Saltar para o conteúdo

Guia do Linux/Avançado/CVS/Arquivos administrativos em CVSROOT

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Arquivos administrativos em CVSROOT

[editar | editar código-fonte]

Esta seção descreve a função de cada um dos arquivos administrativos, isto pode ser útil na configuração e personalização do CVS e de seu repositório. Para não alongar muito o capítulo, procurei colocar uma breve descrição da função de cada um deles, o comentários e exemplos existentes nos arquivos oferecem uma boa compreensão do seu conteúdo.


Este arquivo é segue os padrões do arquivos de configuração e possui alguns parâmetros que controlam o comportamento do CVS. Segue uma lista deles:

  • SystemAuth
    Define se será utilizado a autenticação via /etc/passwd quando o método pserver for utilizado. Note que se o arquivo passwd for criado no CVSROOT, o SystemAuth será definido automaticamente para no.

Exemplo: SystemAuth=yes.

  • LockDir
    Especifica o diretório onde serão gravados os arquivos de lock. Caso não seja especificado, será usado o diretório do CVS.

Exemplo: LockDir=/var/lock/cvs

  • TopLevelAdmin
    Permite criar ou não um diretório chamado CVS no root do diretório de trabalho durante o cvs checkout.
    LogHistory
    Utiliza opções para especificar o que será registrado nos arquivos de log do CVS.
    • TOFEWGCMAR ou all

Registra todas as operações nos logs do cvs.

    • TMAR

Registra todas as operações que modificam os arquivos ",v"


Especifica opções e programas externos que serão usados durante a execução de comandos no repositório CVS.


Este arquivo define ações de controle de características de arquivos, de acordo com seu nome. Pode ser também definidas ações através de arquivos .cvswrappers.


Define programas para fazer uma checagem baseada no diretório e dizer se o commit é permitido.


Especifica o programa usado para verificar as mensagens de log.


Programa que é executado após o commit. Ele pode ser usado para tratar a mensagem de log e definir onde ela será gravada/enviada, etc.


Tudo que constar neste arquivo não será gravado (commit) no cvs. Referências globais podem ser usadas para especificar estes arquivos. Veja a info page do cvs para detalhes sober seu formato. Pode também ser especificado através de arquivos .cvsignore.


Especifica os arquivos que deseja manter sobre o controle do CVS que se encontram em CVSROOT. Se adicionar um script adicional, ou qualquer outro arquivo no diretório CVSROOT ele deverá constar neste arquivo.


É usado para registrar detalhes do comando history do CVS.