Guia do Linux/Avançado/Gerenciamento de contas e cuidados para a proteção de senhas/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Introdução[editar | editar código-fonte]

A criação de uma conta em uma máquina Linux pode expor seu sistema (ou todas suas redes) a crackers simplesmente com a falta de treinamento e políticas de segurança. Uma invasor com um simples acesso a uma conta de usuário pode conseguir acesso a áreas que contém dados importantes expondo seu sistema a ataques ou roubo de dados.

Um firewall não pode fazer muito em uma situação dessas, um acesso através de uma conta de sistema válida é difícil de ser auditado e descoberto, a não ser que o usuário monitore seus acesso via lastlog e o administrador conheça os hábitos de seus usuários para notar o uso estranho de contas em determinados dias/horários. Evitar situações como esta depende mais de conscientização e treinamento tanto do administrador como dos usuários das contas para não expor o sistema a um ataque direto. Este capítulo do guia explicará as situações mais comuns e alguns exemplos de como tais ataques acontecem.

ATENÇÃO: - Os dados aqui disponibilizados são puramente para fins didáticos e compreensão de como tais situações funcionam para se criar mecanismos de defesa personalizados de acordo com o que deseja proteger.