Escola de Sargentos das Armas/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Escola de Sargentos das Armas
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é um estabelecimento de ensino superior (nível tecnólogo) do Exército Brasileiro. Sua sede está situada na cidade de Três Corações no estado de Minas Gerais. É responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das Armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército.

Para esse fim seleciona, anualmente, jovens de todas as partes do Brasil, mediante concurso público, oferecendo-lhes ensino militar destinado a aprimorar-lhes o caráter e desenvolver-lhes a capacidade física, também proporcionar, aos futuros sargentos - elos entre o Comando das Organizações Militares e a tropa - sólido embasamento militar.

O seu aquartelamento está sediado às margens do rio Verde. A estrutura é composta por alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania militar, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: o do Atalaia, com área de 4,6 km² e o General Moacyr Araújo Lopes, CIGMAL, este com área de 20 km², distante cerca de 40 km de Três Corações.