Geografia do Brasil/Regiões do Brasil

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Geografia do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1 - Norte, 2 - Nordeste, 3 - Centro-Oeste, 4 - Sudeste e 5 - Sul.

O Brasil é dividido geopoliticamente em cinco regiões, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também são chamadas macrorregiões. Em nível estadual, há as Regiões Geográficas Intermediárias e as Regiões Geográficas Imediatas, instituídas em 2017, para fins de planejamento e estimativas.

São as cinco regiões:

  • Região Centro-Oeste — abrange três estados (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal, ocupa 18,86% do território brasileiro (1 612 077,2 quilômetros quadrados), sua população é de cerca de 16 milhões de habitantes. É a única região que não há litoral.
  • Região Nordeste — abrange nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), possui um território de 1 556 001 quilômetros quadrados (18,2% do território nacional), tem o terceiro maior produto interno bruto (PIB) do Brasil entre as grandes regiões e sua população é superior a 50 milhões de habitantes. É conhecida por seus baixos indicadores sociais.
  • Região Norte — abrange sete estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), possui a maior área (3 869 637,9 quilômetros quadrados, ou 45,2% do território nacional) e a população é de 16,3 milhões de habitantes. É a região com a menor densidade demográfica (3,77 habitantes por quilômetro quadrado, segundo o censo de 2010 do IBGE. Na Região Norte situa-se a floresta amazônica, o rio Amazonas e o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina.
  • Região Sudeste — abrange quatro estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), possui um território de 927 286 quilômetros quadrados (10,9% do território nacional), sua população é de cerca de 80 milhões de habitantes, possui o maior PIB bem como as duas cidades mais populosas do Brasil: São Paulo, com pouco mais de 11 milhões de habitantes e Rio de Janeiro com cerca de 6 milhões.
  • Região Sul — abrange três estados (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), possui a menor área (575 316 quilômetros quadrados, ou 6,8% do território nacional), sua população é de mais de 26 milhões de habitantes, é a segunda região mais rica do país (depois da Região Sudeste), e é a que possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).