Elementos de Física Básica/Termodinâmica/Temperatura

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O conceito de temperatura evoluiu de noções básicas de quente e frio. A percepção humana do que parece quente ou frio é relativa. Por exemplo, se você colocar uma mão em água quente e a outra em água gelada e então colocar ambas as mãos em água fresca, a água fresca vai parecer fria para a mão que estava na água quente e parecer quente para a mão que estava na água gelada. A definição científica de temperatura é menos ambígua que o nosso sentido de quente e frio. Temperatura é operacionalmente definido como aquilo que é medido com um termômetro. (Muitas quantidades físicas são definidas em termos de como elas podem ser medidas. Veremos a seguir como a temperatura esta relacionada com a energia cinética de átomos e moléculas). Dois termômetros precisos, um colocado em água quente e outro em água fria irão mostrar a água quente com uma temperatura maior. Se são então colocados em água fresca, ambos resultarão em leituras idênticas (dentro de incertezas de medida).

Qualquer propriedade física que varia com a temperatura, e cuja resposta a temperatura seja reprodutível pode ser utilizada como base de um termômetro. Como existem muitas propriedades físicas que variam com a temperatura, a variedade de tipos de termômetros é memorável. Por exemplo, o volume da maioria das substâncias aumenta com a temperatura. Esta propriedade é a base dos termômetros a álcool e o de mercúrio, assim como da lâmina bimetálica (Inserir Figura). Outras propriedades utilizadas para medir temperatura incluem resistência elétrica e cor.


Ficheiro:Lâmina bimetálica.svg
A curvatura de uma lâmina bimetálica depende da sua temperatura.
Materiais emitem radiação cuja cor varia com a temperatura.

Atribuição[editar | editar código-fonte]

Partes deste capítulo foram traduzidos de College Physics. OpenStax College, Abril 2013 <http://cnx.org/content/col11406/1.7/>.