Firebird/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Firebird: (algumas vezes chamado de FirebirdSQL) é um sistema gerenciador de bases de dados. Podendo ser executado tendo por interface junto ao harware os sistemas operacionais Linux, Windows, Mac OS e uma variedade de plataformas Unix.

A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da sourceforge.net. Para uma melhor compreensão dos exemplos é recomendado a leitura do capítulo abaixo: PostgreSQL Prático/Introdução

Embora focado em PostgreSQL os termos referentes à SGDB serão úteis aos "marinheiros de primeira viagem" que não estão familiarizados com Banco de Dados Relacionais.

Ou, ainda, busque o termo SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) na Wikipédia

Objetivo[editar | editar código-fonte]

Como programador procurarei deixar aqui algumas Stored Procedures das quais utilizei-me para trabalhar com o SGDB Firebird como exemplo para que outros, assim como eu, tenham um ponto de partida quando começarem a trabalhar com esse SGDB.

Tenho certeza que, posteriormente, outros darão seqüencia a este trabalho, editando-o e tornando-o cada vez mais útil à comunidade.

Links externos[editar | editar código-fonte]