Diferenças entre edições de "Estruturação de redes"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1 530 bytes adicionados ,  14h22min de 18 de junho de 2019
*Antes do surgimento dos padrões ANSI/EIA/TIA, não era possível prever qualquer padronização para uma instalação de sistemas de cabeamento, cabendo apenas, respeitar as indicações e recomendações de cada fabricante
*Para modificar essa realidade, diversas empresas, organizações internacionais e órgãos governamentais se uniram para propor soluções e especificar os parâmetros para o cabeamento e demais acessórios utilizados em redes de computadores.
*'''Normas''' Normas nacionais e sua estruturação: As normas ABNT NBR 14565 e ABNT NBR 16264 são as mais utilizadas, pois são nacionais e já tiveram a publicação de aceite sobre elas, sendo assim, sistemas de cabeamento estruturado e data centers, em sua grande maioria, seguem tais normas. Além destas, também são utilizados os padrões internacionais, tais como, a EIA/TIA-568 que define os requisitos mínimos para o cabeamento como por exemplo, os meios de transmissão e parâmetros de desempenho, conectores e pinos, código de cores, o tempo de vida útil do cabeamento e EIA/TIA-569 que padroniza caminhos e espaços de telecomunicações em edifícios, a ANSI, norma de segurança que visa padronizar além do cabeamento, os códigos gerados por trás deles.
*'''Normas de cabeamento''' As normas aplicáveis orientam sobre a posição e uso de tomadas de dados, definindo também que todos os serviços devem ser distribuídos em uma estrutura que atenda todo e qualquer usuário. O cabeamento é definido por classes de desempenho. Por exemplo, CAT3 opera em serviços classe C, com voz e dados de baixa velocidade. Já pelas normas IEEE, CAT5 e CAT6 operam na versão de Gigabit, porém, o CAT6 tem melhor desempenho. CAT6a, CAT7 e CAT7a são destinados para situações onde os níveis de ruídos são altos. As normas internacionais - ISO, reconhecem os CAT3, CAT5e, CAT6, CAT7 e etc com diferentes classes. Já as normas brasileiras reconhecem CAT3, CAT5, CAT6 e etc, também com classes distintas.
*
*
14

edições

Menu de navegação