Judaísmo/História do Judaísmo: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m
Foram revertidas as edições de 187.108.175.118 (disc) para a última revisão de Marcos Antônio Nunes de Moura
[revisão pendente][revisão pendente]
m (Foram revertidas as edições de 187.108.175.118 (disc) para a última revisão de Marcos Antônio Nunes de Moura)
Alguns estudiosos no entanto crêem que YHWH trata-se de uma divindade tribal, que apenas posteriormente será elevada ao status de Deus único. A questão é que com a libertação dos descendentes de Israel da terra do Egito pelas mãos de Moisés, será organizado pela primeira vez o culto à esta Divindade. Ao contrário de outras religiões antropomórficas, YHWH é tido como uma figura transcendente, toda-poderosa, ilimitada, o qual influencia a sociedade humana, e que revela aos israelitas sua Torá que consistiriam em mandamentos de como ter uma vida justa diante de YHWH. A religião mosaica só atingirá sua maturação com o início da monarquia israelita e sua subsequente divisão em dois reinos: Yehuda (Judá) e Yisrael (Israel). Esta divisão marcará uma separação entre os rituais religiosos dos reinos do norte e do sul, que permanecem até hoje, entre o judaísmo e o judaísmo samaritano.
 
No entanto, a visão histórica e bíblica mostram que esta religião mosaica não era única e exclusiva . Durante todo o período pré-exílio as fontes nos informam que os israelitas serviam diversas outras divindades, dos quais os mais proeminente era [[Baal]] . Enquanto a maioria dos religiosos aceita que na verdade a mistura entre os israelitas e os cananitas após a conquista de Canaã tenha corrompido a religião israelita, a maioria dos estudiosos prefere aceitar que o mosaismo era apenas mais uma das diversas crenças entre as tribos israelitas, e que só virá a se firmar com os profetas e com o exílio.
No entanto, a visão histórica e bíblica mostram NADA AQUI PRESTA
 
a religião mosaica não era única e exclusiva . Durante todo o período pré-exílio as fontes nos informam que os israelitas serviam diversas outras divindades, dos quais os mais proeminente era [[Baal]] . Enquanto a maioria dos religiosos aceita que na verdade a mistura entre os israelitas e os cananitas após a conquista de Canaã tenha corrompido a religião israelita, a maioria dos estudiosos prefere aceitar que o mosaismo era apenas mais uma das diversas crenças entre as tribos israelitas, e que só virá a se firmar com os profetas e com o exílio.
[[Ficheiro:1759_map_Holy_Land_and_12_Tribes.jpg|left|thumb|250x250px|
Divisão tradicional da terra de Canaã entre as Doze Tribos
131

edições

Menu de navegação