Dicionário de expressões latinas/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


As expressões latinas sempre foram utilizadas em diversos trabalhos de diferentes áreas do conhecimento; porém, como o ensino da língua latina foi interrompido nas escolas de ensino fundamental e médio, o entendimento dessas mesmas expressões tornou-se algo difícil para o público em geral. Elas foram, pouco a pouco, caindo no esquecimento, e sendo cada vez menos utilizadas, aparecendo, mais frequentemente, nos campos da medicina, da filosofia e do direito.

O Wikilivros preocupa-se em registrar o maior número de expressões latinas neste dicionário, a fim de torná-lo uma fonte de pesquisa para todos aqueles que lidam com tais expressões e, também, para os que têm a vontade de aprendê-las mais profundamente, ou, até mesmo, para leitores que desejam apenas satisfazer meras curiosidades linguísticas. O dicionário prestar-se-á a tais objetivos, atendendo, portanto, a uma variada gama de leitores e pesquisadores.

A seção Verbetes traz as entradas, ou seja, as expressões propriamente ditas, suas definições e, ainda, alguns exemplos de utilização. A exemplificação será de grande valia para todos os tipos de leitores, principalmente o leigo, pois, a partir dela, poder-se-á verificar de forma clara sua definição, aprimorando a utilização das expressões em trabalhos que venham a desenvolver.

As seções Referências e Sugestões contém as fontes de pesquisa para a confecção deste Wikilivro e uma lista de títulos respectivamente. Com isso, o leitor poderá aprofundar seus conhecimentos com relação às expressões latinas utilizadas em língua portuguesa e, ainda, identificar em que áreas do conhecimento ocorrem com mais frequência.


Separator.jpg