Formação Humana/Sistema Preventivo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Formação Humana
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
                                          SISTEMA PREVENTIVO 
         Em que consiste o Sistema Preventivo e por que se deve preferir

São dois sistemas até hoje usados na educação da da juventude; o preventivo e o Repressivo. o sistema Repressivo consiste em fazer que os súbditos conheçam a lei, quando necessário, o merecido castigo. Nesse sistema, as palavras e o semblante do superior constantemente ser severos e até ameaçadores e ele próprio deve evitar toda familiaridade com os dependentes.

O diretor para dar mais prestígio à sua autoridade, raro deverá achar-se entre os dependentes e quase unicamente quando se trata de ameaçar ou punir. Esse sistema é fácil, menos trabalhoso. Serve Especialmente para soldados e em geral, para pessoas adultas e sensatas, que devem, por si mesmas, estar em condições de saber e lembrar o que é conforme às leis e outras prescrições.

Diferente e, Eu diria, oposto é o Sistema Preventivo. Consiste em tornar conhecida as prescrições e as regras de uma instituição e depois vigiar de modo de modo que os alunos estejam sempre sob os olhares atentos do diretor os dos assistentes. Estes, como pais carinhosos, falam, sirvam de gula em todos as circunstâncias, deem conselhos e corrijam com bondade. Consistente, pois, em colocar os alunos na impossibilidade de cometerem faltas.

Diferente eu, diria, oposto é o Sistema preventivo . Consiste em tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma instituição e depois vigiar de modo que os alunos estejam sempre sob os olhares atentos do diretor ou dos assistentes. Estes como pais carinhoso, falem, sirvam, de gula em todas as circunstância dêem conselhos e corrijam com bondade, consiste, pois em colocar os alunos na impussiblidade de cometerem faltas.

O Sistema apoia-se todo inteiro na razão, na religião e na bondade. Exclui, por isso, todo o castigo violento, e procura evitar ate as punições leves. Parece preferível pelas seguintes razões.

Aplicação do Sistema Preventivo

A pratica desse sistema basea-se toda nas palavras de São Paulo "Charistas benigna est; patiens est; omnia suffert, omnia sperat, omnia sustinet". A caridade é benigna e paciente; tudo sofre mais espera tudo e suporta qualquer incomodo. Por isso somente o cristão pode aplicar como êxito o Sistema Preventivo. Razão e Religião são os instrumentos do que o educador se deve inclui-los, ele mesmo se quiser se obedecido e alcançar os resultados que deseja.

Utilidade do Sistema Preventivo

Dir-se-a que esse é difícil na pratica. Observo que da parte dos alunos torna-se bastante mais fácil, agradável e vantajoso. Para o Educador, encerra algumas dificuldade que, porém, diminuirá se ele se entregar com zelo a sua missão. O educador é um idividuo consagrado ao bem de seus alunos: por isso alguma dificuldade isso, deve estar pronto a enfrentar qualquer incômodo e caseira, para conseguir o fim que tem em vista: a formação cívica moral e científica dos seus alunos.


Rekopis chopin.jpg Esta página é somente um esboço.
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.