Goiás/Natureza

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Goiás
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vale do rio Preto, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O estado de Goiás está localizado no Planalto Central do Brasil, entre planaltos, depressões, chapadas e vales. A maior altitude do estado está na Chapada dos Veadeiros (1.784 metros).

O clima do estado é tropical semiúmido. A estação seca vai de maio a setembro e a chuvosa vai de outubro a abril.

A fauna de Goiás é bastante rica, há várias espécies de animais, como onças, antas, capivaras, macacos, tamanduás, várias espécies do cerrado, entre outros. Há vários peixes e anfíbios nas lagoas e rios do estado, e há pássaros de várias espécies. Os principais parques de proteção ambiental no estado são o Parque Nacional das Emas, no sul do estado e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em Goiás predomina-se o Cerrado.

O estado é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco à leste do estado. Os principais rios são: Paranã, dos Bois, das Almas, Vermelho, Verdão, Maranhão, Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá e Claro. Há várias lagoas em Goiás, como a Lagoa Santa e o Lago de Serra da Mesa.

A expansão da agropecuária no estado tem causado grandes prejuízos ao Cerrado goiano.