Carvalho/Aspectos culturais
Carvalho |
O carvalho foi uma árvore sagrada para muitos povos antigos. Para os antigos gregos, era a árvore de Zeus, o principal deus. O primeiro oráculo grego a ser estabelecido foi o de Dodona, no Épiro, que tinha como centro uma árvore sagrada de carvalho que respondia às questões a ela formuladas através do ruído de suas folhas e dos pássaros que nela habitavam. A interpretação dos ruídos era feita pelos sacerdotes[1].
Para os povos germânicos, era a árvore do deus do trovão, Thor. Em 723, o santo católico São Bonifácio derrubou um carvalho sagrado perto da moderna cidade alemã de Fritzlar que era dedicado a Thor. São Bonifácio utilizou a madeira do carvalho para construir uma capela no lugar da atual catedral de Fritzlar. Tal fato é reconhecido como o início simbólico da cristianização da Germânia.
Os antigos sacerdotes celtas, os druidas, se reuniam nos bosques de carvalho. Uma das interpretações para a palavra "druida" é a de que significava "conhecimento do carvalho". O carvalho era a árvore sagrada dos celtas. O visgo (Viscum album) que crescia sobre os ramos de carvalho era especialmente sagrado para os celtas e era colhido com uma foice de ouro e usado em cerimônias religiosas[2].
O carvalho é a árvore símbolo da França[3], da Alemanha, da Estônia, da Inglaterra, da Moldávia, da Lituânia, da Letônia, da Polônia, dos EUA, do País Basco, da Galícia, do País de Gales, da Bulgária e da Sérvia. Os bascos tradicionalmente realizavam suas assembleias debaixo de carvalhos. Atualmente, o presidente do País Basco jura respeitar as leis bascas debaixo de um famoso carvalho: o carvalho de Guernica. Na antiga mitologia eslava, o universo estava contido dentro de um gigantesco carvalho.
Tradicionalmente, o carvalho é um símbolo de força e resistência, pois é uma árvore imponente e de grande longevidade. Nesta acepção, faz parte de muitos brasões de localidades.
Existem muitos carvalhos famosos. Por exemplo, o de Ashford, em Connecticut, nos EUA; o de Anne Arundel, em Maryland, nos EUA[4]; o de Hartford, em Connecticut, EUA, onde teria sido escondido um importante documento histórico da história do país: a carta patente da colônia de Connecticut[5] etc.
No campo da animação, as bolotas de carvalho ficaram famosas com as tâmias Tico e Teco (Chip'n' Dale) de Walt Disney e com Scrat, o marsupial pré-histórico (Leptictidium sp.) de A era do gelo (Ice age). Todos eles passam a maior parte do tempo procurando por bolotas de carvalho[6].
Os carvalhos também costumam ser usados como tema em obras de arte, especialmente na Europa.
Referências
- ↑ http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0477
- ↑ http://www.circulosagrado.com/cs/receitas/ervas/ervas_mito.php
- ↑ http://www.cwb.matrix.com.br/sensus/Gui.htm
- ↑ http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Northern_Red_Oak
- ↑ http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Charter_Oak
- ↑ http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3097&bd=1&pg=3&lg=