Guia do hacker/Programação
Aspeto
Nesse capítulo eu vou abordar a programação bem superficialmente, falando sobre ela, suas funções, algoritmos e lógica.
Bom, programação é basicamente a forma com que você vai conversar com o computador, e fazer com que ele interprete seus comandos, criando programas e códigos.
Vamos supor que você queira encher o registo de um site com IP qualquer. Você não vai ficar apertando FS toda hora, né? Isso gastaria muito tempo, e tempo é dinheiro.
Então, para automatizar essa tarefa, você poderia criar um programa que ficasse clicando na tecla FS automaticamente, a cada 0, 5s. Então é só deixá-lo rodando e ele faz todo o trabalho para você.
Programação é uma coisa incrível, você faz literalmente o que quiser com ela, se dominar. Você pode tanto criar um programa simples que envia e-mail em massa para várias pessoas, como pode desenvolver um complexo script que consiga extrair informações bancarias de pessoas cadastradas em um site qualquer.
Para começar a programar você precisa de uma linguagem, como se você estivesse conversando com um americano.
Você precisa saber inglês, para fazer que ele te entenda, certo? Mesma coisa no computador. Você precisa saber linguagens de programação para que ele te entenda.
A maioria das linguagens tem alguma similaridade na estrutura do código. Isso porque elas foram derivadas de outras linguagens antigas, chamadas linguagens mãe.
Como quase todos são parecidas na sintaxe, é fácil de você entender superficialmente o código de qualquer linguagem se se dominar lógica e algoritmos.
Veja, para esclarecer um pouco antes de falar sobre algoritmos, vamos voltar ao exemplo das linguagens que usamos no dia-a-dia. Para você conversar com uma pessoa você precisa organizar as palavras de forma a fazer sentido para quem vai ouvir, certo? Se eu chegar para você e falar "ontem manteiga com comi pão" você não vai entender. Mas se eu organizar as palavras e falar na ordem fazendo sentido você vai me compreender, "ontem comi pão com manteiga".