Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/X Window (ambiente gráfico)/Servidor X

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Servidor X[editar | editar código-fonte]

Como dito acima, o servidor X controla o teclado, mouse e a exibição dos gráficos em sua tela. Para ser executado, precisa ser configurado através do arquivo /etc/X11/xorg.conf, usando dpkg-reconfigure xserver-xorg, ou usando o utilitário xf86cfg (modo texto).

A finalização do servidor X é feita através do pressionamento simultâneo das teclas CTRL, ALT, Back Space. O servidor X é imediatamente terminado e todos os gerenciadores de janelas e programas clientes são fechados.

CUIDADO: Sempre utilize a opção de saí­da de seu gerenciador de janelas para encerrar normalmente uma seção X11 e salve os trabalhos que estiver fazendo antes de finalizar uma seção X11. A finalização do servidor X deve ser feita em caso de emergência quando não se sabe o que fazer para sair de um gerenciador de janelas ou de um programa mal comportado.

Recomendo fazer a leitura de [ch-run.html#s-run-fechando Fechando um programa quando não se sabe como sair, Seção 7.15] caso estiver em dúvidas de como finalizar um programa mal comportado ou que não sabe como sair.