Tópico:Wikilivros:Diálogos comunitários/Predfinição e Norma/resposta (3): diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m
(Redirecionando uma publicação com LiquidThreads redirecionada para a publicação com Flow correspondente)
 
Raylton, Afinal vc. é uma simpatia! :-) Eu é que sou ... Estava aí com o mesmo nome e tudo. Que vergonha. As minhas desculpas pela preguicite e agradecimentos pela pronta ajuda.
#REDIRECT [[Topic:Ptwxj7er2w7sro1d#flow-post-ptz23ot5stj4qsis]]
 
Com essa da norma é que não fazia ideia que estava abrindo uma caixa de Pandora. Os comentários que se seguem foram escritos um bocado à pressa. Se houver algumas incorrecções, desde já as minhas desculpas.
 
Esta página pode ser consultada sobre [http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=15 Normas Portuguesas] e este documento sobre as [http://www.ipq.pt/backfiles/RPNP%20-%20040_2010.pdf Regras e Procedimentos para a Normalização Portuguesa]. Como é referido no Capítulo 17 deste último documento, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) tem direitos de autor sobre as Normas Portuguesas, mas em se tratando de Portugal isso é uma coisa subjectiva, desrespeitada até por universidade (http://www.fcsh.unl.pt/bibliotecas/normas). ;-) Por isso, também é possível encontrar [http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14024 transcrições da NP 9. 2006], ainda que, no meu modesto entender, seja uma clara violação dos direitos de autor do IPQ. Assim, recomendo que seja consultada, mas não transcrita.
 
No Brasil, parece-me ser a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que se ocupa da [http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=931 Normalização], mas, infelizmente, mesmo fazendo alguma pesquisa, não consegui encontrar uma Norma Brasileira sobre a escrita dos números (equivalente à NP 9. 2006)
 
Encontrei, no entanto, [http://www.sisb.uneb.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=108 um documento que me pareceu ter muito interesse], por conter, entre outras, uma referência à «NBR 12676:1992 – MÉTODOS PARA ANÁLISE DE DOCUMENTOS – DETERMINAÇÃO DE SEUS ASSUNTOS E SELEÇÃO DE TERMOS DE INDEXAÇÃO».
 
O Mário é que me indicou [[Português/Classificação das palavras/Numerais/Tabela|uma página]] que me ia fazendo cair da cadeira. Em primeiro lugar por não haver uma única referência a validar o conteúdo dessa página e por fazer parte de um wikilivro sobre [[Português]] que, para minha surpresa é uma «Gramática e Literatura da língua portuguesa» (sic) ou «Gramática e Literatura livres e gratuitas da língua portuguesa a serem escritas por todos!» Ia-me dando uma coisa má! :-)
 
Só para mostrar um exemplo, veja-se o que diz o próprio Wikcionário sobre «[[wikt:dezesseis|dezesseis]]». Parece que afinal o «todos» é só um e tirando esse um, todos escrevem «dezasseis». :-)
 
Adiante...
 
Virgílio A. P. Machado

Menu de navegação