Guia do hacker/Níveis de programação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Guia do hacker

As linguagens de programação são divididas em 3 níveis, alto nível, médio nível e baixo nível. 
As linguagens de alto nível são as mais simples, são as linguagens que todos começam aprendendo. Elas exigem menos do conhecimento do software do programador, porque trabalha com estruturas simples, e tem uma sintaxe bem amigável, fazendo com que todos possam entender.

Vantagens: podem ser executados em várias plataformas sem grandes alterações no código. Desvantagens: geram rotinas genéricas e complexas, portanto, ocupam mais espaço na memória. Exemplos de linguagens: PHP, C#, Visual Basic, Python, perl etc.

Médio nível são um pouquinho mais complexas. Elas têm componentes de linguagens de alto nível e de baixo nível então são um meio-termo entre os dois. A sintaxe pode ser tanto simples quanto complicada, isso depende de como você vai programar. 

Vantagens: ter mais poder sobre o computador, permitindo a criação de jogos e programas mais complexos, com qualidade profissional.
Desvantagens: alguns comandos são complicados para serem entendidos. Exemplos de linguagens: C, C++, etc.

Baixo nível são bem mais complexas, são voltadas totalmente para a máquina, ou seja, são escritas usando instruções do processador do computador. Seus códigos são bem mais complexos e permitem que você execute direito no processador. 

Vantagens: programas são executados com maior velocidade de processamento, ocupando menos espaço na memória.
Desvantagens: os softwares não têm muita portabilidade. Um programa compilado em um determinado processador pode não rodar em um processador diferente.
Exemplos de linguagens: Assembly, Cobol, etc.

Imagino que você entendeu sobre programação, mas ainda está em dúvida sobre qual linguagem escolher. Por isso vou mostrar abaixo algumas coisas que podem ser feitas, e as linguagens que você pode utilizar para fazê-las. 

Desenvolvimento web: PHP, Java script, ASP, JSP;
Criação de crypters: VB6, VB.net, AutoIT, Pascal;
Criação de exploits: C, C++, perl, python, Ruby;
Criação de jogos: javascript, python, C, C++, C#, HTML 5;
Manipulação de dados na memória e no processador: Assembly, C++, Python;

Desenvolvimento de apk para smartphone:

android: java, Javascript, kotlin,  PHP; 
   IOS: Objective C, Swift,(criada pela própria apple); 

Programação desktop: todos citados acima. C/C++, java, VB, e pascal estão no mercado;