Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Como obter ajuda no sistema/Documentos HOWTO's

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Documentos HOWTO's[editar | editar código-fonte]

São documentos em formato texto, html, etc, que explicam como fazer determinada tarefa ou como um programa funciona. Normalmente são feitos na linguagem SGML e convertidos para outros formatos (como o texto, HTML, Pos Script) depois de prontos.

Estes trazem explicações detalhadas desde como usar o bash até sobre como funciona o modem ou como montar um servidor internet completo. Os HOWTO´s podem ser encontrados no diretório do projeto de documentação do GNU/Linux (LDP) em ftp://metalab.unc.edu/pub/Linux/docs/HOWTO/ ou traduzidos para o Português pelo LDP-BR em http://www.tldp.org/projetos/howto/traduzidos.php. Caso tenha optado por instalar o pacote de HOWTO's de sua distribuição GNU/Linux, eles podem ser encontrados em: /usr/doc/how-to

Listagem de HOWTO's[editar | editar código-fonte]

Esta seção tem a intenção de facilitar a localização de um documento que trata do assunto desejado ou te despertar a curiosidade sobre alguns assuntos do SO-GNU/Linux através da descrição contida nos documentos. Segue abaixo uma listagem de HOWTO's do projeto LDP organizadas por sub-seções com a descrição do assunto que cada um deles aborda.

Introdução ao Sistema / Instalação / Configurações / Kernel[editar | editar código-fonte]

Access-HOWTO
O HOWTO de Acesso ao GNU/Linux cobre o uso de tecnologia adaptada para tornar o GNU/Linux acessí­vel í queles que não o utilizam. Ele cobre áreas onde ele pode usar soluções tecnológicas adaptadas.
Bash-Prompt-HOWTO
Explica como criar e controlar um terminal e aviso de comando xterm, incluindo sequências de escape incorporadas para passar o nome do usuário, diretório atual, hora, uso de cores ANSI, etc.
Bootdisk-HOWTO
Explica como criar seu próprio disco de inicialização/raí­z para o GNU/Linux.
BootPrompt-HOWTO
Este documento reúne a maioria dos parâmetros de inicialização que podem ser passados ao kernel do GNU/Linux durante a inicialização do sistema. Também explica como o kernel classifica os argumentos de inicialização e também os softwares usados para inicialização do kernel do GNU/Linux.
Compaq-Remote-Insight-Board-HOWTO
Descreve como instalar o Linux no servidor Compaq ProLiant.
Config-HOWTO
Este documento ensina como fazer um ajuste fino em sua máquina GNU/Linux recém instalada rápido e fácil. Neste documento você encontrará um conjunto de configurações para as aplicações e serviços mais populares.
Distribution-HOWTO
Este documento tem a intenção de ajudar novos usuários escolherem uma distribuição GNU/Linux e ajudar usuários experientes a avaliar o estado do marketing no GNU/Linux Ele não planeja ser uma lista completa de distribuições GNU/Linux para todas as plataformas, mas ao invés disso se focaliza nas distribuições em Inglês baseadas no processador Intel, disponí­veis em CD-ROM e acessí­veis a usuários novatos no sistema.
From-PowerUp-To-Bash-Prompt-HOWTO
Contém uma breve descrição sobre o que acontece no sistema GNU/Linux, do momento que liga o seu computador até o login no aviso do bash. Ele é organizado por pacotes para torna-lo fácil para pessoas que desejam construir um sistema através do código fonte. Entendendo isto será útil quando precisar resolver problemas ou configurar o seu sistema.
Installation-HOWTO
Este documento descreve como obter e instalar o software GNU/Linux. Ele é o primeiro documento que um novo usuário GNU/Linux dev ler para iniciar no sistema.
INFO-SHEET
Este documento oferece informações básicas sobre o sistema operacional GNU/Linux, incluindo uma explicação sobre o sistema, uma lista de caracterí­sticas, alguns requerimentos e alguns recursos.
Kernel-HOWTO
Este é um guia detalhado de configuração do kernel, compilação, upgrades e problemas para sistemas baseados.
PLIP-Install-HOWTO
Descreve como instalar uma distribuição GNU/Linux em um computador sem placa Ethernet, ou CD-ROM, mas apenas com uma unidade de disquetes local e um servidor NFS remoto conectado via um cabo paralelo.
Reading-List-HOWTO
Lista os livros mais valiosos para uma pessoa que deseja aprender o sistema operacional Unix (especialmente o GNU/Linux).
Software-Building-HOWTO
Guia compreensivo de como construir e instalar distribuições de softwares "genéricas" UNIX sob o GNU/Linux. Adicionalmente existe alguma cobertura dos binários pré-empacotados "rpm" e "deb".
Tips-HOWTO
Este documento descreve algumas dicas difí­ceis de encontrar e truques que fazem o GNU/Linux um pouco melhor.
Unix-and-Internet-Fundamentals-HOWTO
Este documento descreve a base de funcionamento dos computadores da classe PC, sistemas operacionais Unix e a Internet em linguagem não técnica.
User-Authentication-HOWTO
Explica como as informações de usuário e grupo são armazenadas e como os usuários são autenticados no sistema GNU/Linux (PAM) e como melhorar a autenticação de seu sistema.

Adaptação do GNU/Linux para idiomas especí­ficos[editar | editar código-fonte]

Belarusian-HOWTO
Adicionando o suporte ao idioma Belarusian no Linux.
Belgian-HOWTO
Este documento ensina a configuração do sistema GNU/Linux para o idioma Belgo.
Chinese-HOWTO
Este documento explica como configurar o idioma Chinês no GNU/Linux.
Cyrillic-HOWTO
Explica como utilizar o GNU/Linux com o idioma Russo.
Danish-HOWTO
Descreve como configurar o GNU/Linux e vários aplicativos GNU/Linux para este idioma.
Esperanto-HOWTO
Configuração do GNU/Linux para o idioma Esperanto.
Finnish-HOWTO
Descreve como usar o sistema GNU/Linux no idioma Finlandês.
Francophones-HOWTO
Descreve como usar o GNU/Linux no idioma Francês.
German-HOWTO
Descreve como usar o GNU/Linux com o idioma Alemão.
Hebrew-HOWTO
Descreve como configurar o GNU/Linux para exibir caracteres Hebreus no X-Window e Console.
Hellenic-HOWTO
Guia para configuração do GNU/Linux.
Italian-HOWTO
Descreve como configurar o GNU/Linux no idioma Italiano.
Polish-HOWTO
Configurando seu sistema GNU/Linux para o idioma Polonês.
Portuguese-HOWTO
Configurando seu sistema GNU/Linux para o idioma Português.
Serbian-HOWTO
Configurando seu sistema GNU/Linux para o idioma Servio.
Slovenian-HOWTO
Como configurar os parâmetros do sistema GNU/Linux para este idioma.
Spanish-HOWTO
Configurando o sistema GNU/Linux para o idioma Espanhol.
Thai-HOWTO
Descreve como usar o idioma Tailandês com o GNU/Linux.
Turkish-HOWTO
Configurando o GNU/Linux para o idioma Turco.

Discos / Sistemas de Arquivos / Desempenho[editar | editar código-fonte]

Filesystems-HOWTO
Descreve sistemas de arquivos e o acesso aos sistemas de arquivos.
Large-Disk-HOWTO
Tudo sobre a geometria e o limite de 1024 cilindros para os discos.
LVM-HOWTO
Um HOWTO descritivo sobre o GNU/Linux LVM.
Loopback-Encrypted-Filesystem-HOWTO
Este documento explica como criar e utilizar um sistema de arquivos que, quando montado por um usuários, encripta transparentemente e dinamicamente seu conteúdo. O sistema de arquivos é armazenado em um arquivo regular, que pode ser oculto ou nomeado para algo que não chama a atenção, como algo que nunca seria procurado. Isto permite um alto ní­vel de segurança dos dados armazenados.
Multi-Disk-HOWTO
Este documento descreve como utilizar da melhor maneira múltiplos discos e partições em um sistema GNU/Linux. Muitos dos detalhes descritos aqui podem também ser aplicados a outros sistemas operacionais multi-tarefas.
MultiOS-HOWTO
Este documento cobre os procedimentos para utilizar discos rí­gidos removí­veis para instalar e gerenciar múltiplos sistemas operacionais alternativos enquanto deixa um disco rí­gido simples fixo para proteger o sistema operacional primário. É muito escalável e oferece uma boa grade de proteção e um ambiente de disco estável para o sistema operacional primário.
Optical-Disk-HOWTO
Este documento descreve a instalação e configuração de unidades de disco óticos para GNU/Linux.
Root-RAID-HOWTO
Este documento somente se aplica a ferramentas RAID ANTIGAS, versão 0.50 e inferiores. Os detalhes contidos neste documento se tornaram obsoletos com a vasta melhoria das ferramentas RAID 0.90 e acompanhadas do patch nos kernels das séries 2.0.37, 2.2x e 2.3x.
SCSI-Programming-HOWTO
Este documento fala sobre a programação da interface SCSI genérica no GNU/Linux.
UMSDOS-HOWTO
O UMSDOS é um sistema de arquivos GNU/Linux. Ele oferece uma alternativa do sistema de arquivos EXT2. Sua maior caracterí­stica é a coexistência com os dados DOS existentes, compartilhando a mesma partição.

Escrita de Documentação / Editores[editar | editar código-fonte]

C-editing-with-VIM-HOWTO
Oferece dicas para editar arquivos desta linguagem e com sintaxe similar como C e Java.
Emacs-Beginner-HOWTO
Este documento introduz os usuários GNU/Linux no editor Emacs. Ele assume o mí­nimo de conhecimento com o editor de texto vi ou similar.
Emacspeak-HOWTO
Este documento descreve como um usuário pode usar o sistema com um sintetizador de voz no lugar do monitor de ví­deo. Ele descreve como ter o GNU/Linux rodando em seu PC e como configura-lo para falar. Ele também sugere como aprender sobre o Unix.
HOWTO-HOWTO
Lista de ferramentas, processos e dicas para ajudar os autores de HOWTO's aumentarem sua produtividade.
LinuxDoc Emacs Ispell-HOWTO
Este documento é de interesse de escritores e tradutores dos HOWTO's do GNU/Linux ou qualquer outro papel para o Projeto de Documentação do GNU/Linux. Ele oferece dicas sobre o uso de ferramentas incluindo o Emacs e Ispell.
TeTeX-HOWTO
Este documento cobre a instalação básico e uso das implementações TeTeX, TeX e LaTeX sob as maiores distribuições de GNU/Linux Inglesas e pacotes auxiliares como o GhostScript.
Vim-HOWTO
Este documento é uma guia para configurar rapidamente o editor colorido Vim nos sistemas Unix e GNU/Linux. Os detalhes aqui aumentarão a produtividade dos programadores porque o editor Vim suporta a colorização de código e fontes negrito, aumentando a "legibilidade" do código do programa. A produtividade do programador aumenta de 2 a 3 vezes com um editor colorido como Vim.

Hardware[editar | editar código-fonte]

3Dfx-HOWTO
Este documento descreve o suporte do GNU/Linux aos chips aceleradores 3Dfx. Também lista alguns hardwares suportados, descreve como configurar os drivers e responde perguntas frequêntes.
4mb-Laptops
Como instalar o Linux em um notebook com 4MB de RAM e com HDs menores que 200 MB.
Acer Laptop-HOWTO
Descreve como instalar o Linux em notebooks Acer.
Busmouse-HOWTO
Descreve como instalar, configurar e usar um barramento de mouse sob o GNU/Linux. Ele contém uma lista de barramentos suportados e tenta responder as questões mais frequêntes relacionadas ao assunto.
CDServer-HOWTO
Oferece as dicas e passos para criar um servidor de CD no Linux para serem compartilhados via rede com Windows e outros sistemas operacionais.
CPU-Design-HOWTO
Oferece referências para mostrar como uma CPU é projetada e fabricada. Bastante interessante para estudantes de computação e outros profissionais da área.
Ftape-HOWTO
Este HOWTO discute o controlador de unidades tape para GNU/Linux.
HP-HOWTO
Este documento descreve o uso dos produtos disponí­veis no catálogo Hewlett-Packard (HP) com o GNU/Linux e alguns programas free software. Ele explica o estado do suporte para hardwares, softwares utilizados e respostas para alguns questões frequêntes.
Hardware-HOWTO
Este documento lista a maioria dos hardware suportados pelo GNU/Linux e lhe ajuda a localizar os controladores necessários.
Jaz-Drive-HOWTO
Este HOWTO cobre a configuração e uso dos drivers Iomega 1Gb e 2Gb sob o GNU/Linux.
Kodak-Digitalcam-HOWTO
Fazendo uma câmera Kodak digital funcionar sob GNU/GNU/Linux.
Laptop-HOWTO
Os Notebooks são diferentes de computadores desktops/torres. Eles usam certos hardwares como cartões PCMCIA, portas infravermelho, baterias, estações de encaixe. Frequentemente seus hardwares são mais limitados (i.e. espaço em disco, velocidade da CPU) então sua performance se torna menor. Em algumas instâncias, os notebooks podem se tornar uma substituição ao sistema desktop. O suporte de hardware para o GNU/Linux (e outros sistemas operacionais) é algumas vezes mais limitado (i.e. chips gráficos, modens internos). Os Notebooks frequentemente utilizam hardware especializado, no qual a localização de um controlador adequado pode se tornar uma dificuldade. Os Notebooks são utilizados em ambientes móveis, assim existe a necessidade de múltiplas configurações e estratégias adicionais de segurança.
Modem-HOWTO
Ajuda com a seleção, conexão, configuração, resolução de problemas e compreensão de modens de um PC. Veja o Serial-HOWTO para detalhes sobre múltiplas placas seriais.
PCI-HOWTO
Informações sobre o que funciona com o GNU/Linux e placas PCI e que o não funciona.
Plug-and-Play-HOWTO
Este documento ajuda a compreensão e operação do Plug-and-Play e como incluir o suporte do seu sistema GNU/Linux ao Plug-and-Play.
Serial-HOWTO
Este documento descreve caracterí­sticas da porta serial ao invés de outros detalhes que devem ser cobertos pelos documentos Modem-HOWTO, PPP-HOWTO, Serial-Programming-HOWTO, ou Text-Terminal-HOWTO. Ele lista detalhes sobre múltiplas placas seriais contendo informações técnicas detalhadas sobre a própria porta serial em mais detalhes do que os encontrados nos HOWTO's acima e deve ser o suficiente para correção de problemas quando o problema é a própria porta serial. Se estiver trabalhando com um Modem, PPP (usado para acesso a Internet através de uma Linha telefônica), ou um Terminal baseado em modo texto, seus respectivos HOWTO's devem ser primeiramente consultados.
Serial-Programming-HOWTO
Explica como programar comunicações com dispositivos através de uma porta serial em um computador com o GNU/Linux.
UPS-HOWTO
Este documento te ajudará a conectar um uninterruptable power supply (No Break) em seu computador GNU/Linux... se tiver a sorte de possuir um...
Wacom-Tablet-HOWTO
Instalação do (não somente) Wacom graphic tablets sob o GNU/Linux e / ou xfree86.
Wearable-HOWTO
Computação móvel com GNU/Linux.
Winmodems-and-Linux-HOWTO
Este documento contém detalhes sobre a configuração de Winmodems no GNU/Linux.

Software[editar | editar código-fonte]

AI-Alife-HOWTO
Este howto contém informações primárias sobre, e links para, várias bibliotecas relacionadas com o AI, aplicativos, etc. que funcionam na plataforma GNU/Linux. Todos eles (pelo menos) livres para uso pessoal.
Apache-Overview-HOWTO
Oferece uma visão do servidor Web Apache e projetos relacionados.
Commercial-HOWTO
Este documento contém uma listagem de programas comerciais e aplicações que são oferecidas para o GNU/Linux
Glibc2-HOWTO
Este documento cobre a instalação e uso da Biblioteca GNU C versão 2 nos sistemas GNU/Linux.
RPM-HOWTO
Explica como utilizar o sistema de gerenciamento de pacotes RPM.
Program-Library-HOWTO
Este documento para programadores discute como criar e usar bibliotecas no GNU/Linux. Estas incluem bibliotecas estáticas, bibliotecas compartilhadas e bibliotecas carregadas dinamicamente.
Secure-Programs-HOWTO
Este documento oferece um conjunto de designs e regras de implementação para escrever programas seguros para os sistemas Unix e Linux. Tais programas incluem programas aplicativos usados para visualizadores de dados remotos, scripts CGI, servidores de rede, programas setuid/setgid. Guias especí­ficos sobre C, C , Java, Perl, Python, e Ada95 estão incluí­dos.
Software-RAID-0.4x-HOWTO
RAID significa "Redundant Array of Inexpensive Disks", e significa ser um método de criar um rápido e confiável subsistema de unidades de disco ao invés de discos individuais. O RAID pode se prevenir de falhas de disco e pode também aumentar a performance obtida através de uma simples unidade de disco. Este documento é um tutorial/HOWTO/FAQ para usuários do kernel do Linux com extensões MD, as ferramentas associadas, e seu uso. A extensão MD implementa o RAID-0 (striping), RAID-1 (mirroring), RAID-4 e RAID-5 no software. O que significa que, com MD, nenhum hardware especial ou controladoras de disco são requeridas para obter muitos dos benefí­cios do RAID.
Software-RAID-HOWTO
Este documento descreve como usar o software RAID sob o GNU/Linux. Ele endereça uma versão especí­fica da camada de software do RAID, nomeada camada RAID 0.90, feita por Ingo Molnar e outros. Esta é a camada RAID que será padronizada no Linux-2.4, e também é a versão usada por kernels 2.2 do GNU/Linux vendidos por alguns vendedores. O suporte RAID 0.90 está disponí­vel com patches para os kernels do 2.0 e 2.2 do GNU/Linux e também é considerado ser mais estável que o antigo suporte RAID já incluí­do nestes kernels.
Software-Release-Practice-HOWTO
Este documento descreve boas práticas de lançamento para o projeto de código-aberto GNU/Linux. Seguindo estas práticas, será fácil e possí­vel para os usuários construir seu código e usa-lo, e para outros desenvolvedores entender seu código e cooperar com você para melhora-lo. Este documento deve ser lido por desenvolvedores iniciantes. Desenvolvedores experientes devem revisa-lo quando desejarem lançar um novo projeto. Este documento é revisado periodicamente para refletir a evolução das boas práticas de lançamento.

Plataformas não Intel (x86)[editar | editar código-fonte]

Alpha-HOWTO
Este documento é uma visão rápida das CPUs Alpha, chipsets e sistemas existentes.
MILO-HOWTO
Este documento descreve o MIniLOader, um programa para sistemas baseados na arquitetura Alpha que pode ser usado para inicializar a máquina e carregar o GNU/Linux. O Linux Miniloader do Alpha (seu nome completo) é também conhecido como MILO.
MIPS-HOWTO
Esta FAQ descreve o porte do MIPS para o sistema operacional Linux, problemas comuns e suas soluções, disponibilidade e mais. Ele também tenta ser um pouco útil a outras pessoas que desejam ler esta FAQ em uma tentativa de encontrar informações que atualmente seriam cobertas em outro lugar.
SRM-HOWTO
Este documento descreve como inicializar no Linux/Alpha usando o console SRM, que é a firmware de console também usada para inicializar o Unix Compaq Tru64 (também conhecido com Digital Unix e OSF/1) e OpenVMS.

Programação / Compiladores / Banco de Dados[editar | editar código-fonte]

Assembly-HOWTO
Este documento descreve como programar em linguagem Assembler usando ferramentas de programação livres, focalizando-se no desenvolvimento para ou do Sistema Operacional GNU/Linux, mais na plataforma IA-32 (i386).
Bash-Prog-Intro-HOWTO
Este documento tem a intenção de te ajudar a iniciar na programação de shell scripts. Ele não tem a intenção de ser uma documento avançado.
C Programming-HOWTO
Discute os métodos para evitar problemas de memória no C e também te ajudará a programar corretamente na linguagem C . As informações contidas neste documento se aplicam a todos os sistemas operacionais que são GNU/Linux, DOS, BeOS, Apple Macintosh OS, Windows 95/98/NT/2000, OS/2, Sistemas IBM (MVS, AS/400, etc...), VAX VMS, Novell Netware, todos os tipos de Unix como o Solaris, HPUX, AIX, SCO, Sinix, BSD, etc., e todos os outros sistemas operacionais que suportam o compilador "C " (quase todos os sistemas operacionais deste planeta!).
C-C Beautifier-HOWTO
Este documento ajudará a formatar (de forma organizada) os programas C/C assim será mais legí­vel e seguirá os padrões de codificação C/C . As informações deste documento se aplica a quase todos os sistemas operacionais do planeta!
DB2-HOWTO
Este documento explica como instalar o DB2 Universal Database versão 7.1 para GNU/Linux nas seguintes distribuições baseadas no Intel x86: Caldera Caldera OpenLinux 2.4, Debian, Red Hat Linux 6.2, SuSE Linux 6.2 e 6.3, e TurboLinux 6.0. Após instalar o DB2, você pode usar um banco de dados de exemplo, conectar-se ao servidor DB2 de uma máquina remota e administrar o DB2 usando o DB2 Control Center.
Enterprise-Java-for-Linux-HOWTO
Como configurar um ambiente Java Enterprise no GNU/Linux incluindo o Java Development Kit, um servidor Web, suportando Java servlets, acessando um banco de dados via JDBC e suportado Enterprise Java Beans (EJBs).
GCC-HOWTO
Este documento explica como configurar o compilador GNU C e bibliotecas de desenvolvimento sob o GNU/Linux e te dá uma visão de compilação, linkagem, execução e programas de depuração.
IngresII-HOWTO
Este documento cobre a instalação do Ingres II Relational Database management System no GNU/Linux. Ele cobre a configuração de ambos o Kit de desenvolvimento e versão completa do Ingres. Algumas seções explicam como iniciar o uso do Ingres.
Oracle-7-HOWTO
Um guia para instalar e configurar o Servidor do Banco de Dados Oracle em um sistema GNU/Linux.
Oracle-8-HOWTO
Com este HOWTO, é um pouco de sorte, você será capaz de ter o Oracle 8i Enterprise Edition para GNU/Linux instalado, criar um banco de dados e conectar a ele através de um computador remoto. O foco principal deste guia é o RedHat 6.0, no entanto ele pode funcionar em outros distribuições recentes após algumas modificações.
PHP-HOWTO
Ensina como desenvolver programas em PHP e também migrar todas as aplicações GUI do Windows 95 para o poderoso conjunto PHP HTML DHTML XML Applets Java Javascript. As explicações descritas neste documento se aplicam a todo os sistemas operacionais para onde o PHP está portado que são: Linux, Windows 95/98/NT/2000, OS/2, todos os tipos de Unix como o Solaris, HPUX, AIX, SCO, Sinix, BSD, etc...
PostgreSQL-HOWTO
Este documento é um "guia prático" para rapidamente colocar para funcionar um banco de dados SQL e suas ferramentas de comunicação em um sistema Unix. Ele também discute a linguagem padrão Internacional ANSI/ISO SQL e revisa os méritos/vantagens do SQL Database engine desenvolvido pela Internet ao redor do mundo em um ambiente de desenvolvimento aberto. Também como configurar a próxima geração do banco de dados relacional a objetos SQL "PostgreSQL" em um sistema Unix que pode ser usado como um Servidor de Aplicativos de banco de dados ou como um Servidor de banco de dados Web.
TclTk-HOWTO
Este documento descreve o uso do Tcl no GNU/Linux, uma linguagem de scripting. Ela é uma linguagem interpretada fácil de aprender que usa pouca digitação para obter um alto ní­vel de programação e desenvolvimento rápido de aplicativos (RAD). O Tk toolkit é um ambiente de programação para criar interfaces gráficas do usuário (GUI) sob o Sistema X Window. Suas capacidades incluem a possibilidade de estender e incluir em outros aplicativos, desenvolvimento rápido e fácil de usar. Juntos o Tcl e Tk oferecem muitos benefí­cios para o desenvolvedor e usuário. As interfaces baseadas no Tk tendem a ser mais personalizáveis e dinâmicas que aquelas feitas de toolkits C ou C . O Tk implementa o Visual e Uso do Motif. Um grande número de aplicações X interessantes são implementadas completamente em Tk, com nenhum comandos especí­ficos de aplicativo.

Computação Paralela / Clusters[editar | editar código-fonte]

Beowulf-HOWTO
Este documento é uma introdução a arquitetura de Supercomputador Beowulf e oferece informações sobre programação paralela, incluindo links para documentos mais especí­ficos e páginas internet.
Cluster-HOWTO
Como configurar clusters de computador GNU/Linux de alta performance.
Parallel-Processing-HOWTO
O Processamento Paralelo é uma forma de acelerar a execução de um programa dividindo o programa em múltiplos fragmentos que podem ser executados simultaneamente, cada um em seu próprio processador. Um programa sendo executado em N processadores pode ser executado N vezes mais rápido que seria usando somente um processador. Este documento discute os quatro métodos para realizar processamento paralelo que estão disponí­veis aos usuários do sistema operacional GNU/Linux: Sistemas Linux SMP, Sistemas Linux em Clusters de rede, execução paralela usando as instruções multimí­dia do processador (i.e. MMX) e processadores (paralelos) conectados no sistema GNU/Linux.
SMP-HOWTO
Este HOWTO revisa principais assuntos (e eu espero que soluções) relacionadas com as configurações SMP sob o GNU/Linux.

Configuração de Teclado / Ví­deo / Console[editar | editar código-fonte]

Font-HOWTO
Como usar e configurar corretamente tipos de fontes no ambiente GNU/Linux.
Framebuffer-HOWTO
Descreve como utilizar dispositivos framebuffer no GNU/Linux com uma variedade de plataformas. Isto também inclui como ajustar telas multi-headed.
Keyboard-and-Console-HOWTO
Este documento contém algumas informações sobre o teclado e console no GNU/Linux, e o uso de caracteres não-ASCII. Ele descreve o GNU/Linux 2.0.
Text-Terminal-HOWTO
Explica o que são os terminais texto, como funcionam, como instalar e configura-los e oferece muitos detalhes de como conserta-los. Se não tiver um manual do terminal, poderá ser de grande ajuda. Enquanto é escrito para terminais reais no sistema GNU/Linux alguns deles também são aplicáveis a emulação de terminal e pode ser útil para sistemas não Linux.
Unicode-HOWTO
Explica como alterar seu sistema GNU/Linux para utilizar a codificação de texto baseada no UTF-8. -

Ambiente Gráfico[editar | editar código-fonte]

MGR-HOWTO
O MGR (ManaGeR) é um sistema de janelas gráfico. O servidor MGR oferece um gerenciador de janelas embutido e emulação de terminal gráfico em janela em monitor colorido ou monocromático. O MGR é controlado por menus pop-up, por interação do teclado e por sequencias de escapa escrita em pseudo-terminais pelo software cliente.
XFree86-HOWTO
Este documento descreve como obter, instalar e configurar a versão 4.0 do XFree86 do X Window System (X11R6) para sistemas GNU/Linux. Ele é um guia passo a passo para configurar o XFree86 em seu sistema.
XFree86-Touch-Screen-HOWTO
Descreve como configurar um dispositivo de entrada touch screen sob o XFree86.
XFree86-Video-Timings-HOWTO
Como configurar os modos de ví­deo de sua placa/monitor sob o XFree86.
XWindow-User-HOWTO
Este documento contém detalhes sobre a configuração do ambiente X Windows para o usuário GNU/Linux, também como o administrador de sistemas iniciantes tentando aprender os mais diversos tipos de opções de configuração e detalhes do X Window. É assumido um conhecimento básico de configurações de software e instalação.
Xinerama-HOWTO
Este documento descreve como configurar o XFree86 versão 4.0 com monitores multimí­dia com as extensões Xinerama.

Suporte ao Sistema / Grupos de Usuários / Listas de Discussão[editar | editar código-fonte]

Consultants-HOWTO
Contém uma lista de empresas e consultores oferecendo suporte comercial relacionado ao sistema GNU/Linux.
Online-Troubleshooting-HOWTO
Este documento direciona usuários GNU/Linux a lugares disponí­veis na Internet que oferecem acesso a uma vasta quantidade de documentos úteis relacionados ao sistema em situações de problema.
User-Group-HOWTO
Este documento descreve como fundar, manter e organizar um grupo de usuários GNU/Linux.

Migração / Convivência com Outras Plataformas[editar | editar código-fonte]

DOS-Win-to-Linux-HOWTO
Este documento tem a intenção de ajudar o leitor traduzir seu conhecimento do DOS e Windows para o ambiente GNU/Linux, também como oferecer dicas de manipulação de arquivos e utilização de recursos entre os dois sistemas.
VMS-to-Linux-HOWTO
Este documento é escrito para todos aqueles que tem usado o VMS e agora precisam migrar para o GNU/Linux um clone gratuito do UNIX. A transição é feita (felizmente) através de uma comparação passo a passo de comandos e ferramentas existentes.

Tarefas Especí­ficas[editar | editar código-fonte]

Astronomy-HOWTO
Este documento compartilha dicas e recursos para utilizar soluções do GNU/Linux no mundo da Astronomia.
CD-Writing-HOWTO
Este documento explica como gravar CD-ROMs sob o GNU/Linux.
CDROM-HOWTO
Este documento descreve como instalar, configurar e usar uma unidade de CD-ROM sob o GNU/Linux. Ele lista hardwares suportados e responde a um número de questões frequêntes.
CVS-RCS-HOWTO
Este documento é um guia prático para rapidamente configurar o sistema de controle do código fonte CVS/RCS. Este documento também possui shell scripts personalizados que são trocados no topo do CVS. Estes scripts oferecem uma interface fácil entre o usuário e o CVS.
DVD-Playing-HOWTO
Uma explicação fácil de seguir de como obter seu DVD funcionando no GNU/Linux.
Diskless-HOWTO
Este documento descreve como configurar uma máquina sem disco rí­gido no GNU/Linux.
Java-Decompiler-HOWTO
Este documento te ajudará a descompilar programas class feitos em Java. Este documento contém uma lista de descompiladores que podem reverter o engineer os arquivos Java class e gerar arquivos de código fonte Java. Isto é muito útil se você não tem o arquivo com o código fonte Java.
JavaStation-HOWTO
Este HOWTO descreve como ativar o SO GNU/Linux no NC Sun Java Station.
KickStart-HOWTO
Este documento descreve como usar o sistema Linux RedHat para instalar rapidamente o sistema em um grande número de máquinas GNU/Linux.
Kiosk-HOWTO
Este documento oferece um guia para ajustar um kiosk baseado em WWW usando o GNU/Linux, X11R6, FVWM2, Netscape Navigator 4.X e um trackball customizado.
Linux-From-Scratch-HOWTO
Este documento descreve o processo de criar seu próprio sistema GNU/Linux do nada através de uma distribuição já instalada, usando nada mais que o código fonte dos softwares que precisamos.
MP3-HOWTO
Este documento descreve o hardware, software e processos necessários, para encodificar, tocar, mixar e decodificar arquivos de som MP3 sob o GNU/Linux.
Majordomo-MajorCool-HOWTO
Este documento tem a intenção de guiar o usuário através do software de gerenciamento de listas de discussão Majordomo e MajorCool. O MajorCool é um utilitário para gerenciar listas Majordomo via script CGI; muitas pessoas que não estão familiar com o Majordomo baseado em modo texto podem preferir uma interface mais amigável via web do MajorCool.
Mutt-GnuPG-PGP-HOWTO
Este documento explica como configurar rapidamente o Mutt-i, PGP e GnuPG em suas diferentes versões (2.6.x, 5.x e GnuPG), nada dos problemas que podem ocorrer enquanto envia e-mails criptografados e assinados para ser lidos por clientes de e-mail que não são compatí­veis com PGP/MIME como definido na RFC 2015 e em outros sistemas operacionais.
NC-HOWTO
Este documento tenta descrever como colocar uma Netstation da IBM em sua rede local usando um computador GNU/Linux como servidor.
NCD-HOWTO
Este documento tenta descreve como colocar uma ThinSTAR NCD em sua rede local usando um computador GNU/Linux como servidor.
PalmOS-HOWTO
Este documento explica como usar seu dispositivo Palm OS com um sistema GNU/Linux. Este HOWTO não aborda somente o sistema operacional GNU/Linux.
Printing-HOWTO
Este é o Printing HOWTO do GNU/Linux, uma coleção de informações sobre como gerar, ver, imprimir e enviar fax de tudo sob o GNU/Linux (e outros UNIXes em geral).
Printing-Usage-HOWTO
Descreve como usar o sistema de spooling oferecido pelo sistema operacional GNU/Linux. Este HOWTO é um documento suplementar ao Linux Printing Setup, que discute a instalação e configuração do sistema de impressão do GNU/Linux.
Psion-HOWTO
Este documento descreve como usar Palmtops Psion com o GNU/Linux, mas não cobre a execução do Linux no Palmtop Psion. Veja o projeto Linux 7k em http://www.calcaria.net.
Quake-HOWTO
Este documento explica como instalar, executar e corrigir problemas no Quake, QuakeWorld e Quake II em um sistema GNU/Linux Intel.
RedHat-CD-HOWTO
Descreve como fazer seus próprios CDs da distribuição Red Hat, a estrutura da distribuição e também como incluir RPMs atualizados na distribuição.
Sound-HOWTO
Este documento descreve o suporte ao som no GNU/Linux, arquiteturas de som suportadas e como incluir o suporte ao som no kernel. Este documento também responde algumas questões frequêntes sobre o suporte ao som no GNU/Linux.
Sound-Playing-HOWTO
Este documento lista aplicativos que podem tocar vários formatos de sons no GNU/Linux.
VME-HOWTO
Este documento mostra como executar o GNU/Linux em seu Pentium VMEbus e outros barramentos PCI baseados no design de processador VMEbus.

Rede / Administração / Firewall / Proxy / Segurança[editar | editar código-fonte]

AX25-HOWTO
Talvez o GNU/Linux seja o único sistema operacional no mundo que possui suporte nativo e padrão ao protocolo de pacotes de rádio AX.25 usado por Operadores de Rádio Amador ao redor do mundo. Este documento explica como instalar e configurar este suporte.
Adv-Routing-HOWTO
Roteamento avançado. Explicações sobre o iproute2, traffic shaper e netfilter.
Bandwidth-Limiting-HOWTO
Descreve como configurar o servidor Linux para limitar banda.
BRIDGE-STP-HOWTO
Este documento explica o que é uma ponte entre redes e como criar uma utilizando o Spanning Tree Protocol (STP). Este é um método de manter os dispositivos Ethernet conectados e funcionando em múltiplos caminhos. Os participantes negociam a troca através do caminho mais curto através do STP.
Cable-Modem
Fornece instruções de como usar o Linux para se conectar a um provedor de Cable modem.
Chroot-BIND8-HOWTO
Este documento descreve a instalação do servidor de nomes BIND 8 para ser executado em uma jaula chroot e como um usuário não-root, para oferecer segurança adicional e minimizar efeitos potenciais que podem comprometer a segurança.
Cyrus-IMAP
Um guia compreensivo para a instalação, configuração e execução do Cyrus Imap e Cyrus SASL.
DNS-HOWTO
Como configurar seu servidor DNS em pouco tempo.
Diald-HOWTO
Este documento mostra alguns cenários tí­picos para iniciar o uso do Diald facilmente. Este cenários incluem uma conexão de um computador local a um provedor usando o PPP através de um modem sem usar o pon/poff ou ppp-pon/ppp-off para um servidor proxy/firewall com diferentes conexões Internet através de vários provedores.
Diskless-root-NFS-HOWTO
Explica como configurar um servidor e clientes para operação sem disco através de uma rede.
DSL-HOWTO
Este documento examina a famí­lia DSL de serviços Internet de alta velocidade. Descreve como instalar, configurar depurar.
Ethernet-HOWTO
Este documento é uma coleção de dados sobre dispositivos Ethernet que podem ser usados no GNU/Linux e como configura-los. Note que este HOWTO está focalizado no hardware e aspectos de baixo ní­vel de controladores das placas ethernet e não cobre assuntos de software como os programas ifconfig e route (veja o Network-HOWTO se procura por estes materiais).
Firewall-HOWTO
Descreve os sistemas básicos de firewall e alguns detalhes de como ajustar firewalls proxy e de filtragem de pacotes em sistemas baseados no GNU/Linux.
IP-Masquerade-HOWTO
Este documento descreve como ativar a caracterí­stica IP Masquerade no GNU/Linux. O IP Masquerade é uma forma do Network Address Translation ou NAT que permite que computadores conectados internamente que não tem um ou mais endereços Internet registrados ter a habilidade de se comunicar com a Internet via uma única máquina GNU/Linux com um único endereço IP.
IPCHAINS-HOWTO
Descreve como obter, instalar e configurar o programa avançado de firewall para o GNU/Linux e algumas idéia de como usa-lo.
IPX-HOWTO
Descreve como obter, instalar e configurar as várias ferramentas disponí­veis para o sistema operacional GNU/Linux para utilizar o suporte do protocolo IPX no kernel do GNU/Linux.
Infrared-HOWTO
Uma introdução ao GNU/Linux e dispositivos infra-vermelho e como usar programas oferecidos pelo projeto Linux/IrDA.
ISP-Hookup-HOWTO
Descreve como usar o GNU/Linux para conectar a um Provedor Internet via modem dial-up via conexão TCP/IP. Também como o procedimento de discagem inicial e estabelecimento de IP, recebimento de email e news.
ISP-Setup-RedHat-HOWTO
Descreve como configurar serviços de ISP no Red Hat. Domí­nios, virtual hosts, pop3 e emails.
Intranet-Server-HOWTO
Este documento descreve como configurar uma Intranet usando o GNU/Linux como um servidor que se comunica com Unix, Netware, NT e Windows.
Java-CGI-HOWTO
Este documento explica como configurar seu servidor para permitir programas CGI escritos em Java e como usar Java para escrever programas CGI.
LDAP-HOWTO
Informações sobre a instalação, configuração, execução e manutenção de um Servidor LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) em uma máquina GNU/Linux é descrita neste documento. Existe também detalhes sobre como criar bancos de dados LDAP, como atualizar e apagar informações no banco de dados, como implementar roaming access e como usar o Livro de Endereços do Netscape.
LDAP-Implementation-HOWTO
Descreve aspectos técnicos de armazenamento de dados de aplicações em um servidor LDAP.
Mail-Administrator-HOWTO
Este documento descreve a configuração e uso do Correio Eletrônico (E-mail) sob o GNU/Linux. É primariamente mais indicado para administradores do que usuários.
Mail-User-HOWTO
Este documento é uma introdução ao mundo do Correio Eletrônico sob o GNU/Linux
Masquerading-Simple-HOWTO
Descreve de forma prática como conectar diversas máquinas de sua rede Interna a Internet.
MindTerm-SSH-HOWTO
Este documento descreve como usar o SSH o programa MindTerm baseado em Java para criar de forma rápida, segura e confiável uma VPN sobre redes inseguras.
Multicast-HOWTO
Este HOWTO tenta cobrir muitos aspectos relacionados com o multicast sobre redes TCP/IP. Assim, muitas informações que não são especí­ficas do sistema Linux (apenas no caso de não usar o GNU/Linux... ainda).
NFS-HOWTO
Como configurar servidores e clientes NFS>
NetMeeting-HOWTO
Descreve como fazer o Microsoft NetMeeting se integrar com o Linux.
NIS-HOWTO
Este documento descreve como configurar o GNU/Linux como um cliente NIS (YS) ou NIS e como instala-lo como um servidor NIS.
Network-boot-HOWTO
Descreve como configurar um servidor Linux para permitir que estações sem disco rí­gido façam boot via rede e iniciem o sistema Linux (é uma regravação parcial do Diskless-howto).
Net-HOWTO
Este documento cobre as área de software e tecnologias de rede no GNU/Linux.
Networking-Overview-HOWTO
O propósito deste documento é lhe oferecer uma visão das capacidades de rede do sistema operacional GNU/Linux e oferecer ponteiros para outros documentos e detalhes de implementação.
PPP-HOWTO
Este documento mostra como conectar seu PC GNU/Linux a um servidor PPP (Protocolo Ponto a Ponto), como usar o PPP para ligar duas redes e oferece um método de configurar seu computador GNU/Linux como um servidor PPP. Este documento também oferece ajuda na solução de problemas relacionados com o PPP.
Qmail-VMailMgr-Courier-imap-HOWTO
Este documento é sobre a construção de um servidor de e-mail que suportará hospedagem de domí­nios dinâmicos e oferecerá os serviços smtp, pop3 e imap, usando uma poderosa alternativa ao sendmail.
Remote-Serial-Console-HOWTO
A porta RS232 permite que o Linux ser controlado de um terminal ou modem conectado a uma porta serial assí­ncrona. Este documento descreve como configurar o Linux para se conectar ao console serial.
Sat-HOWTO
Descreve base e referências sober a tecnologia SAP, as caracterí­sticas de larga banda para download, etc.
Serial-Laplink-HOWTO
Descreve como criar uma conexão serial entre dois computadores para compartilhamento de dados. Este permite também efetuar conexões seriais entre outros tipos de sistemas operacionais como Windows 9X, NT.
SMB-HOWTO
Este é o HOWTO SMB. Ele descreve como usar o protocolo Server Message Block (SMB), também chamado de Session Message Block, NetBIOS ou protocolo LanManager, com o GNU/Linux e usando o Samba.
Securing-Domain-HOWTO
Este documento descreve as coisas que provavelmente deve fazer quando desejar configurar uma rede de computadores sob seu próprio domí­nio. Ele cobre a configuração de parâmetros de rede, serviços de rede e configurações de segurança.
Security-HOWTO
Este documento é uma visão geral dos assuntos de segurança que enfrente o administrador de sistemas GNU/Linux Ele cobre a filosofia geral de segurança e um número de exemplos especí­ficos de como melhorar a segurança de seu sistema GNU/Linux Também estão incluí­dos ponteiros para materiais relacionados com programas e segurança.
Shadow-Password-HOWTO
Este documento tenta descrever como obter, instalar e configurar o Linux password Shadow Suite. Também discute como obter e reinstalar outros softwares e daemons de rede que requerem acesso as senhas do usuário.
SSL-RedHat-HOWTO
Fornece referências sobre como o PKI e SSL funcionam juntos
Tango-HOWTO
Descreve a instalação, configuração e correção de problemas básicos do Pervasive Software's Tango Application Server no Sun Solaris e vários sabores de GNU/Linux.
Thinclient-HOWTO
Como converter computadores comuns em rápidos terminais usando o poder de seu computador principal, você precisará de: Um computador rápido para atuar como servidor, um computador cliente (antigo e não desejado). Placas de rede compatí­veis com o GNU/Linux. Uma conexão entre os computadores. Como centralizar a administração do sistema usando o NFS (i.e. colocando todo o sistema de arquivos de um cliente rápido no servidor).
UUCP-HOWTO
Este documento descreve a configuração do UUCP sob o GNU/Linux. Você deve ler este documento se planejar conectar a sites remotos via UUCP via modem, conexão direta ou via Internet. Provavelmente não precisará ler este documento se não souber o que é UUCP ou se seu computador não possuir este suporte.
VMailMgr-HOWTO
Explica como configurar o suporte ao VMailMgr serviços de domí­nio virtual pop3 em conjunto com o Qmail.
VoIP-HOWTO
Ensina como configurar o sistema Linux para comunicação via voz usando a Internet. Descreve protocolos e métodos para transmissão de voz aproveitando recursos de redes de baixa velocidade.
VPN-HOWTO
Descreve como configurar uma Virtual Private Network com o GNU/Linux.
VPN-Masquerade-HOWTO
Descreve como configurar um Firewall GNU/Linux para o masquerade em tráfego baseado no IPsec- e PPTP Virtual Private Network Traffic, permitindo estabelecer uma conexão VPN sem perder a segurança e flexibilidade de sua conexão Internet com o firewall GNU/Linux e permitindo fazer um servidor VPN disponí­vel que não possui um endereço IP registrado na Internet. Também estão incluí­dos detalhes de como configurar um cliente e servidor VPN.
Virtual-Services-HOWTO
Este documento fala sobre tudo que precisa saber para virtualizar um serviço.
Windows-LAN-Server-HOWTO
Ajuda na configuração do Linux em ambientes onde existiam primariamente máquinas executando o Windows 9x.
Wireless-HOWTO
Explica como como configurar uma rede sem fio em ambiente Linux, limitações, requerimentos, etc.
WWW-HOWTO
Explica como configurar serviços WWW sob o GNU/Linux (ambos cliente e servidor). Ele não tenta ser um manual detalhada mas uma visão e um bom ponto de referência.
WWW-mSQL-HOWTO
Descreve como construir um banco de dados cliente/servidor usando a WWW e HTML para a interface com o usuário.
phhttpd-HOWTO
O phttpd é um acelerador HTTP. Ele serve uma rápida requisição estática HTTP através de um sistema de arquivos locai e passa as requisições menos dinâmicas para um servidor de espera. Suas caracterí­sticas são uma compreensão do I/O e um cache de conteúdo agressivo que o ajuda a fazer um trabalho eficiente.

Outros[editar | editar código-fonte]

Benchmarking-HOWTO
Este documento discute assuntos relacionados ao desempenho dos sistemas Linux e recomenda algumas ferramentas para medida do desempenho do sistema.
DOSEMU-HOWTO
Ensina como utilizar, configurar o emulador do ambiente DOS para Linux.
Ecology-HOWTO
Este documento discute métodos de como os computadores com o GNU/Linux podem ser usados para proteger nosso ambiente, usando caracterí­sticas como economia de energia ou papel. Como ele não requer grandes requerimentos de hardware, o GNU/Linux pode ser usado com computadores antigos e tornar seu ciclo de vida longo. Os jogos podem ser usados em ambientes educativos e estão disponí­veis programas para simular os processos ecológicos.
Process-Monitor-HOWTO
Este documento descreve como monitorar os processos (programas) no Linux/Unix e como reinicia-los automaticamente se eles são destruí­dos sem intervenção manual. Este documento também tem URLs para FAQs sobre "Processos no Unix".
VAR-HOWTO
Contém uma lista de empresas de serviço que não fabricam hardwares ou criam pacotes de softwares, mas incluem valores ao produtos existentes.

Listagem de Mini-HOWTO's[editar | editar código-fonte]

Segue abaixo uma listagem de Mini-HOWTO's do projeto LDP organizados por sub-seções com a descrição do assunto que cada um deles aborda.

Introdução ao Sistema / Instalação / Configuração / Kernel[editar | editar código-fonte]

Alsa-sound
Descreve a instalação dos controladores de som ALSA para Linux. Estes controladores de som podem ser usados em substituição aos controladores de com regular, como são totalmente compatí­veis.
Install-From-ZIP
Descreve como instalar o GNU/Linux através de um zip drive conectado a porta paralela usando a distribuição Slackware do GNU/Linux.
Install-Strategies
Descreve algumas formas de instalação para aqueles que tem a intenção de fazer dual boot entre o Linux e Windows.
Lego
Mostra soluções em software livre para utilização com os kits de robótica da The Lego Group's Mindstorm Robotics Invention System (RIS).
Kerneld
Explica como configurar e utilizar o daemon kerneld.
Loadlin Win95
Este documento descreve como usar o Loadlin com o Windows 95 para inicializar o GNU/Linux.
Modules
Explica como incluir seu suporte no kernel, configurar e utilizar módulos no GNU/Linux.
Path
Descreve truques comuns e problemas com as variáveis de ambiente no GNU/Linux/Unix, especialmente a variável PATH. PATH é uma lista de diretórios onde os comandos são pesquisados. Os detalhes se aplicam a distribuição Debian 1.3.
Pre-Installation-Checklist
Você é um novato no Linux? Você é um guru no Linux? Em ambos os casos esta checklist será de grande ajuda para você. Quantas vezes você se encontrou com problemas no meio de um processo de instalação do GNU/Linux porque algum detalhe vital sobre o hardware alvo não é conhecido?
Post-Installation-Checklist
Lembra alguns passos que devem ser verificados logo após a instalação de um novo sistema Linux.
RPM Slackware
Este documento descreve como ter o RPM instalado e funcionando corretamente sob o Slackware.
Update
Descreve como se manter atualizado sobre o desenvolvimento no mundo GNU/Linux.
Upgrade
Dicas e truques de como atualizar de uma distribuição GNU/Linux para outra.
VAIO Linux
Explica a instalação do GNU/Linux em computadores Sony VAIO.

Discos / Sistema de Arquivos / Desempenho[editar | editar código-fonte]

Automount
Descreve a montagem automática de sistemas de arquivos autofs, como configura-lo e alguns problemas que devem ser evitados.
Ext2fs-Undeletion
Imagina isto: Você passou os últimos três dias sem dormir, sem comer. Sua compulsão hacker foi paga: você finalizou aquele programa que lhe dará fama e reconhecimento. Todo o que você precisa fazer é coloca-lo no Metalab. Oh, e apagar aqueles arquivos de backup do Emacs. Assim você fadigado digita rm * ~.. E bem mais tarde você notou o espaço extra naquele comando. Você simplesmente apagou todo o seu trabalho! Mas a ajuda está na mão. Este documento oferece uma discussão de como recuperar arquivos apagados através do Second Extend File System (EXT2). Talvez, você será capaz de lançar aquele programa depois disso...
Ext2fs-Undeletion-Dir-Struct
Fornece um complemento ao ext2-undeletion-howto e descreve formas de recuperar estrutura de diretórios de forma segura.
Hard-Disk-Upgrade
Como copiar um sistema GNU/Linux de um disco para outro.
Loopback-Root-FS
Este documento explica como usar o dispositivo de loopback do Linux para criar um formato nativo de sistema de arquivos através de uma partição DOS sem reparticionamento.
Partition-Rescue-mini-HOWTO
Como recuperar uma partição pelo GNU/Linux.
Quota
Descreve como ativar a quota nos sistemas de arquivos para usuários e grupos de uma máquina GNU/Linux.
Swap-Space
Descreve como compartilhar sua partição swap do GNU/Linux com o Windows.
Ultra-DMA
Explica como usar Ultra-DMA como discos rí­gidos e interfaces Ultra ATA, Ultra 33 e Ultra66 com o GNU/Linux.
ZIP-Drive
Este documente oferece uma referência rápida para a configuração e uso da unidade de ZIP drive Iomega com o GNU/Linux.

Escrita de Documentação / Editores[editar | editar código-fonte]

DocBook-Install
Descreve de forma rápida e prática como ajustar novatos a ter de forma rápida o DocBook instalado para processamento de arquivos SGML em HTML.
Howtos-with-LinuxDoc
Descreve como escrever documentos HOWTOs usando o LinuxDoc (referência para iniciantes).
Man-Page
Descreve o que deve ter em mente quando estiver escrevendo documentação on-line -- também chamada de página de manual (man page).

Hardware[editar | editar código-fonte]

3-Button-Mouse
Como ter um mouse serial de 3 botões funcionando no GNU/Linux.
ACP-Modem
Descreve como configurar e utilizar a caracterí­stica ACP (Mwave) de máquinas IBM, como o IBM Thinkpad.
BTTV-Mini-HOWTO-0.3
Este documento descreve o hardware, software e procedimentos necessários para se usar um chipset baseado no bt8x8 frame grabber ou placa sintonizadora de TV sob o GNU/Linux.
Boca
Instalando uma placa serial Boca 16-portas (Boca 2016) no GNU/Linux.
GTEK-BBS-550
Ensina como configurar a placa serial de 8 portas GTEK's BBS-550 com 16C550 UARTS. Somente uma IRQ pode ser usada para todas 8 portas. Ele não requer qualquer controlador no GNU/Linux no entanto o kernel precisa ter o suporte a portas seriais.
Handspring-Visor
Usando o Visor com o GNU/Linux e sua porta USB.
IO-Port-Programming
Este documento descreve a programação de portas I/O de hardware.

Software[editar | editar código-fonte]

ADSM-Backup
Descreve como instalar e usar um cliente para o sistema de backup comercial ADSM para Linux Intel.
Bzip2
Explica como usar o programa de compactação bzip2.
GIS-GRASS
Este documento descreve como adquirir, instalar e configurar o poderoso sistema de informações cientí­ficas e geográficas de domí­nio público (GIS): o Geographic Resources Analysis Support System (GRASS).
LILO
O LILO é o gerenciador de inicialização mais usado na plataforma Intel do Linux. Este documento descreve alguns tipos de instalações do LILO.

Plataformas não Intel (x86)[editar | editar código-fonte]

Mac-Terminal
Descreve o 1,002nd uso para um Macintosh (grin) morto: como configurar o Mac para uso como um terminal GNU/Linux.

Programação / Compiladores / Banco de Dados[editar | editar código-fonte]

Programming-Languages
Uma breve comparação das maiores linguagens de programação para o GNU/Linux e maiores bibliotecas para para criação de interfaces gráficas com o usuário (GUIs) sob o GNU/Linux.

Configuração de Teclado / Video / Console[editar | editar código-fonte]

Intkeyb
Mini-Howto experimental para o GNU/Linux para a configuração de teclados.

Ambiente Gráfico[editar | editar código-fonte]

3D-Modelling
Oferece detalhes sobre instruções de instalação de um ambiente desktop de renderização e modelamento usando o RedHat Linux.
FDU
Como corrigir fontes feias e ilegí­veis no X.
LBX
O LBX (Low Bandwidth X) é uma extensão do servidor X que realiza compressão no protocolo X. Isto significa que pode ser usado em conjunto com aplicativos X e um servidor X que estão separados através de uma conexão de rede de baixa velocidade, para aumentar o tempo de resposta.
Nvidia-OpenGL-Configuration
Ensina como instalar os drivers OpenGL para a placa de ví­deo Nvidia.
Remote-X-Apps
Descreve como executar aplicativos X remotos.
TT-XFree86
Ensina como usar fontes true type com o XFree 4.0.x
XDM-Xterm
Ensina como utilizar o XDM para gerenciar terminais X. Uma referência completa do assunto pode ser encontrada no Thin-client HOWTO.
XFree86-Second-Mouse
Instruções de como usar um segundo mouse no X.
X-Big-Cursor
Descreve como usar cursores grandes no X.
XFree86-XInside
Como converte um modeline XFree86 em um XInside/XiGraphics.
Xterm-Title
Explica como usar sequências de escape para alterar dinamicamente os tí­tulos e í­cones de janelas de um xterm.

Migração/Convivência com outras plataformas[editar | editar código-fonte]

Linux DOS Win95 OS2
Este documento oferece um procedimento para fazer 4 sistemas operacionais coexistirem no mesmo disco rí­gido.
Linux FreeBSD
Descreve como usar o Linux e FreeBSD no mesmo sistema.
Linux NT-Loader
Descreve como usar o gerenciador de inicialização do Windows NT para iniciar o GNU/Linux. Este processo foi testado com o Windows NT 4.0 WorkStation.
Linux Solaris
Descreve como usar o Linux (X86) e Solaris (x86) no mesmo computador.
Linux Win95
Descreve como usar o Linux e Windows 95-98 na mesma máquina.
Loadlin Win95-98-ME
Descreve como usar o Loadlin com o Windows 95/98/ME para inicializar no Linux.
Multiboot-with-GRUB
Descreve como instalar o Windows 98, 2000, DOS e Linux usando o GRUB.
Multiboot-with-LILO
Descreve como usar múltipla inicialização entre o Windows 95, Windows NT e Linux.

Tarefas Especí­ficas[editar | editar código-fonte]

Backup-With-MSDOS
Descreve como usar uma unidade de tape compatí­vel com o GNU/Linux instalado em uma máquina DOS para fazer o backup do sistema de arquivos de uma máquina GNU/Linux.
Battery-Powered
Descreve como reduzir o consumo de energia do sistema GNU/Linux através de alguns ajustes de configuração. Isto será útil para qualquer um quer executar o GNU/Linux em um sistema de computador portátil. Também contém dicas de uso da bateria. Se estiver usando o GNU/Linux em um sistema desktop, você provavelmente não precisará ler todo este documento.
Clock
Como manter o relógio de seu computador na hora.
Coffee
Uma dos mais extremos dos documentos. Eu já pensei se era possí­vel usar o GNU/Linux para fazer café... e descobri que o GNU/Linux faz café!

Por um longo tempo a humanidade estava se perguntando se um computador podia fazer café... As pessoas precisam de café para não dormirem na frente do computador. Todo mundo sabe que é melhor programar de noite...

Divert-Sockets-mini-HOWTO
Descreve como obter, compilar e usar os soquetes divert FreeBSD sob o GNU/Linux 2.2.12.
Home-Electrical-Control
Contém referências para fazer o Linux controlar praticamente qualquer dispositivo elétrico.
Leased-Line
Configurando seu modem e pppd para usar 2 pares de cabos leased line.
Linux-Modem-Sharing
Descreve como configurar o sistema GNU/Linux para compartilhar um modem conectado a este sistema com outros através de uma rede TCP/IP.
Mail2News
Descreve como enviar mensagens de uma lista de discussão para um servidor news.
MP3-CD-Burning
Uma referência completa para a criação de CDs de audio e dados de arquivos MP3.
MSSQL6-Openlink-PHP-ODBC
Ensina como conectar o servidor de banco de dados MS SQL 6.x ou superior via ODBC do PHP3 (e superior) compilado com os drivers Openlink sob o Linux.
NCD-X-Terminal
Descreve como conectar um terminal NCD X a um computador UNIX.
NFS-Root
Este documento tenta explicar como configurar uma estação de trabalho "sem disco" no GNU/Linux, que monta seu sistema de arquivos raí­z via NFS.
NFS-Root-Client-mini-HOWTO
O propósito deste documento é explicar como criar um cliente dos diretórios raí­z em um servidor que está usando clientes com NFS root montados.
Netscape Proxy
Este documento descreve o processo de configurar uma REDE (INTRANET) em casa. Então configura o NETSCAPE das máquinas dos clientes para acessarem a internet.
News-Leafsite
Este documento ajudará a configuração de um pequeno leafsite para a Usenet News usando o Leadnode do pacote free software.
Offline-Mailing
Explica como usar o sistema de mensagens do GNU/Linux off-line, receber emails para múltiplos usuários somente com uma conta de e-mail, e sem estar 24-24 horas on-line na Internet. Se você não pode pagar uma linha para estar conectado por 24-24 horas e ainda deseja que seus usuários recebem emails em sua máquina Linux; também não pague por uma conta multi-drop em seu provedor, você pode usar este sistema usando somente um endereço de e-mail para dividir seus endereços de e-mails dos usuários.
Outlook-to-Unix-Mailbox
Mostra formas de converter mensagens de email do Microsoft Outlook (exceto do Outlook Express) para formatos de arquivos tí­picos do Unix.
Pager
Ensina como compilar, instalar e configurar um Gateway de emails para Pager.
Partition
Descreve como criar partições em discos rí­gidos IDE e SCSI. Também é coberta a recuperação de tabelas de partição perdidas.
Partition-Rescue
Descreve formas para recuperar uma partição de disco apagada.
Process-Accounting
Descreve como ativar a conta de processos em uma máquina GNU/Linux, o uso de vários comandos de contabilização de processos.
RCS
Este documento cobre a instalação e uso básicos do RCS, o GNU Revision Control System sob o GNU/Linux.
Saving-Space
Este documento mostra maneiras de diminuir sua instalação GNU/Linux consumindo o mí­nimo possí­vel de espaço.
Secure-POP SSH
Este documento explica como usar conexões POP seguras via ssh.
Small-Memory
O propósito deste documento é descrever como executar o GNU/Linux em um sistema com pequena quantidade de memória. Assumindo que a compra de memória esta fora de questão aqui.
Soundblaster-AWE
Descreve como instalar e configurar a placa de som Sound Blaster 32 (SB AWE 32, SB AWE 64) da Creative Labs em um Sistema Linux usando a extensão do driver de som AWE escrito por Takashi Iwai.
StarOffice
Instalando o StarOffice 3.1 da StarDivision no GNU/Linux.
TT-Debian
Descreve como configurar o suporte das fontes True Type na Debian.
TkRat
Este documento foi escrito para qualquer um que tem interesse em usar seu computador GNU/Linux para enviar e receber E-mails pela Internet.
Visual-Bell
Explica como usar o termcap para configurar um aviso visual no sistema ao invés do beep e como desativar o sinal de audio.
Wacom-USB-mini-HOWTO
Descreve como configurar um Wacom Graphire USB tablet para uso no GNU/Linux (console e X), iniciando com a configuração do kernel para o ní­vel da aplicação.
WordPerfect
Discute a execução do WordPerfect no GNU/Linux incluindo uma breve discussão sobre o WordPerfect 7.0.
ZIP-Install
Este documento somente é útil para aqueles que possuem a versão em porta paralela de um ZIP drive e que deseja fazer o backup do sistema GNU/Linux em um disco ZIP.
call-back-mini-HOWTO
Descreve como configurar um call-back usando um sistema GNU/Linux e um modem.

Rede / Administração / Firewall / Segurança[editar | editar código-fonte]

ADSL
Configurando o GNU/Linux para funcionar com Asymmetric Digital Subscriber Loop (ADSL), uma nova tecnologia de acesso digital de alta velocidade através de linhas disponí­vel através da Telcos. O ADSL é uma das tecnologias disponí­veis da famí­lia da digital subscriber line (DSL) disponí­veis para usuários residenciais e comerciais usando copper loops, oferecendo velocidades que variam de 384kbps a 1.5Mbps. Este documento contém uma introdução ao ADSL e informações de como instalar, configurar e colocar o ADSL para funcionar.
Apache SSL PHP fp
Este documento explica como construir um servidor web que suportará conteúdo web dinâmico via a linguagem de scripting PHP/FI, transmissão de dados segura baseado no SSL do Netscape, execução segura de CGI's e extensões do M$ Frontpage Server.
Apache-mods
Detalhes sobre a instalação do servidor web baseado no Apache configurado para manipular DSO e vários módulos úteis incluindo perl, ssl, e php.
Bridge
Este documento descreve como ajustar uma ponte ethernet (bridge). O que é uma ponte ethernet? É um dispositivo que controla os pacotes de dados dentro de uma subrede na tentativa de cortar o excesso de tráfego. Uma ponte é colocada normalmente entre dois grupos separados de computadores que falam entre eles, mas não muito com computadores no outro grupo. Um bom exemplo disto é considerar um grupo de Macintoshes e um grupo de máquinas Unix. Ambos destes grupos de máquinas tendem falar uma com as outras, e o tráfego que produzem na rede causam colisões para as outras máquinas que estão tentando falar uma com a outra. Uma ponte pode ser colocada entre estes dois grupos de computadores. A tarefa da ponte é então examinar o destino dos pacotes de dados um por vez e decidir o que passar ou não para o outro lado do segmento ethernet. O resultado é uma rede rápida com menos colisões.
Bridge Firewall
Como configurar uma ponte com um firewall.
Bridge Firewall DSL
Configurando um sistema GNU/Linux para funcionar como um firewall e ponte com uma conexão de rede DSL.
Cipe Masq
Como configurar uma VPN usando o Cipe em um firewall GNU/Linux masquerading.
Compressed-TCP
Seções TCP/IP compactadas usando ferramentas como SSH.
DHCP
Este documento tenta responder questões básicas de como configurar seu computador GNU/Linux para servir de cliente ou servidor DHCP.
DPT-Hardware-RAID
Como ajustar o hardware RAID sob o GNU/Linux.
Domain
Este documento explica as coisas que você provavelmente deve fazer quando desejar construir uma rede de computadores sob seu próprio domí­nio. Ele cobre a configuração dos parâmetros de rede, serviços de rede e segurança.
FTP
Como usar clientes e servidores FTP.
Fax-Server
Descreve os métodos mais simples de configurar um servidor de fax em seu sistema GNU/Linux. O fax está disponí­vel aos usuários do seu sistema local e rede de usuários.
Firewall-Piercing
Métodos de usar PPP através de telnet para tornar os materiais da rede transparentes através de um firewall Internet.
Home-Network-mini-HOWTO
Um tutorial simples de configuração do sistema Red Hat 6 e variantes para operar como um gateway na internet para uma pequena rede doméstica ou de escritório. Entre os tópicos cobertos estão incluí­dos masquerading, DNS, DHCP e segurança básica.
IP-Alias
Descreve como utilizar vários IPs em uma única interface de rede. Em adição, estão incluí­das instruções de como ajustar a máquina para receber e-mais em IPs alises.
IP-Subnetworking
Descreve porque e como subdividir uma rede IP - que está usando uma simples classe de rede A, B ou C para funcionar corretamente em diversas redes interconectadas.
IPMasquerading Napster
Descreve como permitir usuários através de um sistema IPMasquerade usar o Napster.
ISP-Connectivity
Descreve como configurar o PPP, conectar-se ao seu Provedor, configurar o E-mail e news, obter um IP permanente (se disponí­vel), obter um nome de domí­nio.
Mail-Queue
Queue E-mails remotos Entregar e-mails locais as configurações necessárias para fazer o Sendmail enviar mensagens locais ***Agora*** e entregar mensagens remotas "quando quiser".
Netrom-Node
Este documento descreve como configurar o pacote de utilitários ax25 para Rádio Amadores.
PLIP
Este documento lhe ajudará a usar sua porta Paralela para conexão entre computadores.
ppp-ssh
Descreve como configurar uma rede VPN usando ssh sobre ppp.
PortSlave
Configurando e usando um roteador Linux para conexão remota, radius, console serial.
Proxy-ARP-Subnet
Este documento discute o uso do Proxy Address Resolution Protocol (ARP) com subrede em ordem para fazer uma pequena rede de computadores visí­vel a outra sub rede IP (eu chamo isto de sub-subrede). isto faz todas as máquinas na rede local (rede 0 onde estamos agora) aparecer como se estivessem conectadas a rede principal (rede 1).
Public-Web-Browser
A idéia básica é dar acesso web a pessoas que desejam, limitando suas habilidades de causar problemas.
Qmail MH
Ensina como usar o Qmail em conjunto com o MH.
Remote-Boot
Este documento descreve como configurar um servidor de inicialização robusto e seguro para um grupo de PCS, permitindo cada cliente escolher em tempo de inicialização qual sistema operacional executar.
SLIP-PPP-Emulator
Descreve como obter seu computador Linux conectado a um site genérico via emulador SLIP/PPP, tal como SLiRP ou TIA.
Sendmail UUCP
Como utilizar o Sendmail em conjunto com o UUCP.
Sendmail-Address-Rewrite
Breve descrição de como ajustar o arquivo de configuração do sendmail para o usuário doméstico que utiliza o acesso dial-up a
Sybase-PHP-Apache
Explica como usar o PHP Apache para acesso a uma base de dados Sybase-ASE.
Term-Firewall
Métodos de usar o "term" para tornar os materiais de rede transparentes através de um firewall TCP que parece não ser capaz.
Token-Ring
Fazendo o Token Ring funcionar no GNU/Linux.
TransparentProxy
Como configurar um servidor proxy transparente de cache HTTP usando somente o GNU/Linux e o Squid.
VPN
Ensina como configurar uma Virtual Protected Network no GNU/Linux.

Outros[editar | editar código-fonte]

Advocacy
Este documento oferece sugestões de como a comunidade Linux pode defender efetivamente o uso do Linux.
BogoMips
Detalhes sobre BogoMips. Este texto foi criado a partir de vários arquivos GNU/Linux no arquivo HOWTO/mini/BogoMips.
Commercial-Port-Advocacy
Este documento discute métodos que podem ser usados como aproximação de empresas comerciais para convence-las a portar seus programas para o GNU/Linux.