Guia do Linux/Avançado/Rede/Outros arquivos de configuração relacionados com a rede

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Outros arquivos de configuração relacionados com a rede[editar | editar código-fonte]

/etc/services[editar | editar código-fonte]

O arquivo /etc/services é um banco de dados simples que associa um nome amigável a humanos a uma porta de serviço amigável a máquinas. É um arquivo texto de formato muito simples, cada linha representa um item no banco de dados. Cada item é dividido em três campos separados por qualquer número de espaços em branco (tab ou espaços). Os campos são:

       nome      porta/protocolo        apelido     # comentário
name
Uma palavra simples que representa o nome do serviço sendo descrito.
porta/protocolo
Este campo é dividido em dois sub-campos.
  • porta - Um número que especifica o número da porta em que o serviço estará disponível. Muitos dos serviços comuns tem designados um número de serviço. Estes estão descritos no RFC-1340.
  • protocolo - Este sub-campo pode ser ajustado para tcp ou udp. É importante notar que o item 18/tcp é muito diferente do item 18/udp e que não existe razão técnica porque o mesmo serviço precisa existir em ambos. Normalmente o senso comum prevalece e que somente se um serviço esta disponível em ambos os protocolos tcp e udp, você precisará especificar ambos.
apelidos
Outros nomes podem ser usados para se referir a entrada deste serviço.
comentário
Qualquer texto aparecendo em uma linha após um caracter "#" é ignorado e tratado como comentário.

/etc/protocols[editar | editar código-fonte]

O arquivo /etc/protocols é um banco de dados que mapeia números de identificação de protocolos novamente em nomes de protocolos. Isto é usado por programadores para permiti-los especificar protocolos por nomes em seus programas e também por alguns programas tal como tcpdump permitindo-os mostrar nomes ao invés de números em sua saída. A sintaxe geral deste arquivo é:


        nomeprotocolo  número  apelidos