Empreendedorismo/Micro empresas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Como se formalizar?

  • Acesse o site www.portaldoempreendedor.gov.br
  • Clique em Formalize-se
  • Clique em Escolha o Nome da Empresa
  • Clique no Botão “Quero me cadastrar”
  • Preencha os seus dados – Atenção, Cuidado para não errar nada!
  • Anote o e-mail e a senha utilizados.
  • Clique em “Cadastrar”
  • Na caixa acesso restrito coloque o e-mail e senha escolhida no cadastro.
  • Clique em Entrar
  • Digite o nome da sua empresa e faça a pesquisa para saber se esse nome já estáregistrado.
  • Clique em complete seus dados.
  • Procure na tabela a atividade(s) que você exerce e anote o código CNAE na 3ªcoluna.

Se você encontrou a sua atividade, recomendamos que você procure um contador para continuar o processo. Se você pretende preencher tudo sozinho, clique em Acessar Coletor de Dados, leia atentamente às instruções continue o processo. Mas atenção, preencha corretamente os dados, qualquer erro ficará registrado depois de salvo. Caso você tenha dificuldade em preencher os formulários ligue para o SEBRAE: 0800 570 0800 Ou busque a ajuda de um contador. Veja a lista de contadores que oferecerão o auxílio gratuitamente:http://www.fenacon.org.br/esc-simples.phpNo final desta cartilha você vai encontrar uma lista de instituições que podem lhe orientar sobre como abrir e manter uma empresa.


Antes de se formalizar: O primeiro passo que todo e qualquer empreendedor deve tomar antes de pensar na formalização de uma empresa é ter uma ideia de negócio realmente boa. Para isso, uma ferramenta essencial é o modelo de negócios, ferramenta inovadora introduzida no mundo dos negócios por Alexander Osterwalder e que é perfeita para Start-Ups e empresas lançando novos produtos ou entrando em novos mercados. Com o desenho de seu modelo de negócios, você consegue visualizar melhor as suas alternativas e como será o funcionamento da sua empresa. Contudo, para descobrir as melhores oportunidades e viabilidade do seu modelo é importante que empresários, investidores e empreendedores avaliem os modelos de negócios de maneira realista. Assim, a chance de encontrar boas oportunidades é ainda maior.

Com o modelo de negócios desenhado, quanto antes o empreendedor partir para a prática melhor, pois assim ele recebe mais feedbacks do mercado e consegue formatar o produto final com mais agilidade para ser bem suscedido. Um grande problema enfrentado antes da formalização das empresas é o excesso de discussões no campo teórico. Chamamos esse processo de lentidão e demora em colocar um negócio em prática de doença das startups. Nesse post temos 3 bons exemplos de empresas enxutas que antes mesmo de se formalizar já colocaram suas ideias na prática.


E depois de formalizado? Muito empreendedores precisam de apoio na área de gestão de suas empresas. Nesses casos é altamente recomendado a procura por uma consultoria especializada em gestão. Para micro e pequenos empresários que já tem algum conhecimento de gestão, mas falta tempo para colocar em prática o que ja sabe fazer, é recomendado ajuda com um ferramental para empreendedores. Essas ferramentas ajudam no dia a dia e tornam atividades que poderiam ser demoradas em ações práticas de acompanhamento.