GNU Health/Profissionais de Saúde

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< GNU Health
Ir para: navegação, pesquisa

O Conceito de Saúde Profissional[editar | editar código-fonte]

O profissional de saúde é um dos principais componentes do GNU Health: É usado em compromissos, avaliação do paciente, cirurgias, exames laboratoriais, etc. É por isso que é importante tê-los definido no seu sistema antes da colocar as mãos-a-obra.

O profissional de saúde é um conceito geral: Abrange médicos, enfermeiros, bioquímicos, psicólogos, profissionais de educação física e qualquer outra atividade profissional relacionada com as ciências da saúde.

Criação e Edição de Profissionais de Saúde[editar | editar código-fonte]

Adicionando um novo profissional de saúde

Para definir ou editar um novo profissional de saúde, siga este caminho: Saúde → Profissionais de Saúde

Os passos principais envolvidos na definição de um profissional de saúde são:

  1. Selecionar (ou criar) a parte relacionada
  2. Associar um usuário interno (usuário de login) a um partido
  3. Definir a lista de especialidades de profissionais de saúde
  4. Definir o padrão ou especialidade principal

Partido associado a um Profissional de Saúde[editar | editar código-fonte]

O profissional de saúde é um partido com atributos específicos, mas é sempre um partido. Este conceito abstrato de partido nos permite ser diferentes entidades ao mesmo tempo. Por exemplo, um profissional de saúde pode também ser um paciente; ambas as entidades compartilhando a propriedade de ser uma pessoa. O conceito de partido oferece versatilidade e simplicidade para o GNU Health.

Partido associado a um profissional de saúde

Ao criar o partido associado a partir do formulário de Profissional de Saúde, o atributo Pessoa e Profissional de saúde serão ajustados automaticamente. Neste ponto, você precisa digitar os dados demográficos do profissional de saúde, da mesma forma como você tem feito ao criar um indivíduo. Você pode querer rever a ideia dando uma olhada na seção [[GNU_Health/Indivíduos|Indivíduos].

Associando o login de usuário a um professonal saúde no GNU Health

O Campo Interno de Usuário[editar | editar código-fonte]

O indivíduo, quando atribuído a propriedade de ser um Profissional de Saúde, ele tem um campo extra e necessário. O campo usuário interno. Este usuário interno é o usuário do tipo individual que faz autenticação no GNU Health. Este tipo de usuário tem a permissão de assinar digitalmente documentos e auditar suas ações.

Uma vez que você foi definido com o tipo de partido, salve o registro do partido (Ctrl + S).

Atribuindo uma especialidade principal para o profissional da lista deste profissional de saúde

Campos Específicos do Profissional de Saúde[editar | editar código-fonte]

Um profissional de saúde pode ter mais de uma especialidade. Na visão Profissional de saúde, você pode adicionar todas as especialidades relacionadas com este profissional particular. Assim que estiver pronto, salve o registro (Ctrl + S). Isso é importante para o sistema ligar o partido com o registro do profissional de saúde.

Finalmente, adicione a informação relacionada com o profissional:

  • Instituição
  • ID Profissional
  • Especialidade Principal
  • Informação extra

Embora esses campos não são formalmente obrigados, eles são muito importantes e devem ser inseridos no sistema. Cada profissional de saúde deve ter esses campos preenchidos sempre que possível. Por exemplo, o campo Especialidade Principal será usado como um valor padrão sempre que o médico for atribuído a um compromisso, ou ao criar uma nova avaliação.