Esperanto/O que é Esperanto?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O esperanto é a língua planejada mais vastamente falada. Ao contrário da maioria das outras línguas planejadas, o esperanto saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semi-língua (uso em algumas poucas esferas da vida social). Suas regras fundamentais estabelecem critérios de expansão lógicos e naturais, de modo que a língua se enriquece continuamente, seja através dos usos que se faz dela, seja agregando conteúdos novos, que não existiam nos primórdios de sua existência. Seu iniciador, Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887 com a intenção de criar uma língua de muito fácil aprendizagem, que servisse como língua franca internacional para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes).

O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão, transmissões de rádio e músicas em todos os ritmos. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que aprender a língua ajuda no aprendizado de outras línguas.

Muitos dos radicais usados em esperanto são usados em línguas românicas como o francês, o espanhol, o italiano e o português, logo ao estudar esperanto em pouco tempo o estudante é capaz de se comunicar através da digitação devido a derivação de palavras através de sufixos. Observe um dos porquês de o esperanto ser fácil abaixo:

  • Palavras terminadas em o implicam substantivo, logo muziko é música;
  • Palavras terminadas em i implicam verbo, logo muziki é tocar instrumento musical;
  • Palavras terminadas em a implicam adjetivo, portanto muzika significa musical;
  • Palavras terminadas em e implicam advérbio, portanto muzike significa musicalmente;
  • Palavras com o sufixo -eco indicam o substantivo abstrato derivado da palavra raiz, portanto, muzikeco significa musicalidade;
  • Outros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Linguistics stub.png

Esta página é um esboço de línguas. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.