Saltar para o conteúdo

Educação Aberta em cena: propostas estratégicas para criação de políticas de REA na EaD/Considerações

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Reflexões contínuas[editar | editar código-fonte]

Este livro surgiu com o propósito de elencar algumas alternativas de maneira estratégica para o fortalecimento de ideias visando ao fomento de políticas institucionais de Educação Aberta (EA) e Recursos Educacionais Abertos (REA) no âmbito do ensino superior à distância de maneira colaborativa. As discussões em torno desta causa precisam ganhar corpo não apenas na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAEADTec-UFRPE) assim como em outros departamentos da mesma Instituição e também outras Instituições de ensino, independente de sua modalidade e nível educacional. É urgente que tenhamos uma pauta atuante na busca do atendimento à Agenda 2030 da ONU.

Crédito: Brunbis (2017)

Seria muito importante que as Instituições de ensino brasileiras pudessem criar, juntas, mecanismos que contemplassem a elaboração e/ou consolidação de políticas de REA até mesmo pressionar os órgãos superiores para sensibilização de políticas públicas abrangentes que endossem o movimento da EA e REA. Este instrumento deve ser apropriado por todos que acreditam no poder transformador da educação e do conhecimento. Esperamos que esse REA desperte a autoria coletiva para melhoramento constante de suas propostas e que após seu amadurecimento, seja factível a sua aplicação.

Torcemos para que os links inexistentes sejam preenchidos de maneira segura e que nosso Wikilivro ganhe, cada vez mais, capítulos inerentes à causa aberta.

Para ir além[editar | editar código-fonte]

Para que possamos conhecer mais sobre a temática, deixaremos abaixo uma lista de endereços eletrônicos que tratam da temática, desde obras em seu estado da arte, até cursos e vídeos atuais e interessantes para ampliação do conhecimento.

Livros[editar | editar código-fonte]

Artigos[editar | editar código-fonte]

Documentos[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Cursos[editar | editar código-fonte]

Repositórios[editar | editar código-fonte]

Sites[editar | editar código-fonte]