido derrubado por um feitiço triplo do Trio era necessário pela trama. Snape permanecer inimigo de Sirius e, um pouco menos de Lupin era necessário por causa dos próximos livros.

Um ponto que permanece, de alguma forma, inexplicado é o fato de Snape não perceber que a Capa da Invisibilidade pertence a Harry. Snape a encontra do lado de fora do Salgueiro Lutador e a usa para observar Sirius, Black e o Trio; a porta que Ron vê abrir, e que ele comenta por isso que a Casa é assombrada, foi, acreditamos, aberta por Snape sob a Capa. Não fica claro, porque Snape adivinha de imediato que a Capa pertence a Harry e não a Ron, nem a Hermione. Certamente, a família de Harry era a mais provável de conseguir uma Capa desse tipo, mas a família de Harry nem sequer tinha como contar a Harry que essas coisas existiam, e a família de Hermione é de Trouxas, portanto, embora a família Weasley seja relativamente pobre, Ron é o mais provável dono. O fato de Snape saber da existência da Capa e também do Mapa do Maroto, que ele viu na posse de Harry depois desse evento, serão importantes mais tarde na série.

Finalmente, ficamos sabendo que no mundo mágico existe alguma habilidade de manobrar e viajar através do tempo. Embora o Vira-Tempo seja mostrado como algo, de alguma forma, limitado, permitindo a quem usa andar para trás e para frente no tempo, e portanto ir a diversos lugares ao mesmo tempo, e inteiramente possível que as habilidades de manipular o tempo pelos bruxos, sejam muito mais avançadas e que esse Vira-Tempo específico seja limitado, uma vez que pode ser emprestado a um aluno.


Visão Completa

[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Muito embora tudo o que aconteceu na Casa Gritos, teve o mínimo efeito sobre Sirius, uma vez que ele era um fugitivo antes e depois desse episódio, mesmo assim, Harry ficou com um adulto que ele pode chamar nos momentos de necessidade, como de fato, ele vai fazer nos próximos dois livros. O fato de Sirius estar livre de Azkaban permite que ele ofereça a casa da família em Londres, como quartel-general da Ordem da Fênix, o que ele não poderia caso não tivesse refeito o contato com Dumbledore. Podemos nos perguntar, caso os eventos na Casa dos Gritos não tivessem acontecido, Dumbledore não reataria a comunicação com Sirius e portanto Sirius não estaria por perto para ajudar Harry.

Sirius vai revelar a forma do Animago de James Potter, ele se transformava num cervo, similar ao Patrono que Harry conjurou logo após os eventos na Casa dos Gritos. Esse é o segundo Patrono corpóreo que Harry conjura; o primeiro ele usou para afastar um suposto Patrono no jogo de Quadribol contra a Ravenclaw, e Lupin ficou muito em choque quando reconheceu a forma, embora Harry estivesse muito ocupado para perceber. Produzir um Patrono é uma habilidade muito avançada de magia defensiva, em geral, não é ensinada antes do sexto ano. A facilidade de Harry com esse feitiço vai permitir que ele se classifique bem no quinto ano e mesmo depois. Provavelmente o fato de Lupin ser capaz de ensinar esse feitiço a Harry, seja um reflexo de como ele é bom professor. Embora a escola esteja sem opções de professores para essa matéria (DCAT), Lupin não enfrentou concorrência. Por outro lado a Professora McGonagall parece considerar Lupin um professor dos melhores.

Dumbledore explica a Harry, que o fato dele ter impedido Sirius e Lupin de matarem Pettigrew, o deixa com uma dívida de vida para com Harry. Embora existam algumas discussões sobre o assunto nos livros, esse, parece que foi tomado muito a sério no mundo dos bruxos. Nesse momento, em resposta a reclamação de Harry por deixado Pettigrew escapar e retornar para Voldemort, Dumbledore comenta que Voldemort não vai gostar que seu mais chegado servo tenha um débito de vida com seu inimigo. Vamos ver que Voldemort não está mesmo satisfeito com Pettigrew e o está tratando como um servo valioso ao invés de um confidente. No último livro vamos ver que esse débito de vida acaba por salvar a vida de Harry e resultar na morte de Pettigrew.