Gamão/Glossário

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alguns dos termos do gamão que têm uso corrente, ou mesmo restrito ao jogo ou a determinadas regiões em que é praticado; outros têm uso comum a vários jogos:

A
atingir
Alcançar, com uma jogada, uma peça a descoberto do adversário, que é então comida.
B
barra
Na maioria dos tabuleiros, a divisória entre os campos internos e externos dos jogadores; quando as peças são comidas são colocadas ali, até serem repostas no jogo.
bloqueio
Ocorre o bloqueio quando o jogador consegue fechar suas casas a ponto de impossibilitar ao adversário marcar os pontos obtidos nos dados; este, então, fica sem poder jogar. O mesmo que trancar (q.v.)
bogue
Nome do copo usado para arremesso dos dados. Comumente utilizado nos campeonatos, onde é peça obrigatória.
C
campo-casa
Cada uma das duas seções internas do tabuleiro, para onde cada jogador deve conduzir suas pedras. O mesmo que seção de entrada.
Campo externo
Cada uma das duas seções externas do tabuleiro.
cantar
Repetir os pontos nos dados: 1 e 1; 2 e 2, e assim por diante. Com este lance dos dados o jogador tem direito a efetuar quatro vezes a marcação dos pontos, ao invés das duas marcações ordinárias. O mesmo que dobrar.
casa
Cada uma das marcações onde as peças são colocadas; são dispostas em quatro seções com seis casas cada uma, num total de 24 casas.
casa aberta
Qualquer das casas para onde o jogador pode colocar uma peça sua, ou porque tenha apenas uma peça adversária, ou nenhuma; esta casa está, portanto, livre para que as jogadas ocorram - ao inverso do que ocorre com a casa fechada.
casa fechada
Quando duas ou mais peças são colocadas numa casa; significa que o jogador adversário não pode nem tomar uma peça, nem marcar pontos terminando naquela casa.
casa segura
As casas que possuem cinco peças, ao início do jogo.
chico-romero
Diz-se quando, numa partida de 10 pontos, um dos jogadores só consegue marcar 1 ponto; neste caso, trata-se de humilhação pior do que perder de zero. Tem uso local, somente.
comer
O ato de "tomar" uma peça do adversário, retirando-a provisoriamente do jogo até que este consiga retornar do princípio.
corrida
Diz-se da partida em que ambos os jogadores não tem mais possibilidade de interceptar as peças do adversário, e ambos passam a jogar os dados unicamente para a colocação e retirada das peças antes do outro.
D
dado de dobra
O dado especial para o jogo com apostas.
desistir
Opção que permite ao jogador recusar a aposta feita pelo adversário, perdendo o jogo com o número de pontos antes do lançamento do dado de dobra.
dobrar
Vide cantar.
G
gamão (dar um ~)
O "gamão" consiste na máxima vitória a ser alcançada no jogo - quando um jogador consegue retirar todas as suas peças, sem que o adversário tenha retirado nenhuma.
ganga
Expressão de uso local. A ganga equivale a uma partida de 10 pontos.
P
peça
Cada uma dos 15 objetos circulares, em cores distintas das 15 do adversário, similares às do jogo de damas.
pedra
O mesmo que peça.
R
retirada
Momento final da partida, quando o jogador principia à retirada de sua peças do tabuleiro; após a retirada de suas 15 pedras, o jogo termina com a vitória daquele que retirou-as primeiro.
S
Seção de entrada
Vide campo-casa
Seção externa
Vide campo externo
Seção interna
Vide campo-casa
T
trancar
Ocorre quando o jogador dispõe suas peças de modo a impedir que o adversário marque os pontos do dado; pode ocorrer, quando o jogador tenha uma peça fora do jogo (comida), que o mesmo fique impedido de efetuar lances no dado, quando todas as casas do "campo-casa" estiverem fechadas. O mesmo que bloqueio.
V
Virar a mesa
Apesar de a expressão ser de uso corrente, sua origem está no gamão; ocorrer a "virada de mesa" quando um jogador, com a partida praticamente ganha, passa por um revés e perde o jogo.