GIMP/Instalando Plugins
Utilidade
[editar | editar código-fonte]Na medida em que os usuários do Gimp ficam mais familiarizados com seu uso, logo começam a explorar seus limites e, quando sentem falta de algum recurso ou ferramenta, ou recorrem a um plugin ou a um script. Neste tutorial mostraremos como instalar um plugin no Gimp.
Onde achar
[editar | editar código-fonte]No endereço http://registry.gimp.org/ você encontrará vários plugins desenvolvido por usuários.
Instalação
[editar | editar código-fonte]Quando baixamos um plugin, geralmente ele vem comprimido em um tipo específico de arquivo relacionado a ferramenta que o comprimiu. Na maioria das vezes só há o código fonte, sendo assim necessário a sua compilação para que o plug-in possa ser usado.
Caso você deseje compilar um plug-in saiba que é necessário usar alguns pacotes antes da compilação, no geral para quem usa Ubuntu por exemplo, o mínimo é:
- libgimp2.0-dev
No Windows as dependências também são as mesmas só que mais difíceis de serem resolvidas, pois elas foram projetadas com foco em sistemas abertos com Linux, não Windows. Recomendamos a instalação de distribuições feitas por usuários mais avançados.
Para mais informações sobre quais comandos utilizar para compactar ou descompactar arquivos no Linux, visite a pagina http://guilessons.no-ip.org/referencias.
Windows
[editar | editar código-fonte]Basta procurar pelo diretório onde foi instalado o GIMP e seguir em lib\gimp\<versão>\plug-ins\.
Linux
[editar | editar código-fonte]Basta colocar na pasta /usr/lib/gimp/<versão>/plug-ins/ ou na pasta do usuário em $HOME/.gimp-2.6/plug-ins/ por exemplo.