GNU Health/O Módulo Central
O Módule Central
[editar | editar código-fonte]Como já foi mencionado nas secções anteriores do livro, GNU Health é composto por diferentes módulos que irão fornecer funcionalidade específica para o seu centro de saúde.
O módulo health está no centro do GNU Health. Este módulo contém os modelos de base e classes, para que o resto dos módulos apenas herde-os. Isso dá a modularidade e escalabilidade, sem deixar para trás os blocos de construção mais importantes na saúde pública. Alguns dos modelos encontrados no módulo de núcleo são os seguintes:
- indivíduos
- Famílias
- Unidades Domiciliares
- Setores Operacionais
- Centros de Saúde
- Doenças
- paciente
- Avaliação do Paciente/Consultas
- Medicamentos
- Tratamentos
Há muitos outros modelos no módulo central, mas este subconjunto lhe dará uma idéia do conceito. Se você não é um programador, você realmente não precisa se preocupar muito sobre como GNU Health trabalha internamente com dependências e comunicação inter-módulo. Por exemplo, se você deseja instalar o módulo de pediatria health_pediatrics, ele será automaticamente marcar o módulo central health para a instalação, como uma dependência.
Para saber mais sobre os módulos GNU Health, por favor consulte o capítulo Módulos.
Nesta documentação, vamos cobrir a funcionalidade do módulo do núcleo antes de explorar as possibilidades de os outros módulos.
Pessoas Antes de Pacientes
[editar | editar código-fonte]Se queremos ser bom em um sistema de saúde pública, a primeira coisa que precisamos fazer é saber sobre a nossa população. Como eu disse, temos de lidar com as pessoas antes que os pacientes. Sempre que possível, o centro de saúde deve ter um censo, e a lista de unidades domiciliares (DU) e suas condições, pelo menos daqueles habitantes que fazem parte do setor operacional coberto pelo centro de saúde.
De um ponto vista funcional e de implementação, devemos ver os objetos do módulo do núcleo GNU Health como os primeiros a serem avaliados. O processo de coleta desta informação terá o nosso centro de saúde envolvidos com a comunidade. Nos próximos capítulos vamos fazer a cobertura como configurar uma Unidade Domiciliar (DU), um indivíduo, os habitantes de um DU, Famílias, Áreas Operacionais e Setores operacionais.
Uma vez que você tiver essa informação, você será capaz de dar um novo atributo para o indivíduo, o atributo paciente, quando ele ou ela chegar pela primeiro vez em seu consultório. Como você pode ver, há informações e ações que podem ser feitas em Saúde Pública antes de lidar com um único paciente precioso.