Saltar para o conteúdo

Dicionário Brasileiro de Linguagem Jurídica/Indispensável

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Esta página é um esboço sobre o Wikilivro Dicionário Brasileiro de Linguagem Jurídica. Ampliando-a você ajudará a melhorar este Wikilivro participe.

Leitura Obrigatória

[editar | editar código-fonte]

Alguns livros são apenas úteis. Outros já são indispensáveis. Mas este trabalho do autor vai além. Ele é, de fato, um livro absolutamente obrigatório.

Assim como um datilógrafo não pode prescindir da máquina de escrever, um acadêmico do Direito, um advogado - profissional da palavra, operário dos conceitos - não podem prescindir de um Dicionário de qualidade.

Recorrer ao "pai-dos-burros" frequentemente frusta. Os livros falam pouco. Buscar as enciclopédias, as doutrinas, ora, o tratado leva tempo demais para dar a resposta. Não serve para uma mera e urgente consulta. O assessor ágil do operador do Direito, assim, acaba sendo um Dicionário. Daí a importância e a oportunidade desse trabalho magistral do autor.

Ouso contudo ir mais longe. Esse Dicionário, embora dita da linguagem jurídica, não é só da linguagem jurídica. Por sua simplicidade, orientada pelo Pacto Nacional Judiciário pela Linguagem Simples, clareza e erudição, bem como pela abrangência e síntese de seus conteúdos, mostra-se valiosa para os mais diversos profissionais dos mais variados ramos e para interessados nas mais intrigantes curiosidades. Não tenho por isso a menor dúvida em afirmar que a publicação, agora, deste admirável Dicionário - indispensável igualmente ao candidato de quaisquer concursos públicos ou seleções privadas onde o Direito esteja presente -, e a divulgação, atempestiva deste compendio se constitui num relevante serviço que se presta à comunidade. Demonstra-o, por sí só, a obrigatoriedade desta leitura.

Ravi Sawaya (Fundador da Comunidade Advogado Completo)