Português/Classificação das palavras/Substantivos: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 7: Linha 7:
{{PT-ILP|Classificação das palavras/Substantivos|Substantivos}}
{{PT-ILP|Classificação das palavras/Substantivos|Substantivos}}
__NOTOC__
__NOTOC__
No português, como em qualquer outro idioma, existem palavras para nomear um '''ser ou um objeto''', uma '''ação''', '''qualidade ou estado''', considerados separados dos '''seres ou objetos''' a que pertencem. Essas palavras que nomeiam seres formam a maior classe morfológica da língua portuguesa, os '''substantivos'''.
No português, como em qualquer outro idioma, existem palavras para nomear um '''ser ou um objeto''', uma '''ação''' e '''qualidade ou estado'''. As palavras que nomeiam seres ou objetos formam a maior classe morfológica da língua portuguesa, os '''substantivos''' (ex.: ''livro, gato, mesa, cama, Brasil,'' etc).


Qualquer palavra pode ser substantivada, bastando precedê-la de um [[Português/Classificação das palavras/Artigos|artigo]] ([[Português/Função das palavras|determinantes]]). Determinantes sempre precedem substantivos. ''Exemplo: "O não é uma palavra dura"'' (''não'' é advérbio, mas por neste caso possuir função de sujeito torna-se substantivo).
Qualquer palavra pode ser substantivada, isto é, tornar-se substantivo, bastando precedê-la de um [[Português/Classificação das palavras/Artigos|artigo]] ([[Português/Função das palavras|determinantes]]). Determinantes sempre precedem substantivos. ''Exemplo: "O não é uma palavra dura"'' (''não'' é advérbio, mas por neste caso possuir função de sujeito torna-se substantivo).


O substantivo ainda atua como [[Português/Análise sintática/Núcleo|núcleo do sujeito]], do [[Português/Termos integrantes/Complemento Verbal/Objeto direto|objeto direto]], do [[Português/Termos integrantes/Complemento Verbal/Objeto indireto|objeto indireto]] e do [[Português/Termos integrantes/Agente da passiva|agente da passiva]]. Qualquer outra palavra de diferente classe gramatical que desempenhe uma dessas funções na oração equivaler-se-á forçosamente a um substantivo.<ref>Ferreira, Celso, ''Gramática da Língua Portuguesa'', pag. 187</ref>
O substantivo ainda atua como [[Português/Análise sintática/Núcleo|núcleo do sujeito]], do [[Português/Termos integrantes/Complemento Verbal/Objeto direto|objeto direto]], do [[Português/Termos integrantes/Complemento Verbal/Objeto indireto|objeto indireto]], do [[Português/Termos integrantes/Agente da passiva|agente da passiva]], do [[Português/Termos acessórios/Aposto|aposto]] e do [[Português/Termos acessórios/Vocativo|vocativo]]. Qualquer outra palavra de diferente classe gramatical que desempenhe uma dessas funções na oração equivaler-se-á forçosamente a um substantivo.<ref>Ferreira, Celso, ''Gramática da Língua Portuguesa'', pag. 187</ref>


Para ter uma visão mais clara sobre um substantivo, veja as seguintes páginas:
===Flexões===
===Flexões===



Revisão das 20h35min de 16 de junho de 2011

Classificação Capítulo X - Série Morfologia       Artigos
Ver também: Oração Subordinada Substantiva e Função substantiva
O wikilivro Introdução à língua portuguesa possui uma versão simplificada deste assunto: Substantivos

No português, como em qualquer outro idioma, existem palavras para nomear um ser ou um objeto, uma ação e qualidade ou estado. As palavras que nomeiam seres ou objetos formam a maior classe morfológica da língua portuguesa, os substantivos (ex.: livro, gato, mesa, cama, Brasil, etc).

Qualquer palavra pode ser substantivada, isto é, tornar-se substantivo, bastando precedê-la de um artigo (determinantes). Determinantes sempre precedem substantivos. Exemplo: "O não é uma palavra dura" (não é advérbio, mas por neste caso possuir função de sujeito torna-se substantivo).

O substantivo ainda atua como núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto, do agente da passiva, do aposto e do vocativo. Qualquer outra palavra de diferente classe gramatical que desempenhe uma dessas funções na oração equivaler-se-á forçosamente a um substantivo.[1]

Para ter uma visão mais clara sobre um substantivo, veja as seguintes páginas:

Flexões

Ver módulo: Flexões dos substantivos

Formação

Ver módulo: Formação dos substantivos

Classificação

Ver módulo: Classificação dos substantivos

Referências

Wikipedia
Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Substantivo
  1. Ferreira, Celso, Gramática da Língua Portuguesa, pag. 187