FreeBSD Handbook/Iniciando/Introdução/Bem-vindo ao FreeBSD!

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


FreeBSD Handbook
Anterior Capítulo 1. Introdução Próxima

1.2. Bem-vindo ao FreeBSD!

FreeBSD é um sistema operacional baseado no 4.4BSD-Lite para computadores Intel (x86 e Itanium®), AMD64, DEC Alpha™, e Sun UltraSPARC®. Versões para outras arquiteturas também estão a caminho. Você também pode ler sobre a história do FreeBSD, ou a versão atual. Se estiver interessando em contribuir com o projeto (código, equipamento, fundos), veja o artigo em inglês “Contribuindo com o FreeBSD”.

1.2.1. O que o FreeBSD pode fazer?

FreeBSD tem muitas características valiosas. Algumas destas são:

  • Multitarefa preemptiva com ajustes dinâmicos de prioridade que garantem compartilhamento claro e racional do computador entre as aplicações e usuários, mesmo sob a mais intensa demanda.
  • Características multi-usuário que permitem que várias pessoas utilizem um sistema FreeBSD de forma simultânea, para uma variedade de coisas. Isto implica, por exemplo, que os periféricos do sistema como impressoras e dispositivos de fita serão apropriadamente compartilhados entre todos usuários no sistema ou na rede, e que limites individuais poderão ser definidos para usuários e grupos de usuários, protegendo recursos críticos do sistema de sobrecarga.
  • Rede TCP/IP robusta com suporte a padrões industriais como SCTP, DHCP, NFS, NIS, PPP, SLIP, IPsec e IPv6. Isto significa que sua estação FreeBSD pode interagir facilmente com outros sistemas da mesma forma que pode atuar como um servidor corporativo, oferecendo funções vitais como NFS (acesso remoto à arquivos) e serviços de correio eletrônico, ou então colocando sua empresa na Internet com serviços de WWW, FTP, roteamento e firewall (segurança).
  • Proteção de memória garante que aplicações (ou usuários) não interferirão entre si. A falha de uma aplicação não afetará outras de forma alguma.
  • FreeBSD é um sistema operacional 32-bit (64-bit em plataforma Alpha, Itanium, AMD64 e UltraSPARC) e foi projetado como tal desde seu princípio.
  • O sistema de interface gráfica, X Window System (X11R7) padrão industrial provê uma interface gráfica com o usuário (GUI) ao custo de uma placa VGA comum e um monitor, e ainda vem com código fonte completo.
  • Compatibilidade binária com muitos programas compilados para Linux, SCO, SVR4, BSDI e NetBSD.
  • Milhares de aplicações prontas para imediata utilização (ready-to-run) estão disponíveis a partir da coleção de pacotes e ports do FreeBSD. Por quê procurar na rede quando é possível encontrar tudo bem aqui?
  • Milhares de aplicações adicionais e de fácil portabilidade estão disponíveis na Internet. FreeBSD tem um ambiente de compilação compatível com a maioria dos sistemas UNIX® comerciais mais populares, e devido a isto a maioria das aplicações requerem pouca, ou nenhuma modificação para compilar corretamente.
  • Memória virtual paginada por demanda e uma concepção eficiente de “Merged VM/buffer cache” que satisfaz a necessidade de recursos de aplicações com grande apetite para memória, ao mesmo tempo que mantém resposta interativa aos outros usuários.
  • Suporte SMP para máquinas com múltiplas CPUs.
  • Conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento em linguagem C, C++, Fortran e Perl. Muitas linguagens adicionais para pesquisa e desenvolvimento avançado também estão disponíveis na coleção de pacotes e ports.
  • Código fonte disponível para todo o sistema significa que você tem o nível mais completo de controle sobre seu ambiente. Por quê manter-se preso à soluções proprietárias e à mercê do vendedor quando se pode ter um sistema verdadeiramente aberto?
  • Extensa documentação online.
  • E muito mais!

FreeBSD é baseado na versão 4.4BSD-Lite do Grupo de Pesquisa em Sistemas Computacionais (CSRG) da Universidade da Califórnia em Berkeley e carrega consigo a distinta tradição do desenvolvimento de sistemas BSD. Em adição ao aprimorado trabalho realizado pelo CSRG, o projeto FreeBSD acrescentou ainda muitas milhares de horas no aperfeiçoamento do sistema para máxima performance e confiabilidade em situações de demanda da vida real. Enquanto muitos dos gigantes comerciais se esforçam no campo dos sistemas operacionais para PC a fim de oferecer tais funcionalidades com performance e confiabilidade, o FreeBSD os oferece agora!

As aplicações para as quais o FreeBSD pode ser utilizado só estão limitadas por sua própria imaginação. Do desenvolvimento de software à automação indústrial, controle de inventário à correção remota da orientação de antenas de satélite; se pode ser feito com um produto UNIX comercial, é muito provável que possa ser feito com FreeBSD também! FreeBSD também se beneficia de forma significante de literalmente milhares de aplicações de alta qualidade desenvolvidas por centros de pesquisa e universidades ao redor do mundo, usualmente disponíveis à baixo ou nenhum custo. Aplicações comerciais também estão disponíveis e surgindo em grande número a cada dia.

Pelo fato do código fonte para o FreeBSD estar disponível, o sistema pode também ser customizado á um grau incrível para aplicações ou projetos especiais, e de formas geralmente não viáveis com sistemas operacionais dos principais vendedores comerciais. Aqui está apenas uma amostra das aplicações onde o FreeBSD está sendo utilizado:

  • Serviços Internet: A infra-estrutura robusta de rede TCP/IP criada no FreeBSD torna-o plataforma ideal para uma variedade de serviços Internet tais como:
    • Servidores FTP
    • Servidores Web (padrão ou seguro [SSL])
    • Roteamento IPv4 e IPv6
    • Servidores de interligação de redes (gateway)
    • Firewall e NAT (“Substituição de IPs”).
    • Servidores de Correio Eletrônico
    • Grupo de notícias USENET ou sistemas de BBS
    • E mais...
  • Com FreeBSD, você pode facilmente começar com um ambiente pequeno com um PC de baixo custo e atualizar todo o sistema para um Xeon quadri-processado com sistema de armazenamento RAID quando sua empresa crescer.
  • Educação: Você é estudante de ciências computacionais ou algum campo relacionado à engenharia? Não há melhor maneira para aprender sobre sistemas operacionais, arquitetura de computadores ou redes do que colocando a mão na massa, a partir da base de experiência que o FreeBSD pode oferecer. Uma série de aplicações CAD gratuitamente disponíveis, pacotes de projeto e desenho gráfico e de matemática tornam o sistema altamente útil também para aqueles cujo interesse primário em um computador é realizar outras tarefas de forma prática!
  • Pesquisa: Com o código fonte do sistema inteiro disponível, o FreeBSD é uma plataforma excelente para pesquisa em sistemas operacionais assim como em outros vários ramos das ciências computacionais. A natureza livre do FreeBSD também possibilita que grupos remotos colaborem mutuamente entre si com idéias ou desenvolvimento compartilhado sem a necessidade de se preocupar com acordos especiais de licenciamento ou limitações do que pode ser discutido em um fórum aberto.
  • Rede: Precisa de um novo roteador? Um novo servidor de nomes (DNS)? Um firewall para manter outras pessoas fora da sua rede interna? O FreeBSD pode facilmente tornar aquele PC 386 ou 486 parado em um canto qualquer, em um avançado roteador com sofisticada capacidade de filtragem de pacotes.
  • Estação de trabalho gráfica: FreeBSD é uma boa escolha para solução de um terminal gráfico de baixo custo utilizando o servidor X11™, disponível livremente. Diferente de um terminal X, o FreeBSD possibilita que várias aplicações possam ser executadas localmente, se desejado, desta forma aliviando a carga de um servidor central. FreeBSD pode até mesmo ser inicializado sem depender da existência de uma unidade de disco local (“diskless”), tornando estações de trabalho ainda mais baratas e mais fáceis de administrar.
  • Desenvolvimento de Software: Um sistema FreeBSD básico vem com um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento, incluindo o renomado compilador e depurador GNU C/C++.

FreeBSD está disponível tanto em código fonte quanto de forma binária em CDROM, DVD, e por meio de FTP anônimo. Por favor veja o Apêndice A para mais informações sobre como obter o FreeBSD.

1.2.2. Quem utiliza FreeBSD?

FreeBSD é utilizado para servir alguns dos maiores sítios da Internet, incluindo:

e muito mais.


Anterior Índice Próxima
Introdução Topo Sobre o projeto FreeBSD
Última edição desta página: 24/01/2011 (20110124215127)