Formação de preços/Planilha de custos/Preço dos componentes

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para se saber o preço dos componentes é necessário identificá-los cuidadosamente levando em consideração como deve ficar o produto final.

Nosso produto imaginário é uma espécie de lamparina à vela. Parece ridículo mas esta foi a primeira reação dos céticos ao verem o software Windows pela primeira vez. Com o tempo todos se renderam a idéia de usar um mouse como ferramenta básica de trabalho. Portanto não vamos ridicularizar nossa pobre, mas esperta lamparina.

Nossa lamparina vai precisar de vela, uma cuba de vidro, uma base para o repouso da vela, uma alça de arame e a embalagem. Para simplificar não estou considerando gastos com impressão da embalagem ou uma pintura estilizada do vidro, mas podemos considerar opções de cores para o vidro e não somente o transparente como seria o básico.

Com estes componentes em vista se faz a pesquisa de preços de pelo menos três fornecedores diferentes para cada componente.

Suponha que já chegamos ao melhor preço dos componentes obtidos de um fornecedor na mesma cidade onde se pretende montar nossa linha de produção. Considere que ponderamos os fatores "frete" e "proximidade" como parâmetros favoráveis para a decisão sobre o fornecedor local.

Enquanto montamos nossa planilha de custos devemos simultaneamente fazer uma pesquisa junto aos prováveis consumidores para sabermos quanto estariam dispostos a pagar por um produto como este.


Rekopis chopin.jpg Esta página é somente um esboço.
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.