Formação Humana/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Formação Humana
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Os Jovens são os primeiros e os principais destinaria da missão salesiana espiritualmente os mais pobres. Neles encontra-se o dinamismo necessário para que, em uma casa salesiana, sejam vistos o amor e a alegria de Dom Bosco.

O centro de formação de Dom Bosco tem como objetivo formar o homem num todo, não apenas na dimensão técnica e profissional, mas, e sobretudo em procurar garantir aos seus membros homens capazes de educar-se e educar os outros, portanto integralmente formandos, isto é honestos cidadão (Homens que sabiam conviver com os outros, que tenham sempre em conta o aspecto da alteridade) e de bons cristãos (para garantir a salvação da alma em Deus) primeiro e o fim ultimo da educação na casa salesiana.

Assim, com o objetivo de enquadrar os nossos alunos e formandos, professores e formadores no espírito do sistema preventivo preventivo, de Dom Bosco temos como tarefa transmitir valores que possibilitam realizar o ideal do nosso padroeiro:formar bons cristãos e Honestos cidadãos. Sempre na pedagogia da bondade como nos pede o 9º sucessor de Dom Bosco, o Pe.Pascoal Chaves. Põe-te imediatamente instrui-lo sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude. Disse do personagem do sonho de a João Bosco.

Desta feita, em mão temos o material do apoio para a formação, que com o qual se se pretende que no mínimo tenhas certas bases no que se refere a formação integral do homem. Esse é um aspecto que constitui como uma conditio si ni que é non. É inutel qualquer formação profissional do homem que é perspectiva nos ideais do nosso fundador, se não termos em conta a visão do todo que constitui o homem.