Empreendedorismo/Você é um empreendedor?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

O Empreendedor: É aquela pessoa que possui um sonho de melhorar alguma coisa da situação atual e age para que isso aconteça. O empreendedor não é apenas aquele que abre um negócio e é sócio majoritário de uma empresa. O empreendedorismo ou a atitude empreendedora também pode ser encontrada, e deve ser incentivada, em grandes empresas como maneira de renovar a sua estratégia e manter toda a equipe atenta à oportunidade. Em alguns blogs de empreendedorismo, podemos ver até mesmo a discussão sobre um empreendedorismo inevitável ou até mesmo de uma evolução empreendedora.


Na cultura brasileira, existe ainda uma visão conflitante sobre o empreendedor. De um lado, estão aqueles que consideram empreender como algo muito arriscado e buscam empregos "seguros" em grandes empresas ou no funcionalismo público. De outro, estão aqueles que acreditam que essa é uma segurança ilusória e que empreender é mais seguro do que qualquer outra opção de carreira profissional.

Estão aqui 5 motivos para vocês acreditar que empreender é mais seguro:

  1. Quem empreende não depende de apenas uma fonte de receita
  2. Quem empreende não tem limite de renda
  3. Quem empreende tem mais liberdade e não precisa de final de semana
  4. Quem empreende tem uma vida mais feliz e saudável
  5. Quem empreende possui desafios e estímulo, sempre


Quer saber como e por quê abrir um negócio? Veja esta excelente apresentação de slides!

Quando se fala em empreendedores, muitas pessoas lembram de grandes investidores ou donos de construtoras de imóveis. Porém muitos brasileiros com os quais convivemos no dia-a-dia possuem características de empreendedores. Algumas dessas características vêm desde o nascimento, outras podem ser adquiridas ao longo da vida. Empreendedores não estão só nos cursos universitários! Os empreendedores estão em todos os lugares - o vendedor de Água de coco na praia, a manicure que atende em domicílio, a vendedora de produtos de beleza (há 30 anos atrás, minha tia ajudava no orçamento da casa trabalhando com isto e sem o glamour de hoje!!!) o encanador especialista em sistemas de descarga... Enfim empreendedores podem estar em qualquer lugar. Alguns deles encontram-se na informalidade. O trabalhador informal é uma mistura de sobrevivência com empreendedorismo, pois nos momentos de maior necessidade, tem um lampejo de criatividade. Muitos trabalhadores informais conseguem obter uma renda apenas para conseguir sobreviver. São pessoas que preferiram enfrentar o desafio de dar certo por conta própria, ainda que sem nenhum conhecimento sobre plano de negócios, marketing ou vendas. Existem diversos casos de grandes empresários que começaram com pequenos negócios e até informais, mas aprenderam lições que carregam por toda vida. Vamos tentar mostrar, aqui, algumas dessas lições tão importantes. É necessário saber diferenciar também, o empreendedor do empresário. Será que todo administrador é empreendedor? Todo empresário é empreendedor? A resposta é NÃO! Com tanta gente falando sobre empreendedorismo qualquer profissional liberal ou não,donos de empresa, alunos de administração, são chamados de empreendedores. Então,o que torna alguém um empreendedor?